Saiu na Imprensa | Pesquisadores sugerem mudar classificação da Covid-19 para febre viral trombótica

15 de abril de 2021
Saiu na Imprensa | Pesquisadores sugerem mudar classificação da Covid-19 para febre viral trombótica

Por Bruna de Alencar, G1

 


Um grupo de pesquisadores defendeu em artigo publicado na quarta-feira (14) que a  Covid-19  seja a primeira doença infecciosa classificada como  febre viral trombótica. Atualmente, a doença é reconhecida como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os especialistas apontam que termo não é fidedigno aos efeitos da patologia no corpo.

“Nossa proposta é mais abrangente e pretende enquadrar a Covid-19 em uma terminologia mais clínica”, afirmam os autores em artigo publicado na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

A nova classificação foi criada após pesquisadores de instituições de assistência médica e científica no Brasil compararem o impacto do coronavírus com outras viroses. O efeito correspondia ao oposto do que era observado em doenças como a febre amarela e a dengue, que são caracterizadas como febres virais hemorrágicas.

Apontado como o primeiro agente infeccioso capaz de aumentar a formação de coágulos – ou trombos – no corpo humano, os pesquisadores sugerem que a Covid-19 seja classificada como  primeira febre viral trombótica.

A discussão sobre a nova adequação da Covid-19 reuniu um time especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Ao todo, Hospital Pró-Cardíaco, IOC/Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz), Unifase (Faculdade de Medicina de Petrópolis), Inca (Instituto Nacional do Câncer), Fiocruz Paraná (Instituto Carlos Chagas) e United Health Group.

Confira a matéria completa em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/04/15/pesquisadores-sugerem-mudar-classificacao-da-covid-19-para-febre-viral-trombotica.ghtml

Esta matéria também saiu em:
O artigo tem coautoria do professor e pesquisador do Laboratório de Imunologia Básica e Aplicada – Fiocruz/FMP-UNIFASE, José Mengel.
22 de agosto de 2025
Enquanto Ministro da Saúde, Temporão acreditou no papel do hospital municipal Alcides Carneiro como hospital de ensino
12 de agosto de 2025
Evento gratuito oferece oficinas, palestras e vivências acadêmicas para auxiliar na escolha profissional
11 de agosto de 2025
O Centro Cultural do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e da Faculdade de Medicina de Petrópolis vai abrigar a exposição “Arte Garagem 20 anos”, essa é a comemoração de duas décadas do projeto Arte Garagem, uma das mais expressivas iniciativas de arte contemporânea de Petrópolis. A exposição será inaugurada no dia 16 de agosto, às 16h, com visitação gratuita aberta ao público entre os dias 18 de agosto e 20 de setembro, sempre de segunda a sábado, das 9h às 18h. Criado em 2005 pelos artistas Rosa Paranhos e Claudio Partes, o projeto nasceu com a proposta de ser um espaço de experimentação artística e aproximação com o público. O nome faz referência à ocupação de espaços alternativos, dando visibilidade à arte contemporânea e estimulando o diálogo entre artistas, comunidade e instituições. O Centro Cultural da UNIFASE/FMP tem uma longa relação com o projeto Arte Garagem, compartilhando o espírito de liberdade criativa e abertura para novas linguagens artísticas. “Ficamos felizes de comemorar este aniversário aqui”, destacou Claudio Partes. A exposição comemorativa reúne 17 artistas – entre nomes históricos do projeto e novos convidados – com obras que vão de pinturas e desenhos a cerâmicas, colagens, fotografias e performances. Estão entre os participantes AK47, Aline Klem, Ana Maria Lessa, Daniela Versiani, Denise Campinho, Doug, Emídio Montenegro (in memoriam), Jarbas Paullous, Josiana Oliveiras, Leticia Kling, Maria Eduarda Gurjão, Nelson Ricardo (in memoriam), Quinan, Renata Vasconcellos e Sandra Vissotto. SERVIÇO: Exposição Arte Garagem 20 anos Abertura: 16 de agosto, 16h Visitação: 18 de agosto a 20 de setembro, das 9h às 18h (seg. a sáb.) Centro Cultural UNIFASE/FMP - Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis - RJ