UNIFASE/FMP abre inscrições para residências em saúde

5 de novembro de 2020
UNIFASE/FMP abre inscrições para residências em saúde

Com 60 vagas, o concurso de seleção para Programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) terá inscrições abertas de 11 de novembro a 11 de dezembro. Serão oferecidas 45 vagas para Residência Médica, nove para Residência Multiprofissional em Atenção Básica e seis para Residência em Área Profissional da Saúde, voltada para a Enfermagem. Os selecionados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 3.330,43, estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A Residência Médica engloba as seguintes especialidades: Medicina de Família e Comunidade (12), Clínica Médica (6), Pediatria (5), Anestesiologia (4), Obstetrícia e Ginecologia (4), Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3), Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica (2), Neonatologia (2), Endoscopia (2) e Urologia (1), além de outras três vagas para Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ano adicional (R4).

“Os programas de Residência Médica contribuem não apenas para o desenvolvimento dos futuros profissionais, mas também para a melhoria do atendimento à população, que passa a contar com médicos mais bem formados. Além disso, os programas são parte do conjunto de fatores que chancela o HAC como hospital de ensino, tornando-o polo de referência para toda a região”, explica o professor Miguel Koury, coordenador da Residência Médica da UNIFASE/FMP.

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica oferece nove vagas para enfermeiros (5), psicólogos (2) e nutricionistas (2). Já o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde reúne a Enfermagem em Terapia Intensiva, que dispõe de quatro vagas, enquanto a Enfermagem Obstétrica tem duas.

De acordo com a coordenadora da Residência Multiprofissional, professora Regina Shiraishi, o Programa em Atenção Básica, o Programa de Enfermagem em Terapia Intensiva e o Programa de Enfermagem Obstétrica são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde: “Os programas de residência são desenvolvidos em cenários de prática diversificados, oportunizando a qualificação em serviço e a troca de saberes com profissionais de diferentes áreas e com tutores e preceptores qualificados, com ampla experiência em ações voltadas para o SUS e para o mercado de trabalho em geral.”

A importante parceria entre a UNIFASE/FMP e a Secretaria Municipal de Saúde, em prol das melhorias no Sistema Único de Saúde, é uma via de mão dupla, uma vez que qualifica o serviço e o ensino.

“À medida que o SUS foi avançando e a faculdade foi crescendo, as parcerias foram se solidificando. A gente acredita que para o SUS dar certo e se fortalecer precisamos de profissionais que sejam formados para atuar no sistema. Essa parceria só funciona porque existem duas áreas de interesse em comum, o ensino e o serviço, que casaram muito bem”, destaca Maria Zenith Nunes Carvalho, chefe do Núcleo de Gestão de Educação em Saúde do Município.

A seleção consiste em prova objetiva, que será aplicada no dia 08 de janeiro de 2021, em Petrópolis, e análise de currículo. As atividades começarão em 1 de março.

O concurso também oferece vagas para atuação no Hospital Santa Teresa, nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral (2), Ortopedia e Traumatologia (4), Radiologia e Diagnóstico por imagem (2) e Cardiologia (2). As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas no site  www.fmpfase.edu.br , que traz os editais e as informações sobre as provas.

29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.