UNIFASE e Fiocruz promovem evento sobre o Direito das Pessoas com Deficiência

18 de setembro de 2020
UNIFASE e Fiocruz promovem evento sobre o Direito das Pessoas com Deficiência

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizam, no dia 24 de setembro, o webinário Deficiência, desigualdade e (IN)visibilidade: desafios para a comunicação e informação no contexto da pandemia.

O encontro on-line é uma ação conjunta de realização do 4º Seminário do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/UNIFASE – Fiocruz) e do 4º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. O evento conta com o apoio da Human Rights Watch, organização internacional não-governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos.

“Uma das principais funções da data, é marcar o protagonismo das pessoas com deficiência na luta pelos seus direitos. Não que o restante da sociedade deva se eximir da luta, mas a contribuição mais concreta e correta que se pode dar é garantir espaços de fala para quem, de fato, deve ser protagonista. É essa a ideia dessa agenda interinstitucional: proporcionar duas rodas de conversa com pessoas com deficiência, na defesa de seus direitos, pelo enfrentamento à discriminação e por políticas públicas de saúde que reconheçam e valorizem a diversidade. Serão abordados aspectos de acessibilidade nas áreas de comunicação e informação e questões referentes às desigualdades e à invisibilidade que marcam a vida de pessoas com deficiência, contribuindo para torná-las um segmento populacional socialmente vulnerável. É certo que essa situação de desigualdade e invisibilidade, muitas vezes velada, também atinge outros segmentos sociais marginalizados e foi profundamente realçada no contexto da pandemia. Entretanto, se queremos trabalhar pela construção de um novo normal em nossa sociedade – e eu acredito que isso seja possível! – devemos trabalhar pela inclusão de todos e pela garantia de acesso universal a bens e direitos, considerando a diversidade dos corpos, de territórios ocupados na sociedade e de marcadores sociais de gênero, raça, classe social e deficiência”, explica Cristina Rabelais, coordenadora do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social da UNIFASE.

O evento contará com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e será transmitido no canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.

 

Programação

O evento contará com duas rodas de conversa, às 10h30 e 15h.

O primeiro debate será sobre os desafios para a acessibilidade na comunicação e informação. O tema será discutido pelo mestre em Estudo em Tradução e professor de Libras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Bruno Ramos; a artista com deficiência visual e graduação em Jornalismo, Moira Braga; e a primeira repórter com Síndrome de Down e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual, Fernanda Honorato. A mediação ficará por conta de Hilda Gomes, do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Deficiência e desigualdade: realidades veladas e o contexto da pandemia é o tema da última roda de conversa. Participam do debate a professora e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (Comdef-Rio), Izabel de Loureiro Maior; o ativista em prol dos direitos das pessoas com deficiência e assessor técnico da São Paulo Transportes (SPTrans), Tuca Munhoz; e o pesquisador e advogado sênior da Human Rights Watch, Carlos Rios. A mediadora será a pesquisadora do NIPPIS/Fiocruz-UNIFASE, Cristina Rabelais.

22 de julho de 2025
O trabalho “Prática assistencial na Odontologia: uma reflexão necessária”, apresentado pela professora e coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Maria Isabel Bastos Valente, foi classificado em primeiro lugar na categoria "Rodas Saberes e Experiências", durante a 60ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), realizada entre os dias 15 e 18 de julho, em Manaus (AM). O estudo foi desenvolvido em coautoria com a subcoordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Natália Araújo Silva Prado, da professora do curso de Odontologia da UNIFASE, Kátia Mendes de Souza e da ex-coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE, Vera Lígia Vieira Mendes Soviero.  Inserido no eixo temático de “Estrutura curricular e projetos pedagógicos”, o trabalho trouxe uma reflexão sobre a importância da atenção integral à saúde, da humanização da assistência e do papel da saúde bucal no cuidado multiprofissional, com foco na formação crítica e sensível de futuros profissionais de Odontologia. A apresentação integrou a participação do curso de Odontologia da UNIFASE na 60ª edição do evento, considerado um dos mais relevantes encontros acadêmicos do país na área. Realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques - Manaus, a reunião da ABENO reuniu professores, coordenadores, estudantes e profissionais da rede de saúde de todas as regiões brasileiras, sob o tema: “Protagonismo estudantil, atividades práticas curriculares e docência criativa na formação em odontologia”.
22 de julho de 2025
Conferência em Brest, na França, reuniu especialistas de todo o mundo para discutir os futuros possíveis nas representações sociais
21 de julho de 2025
O professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, em coautoria com cinco estudantes extensionistas, acaba de publicar o artigo “Narrativas de uma extensão sentipensante: um canto ao caminhar, ao encontrar, ao dialogar...” na Revista Em Extensão, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esta é a segunda publicação de uma série de três artigos sugerida pela própria revista. Esse texto retrata a experiência bem-sucedida de extensão universitária, baseada na vivência e na escuta, desenvolvida pela instituição em um projeto no Vale do Carangola. Tammela explica que o texto narra essa experiência de caminhar à deriva, sentir e ser afetado, tecendo relações entre o cotidiano, os saberes populares e a universidade. “Ao caminhar pelas ruas e servidões do Vale do Carangola, nos colocamos em movimento, abertas ao encontro, ao afeto e à linguagem que nos atravessa. Os encontros não são casuais; eles emergem da interação e, quando recorrentes, nos transformam. Essa experiência, compõem a trama viva de uma extensão universitária comprometida com a coletividade e a transformação”, complementa o professor. O artigo foi produzido em conjunto com as alunas do curso de Medicina, Ana Iasmin Rodrigues Bruno, Mariana Innocencio, Antonia Zigoni, Rafaella Folhadella Battaglia e da estudante do curso de Nutrição, Íris Rigolon Machado Giglio Santos. Para Rafaella Folhadella, aluna do 10° período do curso de Medicina da FMP, participar do projeto no Vale do Carangola foi uma experiência transformadora. Segundo ela, a atividade foi um encontro com uma realidade que muitas vezes passa despercebida. “A vivência nas ruas, escolas e casas da comunidade me ensinou que a extensão universitária vai além da teoria: ela acontece no sentir, no diálogo e no reconhecimento da potência das pessoas envolvidas. É sobre sentir junto, estar presente, deixar que as histórias nos toquem. Foi ali que eu percebi que aprender também é escutar o outro, reconhecer suas dores, seus sonhos”, ressalta ela. A publicação do artigo evidencia o trabalho desenvolvido no Vale do Carangola, que pode inspirar outras iniciativas na comunidade acadêmica. “A gente precisa muito divulgar projetos como esse dentro da universidade. Porque eles mostram que a educação não acontece só na sala de aula, mas também no contato com a comunidade, na troca verdadeira. Divulgar esse tipo de vivência ajuda a valorizar o papel da extensão, e principalmente, mostra que existem outras formas de produzir conhecimento — formas mais humanas, mais conectadas com a vida real. O artigo foi uma forma de registrar isso tudo, de compartilhar essas experiências com outras pessoas que talvez nunca tenham pisado em um lugar como o Vale, mas que podem se sensibilizar e repensar seu lugar dentro da universidade e da sociedade”, explicou Rafaella.  O artigo está disponível no site: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77586