Hospital de Ensino Alcides Carneiro terá o primeiro Banco de Leite Humano público de Petrópolis

28 de agosto de 2020
Hospital de Ensino Alcides Carneiro terá o primeiro Banco de Leite Humano público de Petrópolis

Oficialmente lançada em 2017, a campanha “Agosto Dourado”, criada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), tem a proposta de intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, frisando a importância vital do leite materno para a saúde dos bebês. Neste cenário, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) tem a alegria de comunicar que está investindo nas obras de instalação do primeiro Banco de Leite Humano público de Petrópolis, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro.

“O leite materno impacta positivamente a saúde do bebê. Desta forma, justifica-se plenamente a relevância das ações voltadas para a promoção e apoio ao aleitamento materno, ressaltando a importância para o grupo de bebês, que ao nascer apresenta condições de maior risco e se beneficia muito da prática do aleitamento materno para superar este momento de maior fragilidade. Neste contexto, estamos apontando como principal grupo de beneficiários desta ação os prematuros e demais bebês que necessitam receber assistência em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Este ano, de forma muito especial, comemoramos o início das obras para implantação do Banco de Leite Humano no HEAC, uma necessidade que vem ao encontro da grande demanda de leite para os bebês, identificada pela equipe de saúde que desempenha as atividades na área da Neonatologia”, destaca o médico e professor Álvaro Veiga, Diretor de Ensino do SEHAC (Serviço Social Autônomo Alcides Carneiro).

O Hospital de Ensino Alcides Carneiro é referência na Região Serrana na área materno-infantil e conta com amplas equipes multidisciplinares que oferecem assistência às gestantes e aos recém-nascidos de baixo e alto risco. O hospital dispõe de 10 leitos de Terapia Intensiva Neonatal e 15 leitos de Cuidados Intermediários, para os bebês que necessitam de algum suporte ao nascer.

Os recursos financeiros que viabilizam as obras para implantação do Banco de Leite Humano no HEAC vieram da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), em decorrência do novo termo aditivo aos convênios anteriormente firmados entre a direção da Faculdade e a Prefeitura Municipal de Petrópolis. Assim que a obra estiver concluída, será possível pleitear o título de Hospital Amigo da Criança para o HEAC.

“Reconhecendo a importância e a essencialidade do aleitamento materno, ato que acarreta benefícios diretos para os bebês, ainda mais quando têm necessidades especiais logo no início de suas vidas, estamos comemorando a implantação do Banco de Leite Humano no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. As obras realizadas na unidade hospitalar, ao longo dos anos, reforçam o nosso compromisso de oferecer um ambiente adequado para o desenvolvimento das melhores práticas de ensino, com foco na formação de excelência dos futuros profissionais da saúde, além de beneficiar diretamente a população atendida através do Sistema Único de Saúde”, ressalta Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da UNIFASE.

4 de agosto de 2025
Dados do IBGE mostram que o Brasil vive uma nova realidade demográfica, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, superando inclusive os níveis pré‑pandemia. Esse aumento representa um avanço em bem-estar, mas também impõe desafios para a saúde pública e a qualidade de vida na terceira idade. Nesse contexto, a UNIFASE/FMP vai promover gratuitamente o workshop “Envelhecimento Ativo: Um Olhar Interprofissional para a Longevidade” que será realizado no dia 9 de agosto, de 9h às 11h, no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. A proposta é desmistificar o envelhecer, valorizando essa fase como parte natural da trajetória humana. A enfermeira e professora da UNIFASE/FMP, Carolina Laranja, especializada em Enfermagem Gerontológica pela UFF, conduzirá o evento voltado a estudantes, profissionais da saúde, educadores, agentes comunitários, pessoas idosas e familiares, todos convidados a refletir e repensar o envelhecimento como oportunidade de plenitude. “Falar sobre longevidade é essencial para preparar a sociedade para um cenário em que viver mais também signifique viver melhor. É uma oportunidade de ampliar a consciência sobre os desafios e as possibilidades dessa etapa da vida, promovendo respeito, inclusão e qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressalta Carolina. Durante o workshop, serão abordadas estratégias para promover uma maturidade mais ativa e saudável, reconhecimento da experiência acumulada ao longo da vida, estímulo ao compartilhamento de vivências multidisciplinares e incentivo a atitudes mais positivas diante da própria história. A ideia é que o participante compreenda que envelhecer não significa perder, mas ganhar novos significados, sabedoria e força interior. “O workshop propõe um espaço de reflexão interprofissional, baseado em evidências e experiências práticas, que desconstrói mitos e estigmas relacionados ao envelhecimento. Por meio de debates e troca de saberes, será possível compreender o envelhecer como um processo natural e potente, repleto de possibilidades”, explica a professora. Ainda de acordo com Carolina, ter profissionais qualificados para cuidar dos idosos tem um impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas. “O cuidado à pessoa idosa exige sensibilidade, conhecimento técnico e uma visão integral do ser humano. Profissionais capacitados são fundamentais para identificar necessidades específicas, promover a autonomia, prevenir agravos e garantir um atendimento ético e humanizado, respeitando a individualidade de cada idoso”, explica ela.  As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas até dia 8 de agosto no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-envelhecimento-%20ativo-um-olhar-interprofissional-para-a-longevidade
MBA saúde, gestão hospitalar, inovação na saúde, pós-graduação em saúde, UNIFASE FMP, curso híbrido
2 de agosto de 2025
Forme-se como líder na área da saúde com o MBA em Gestão e Inovação da UNIFASE/FMP. Curso híbrido, com imersões presenciais, corpo docente experiente e projeto final aplicado. Início em março de 2026.
1 de agosto de 2025
Neste domingo (3 de agosto), a UNIFASE/FMP e a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos promovem a ação Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, no Circuito de Esporte e Lazer da Avenida Barão do Rio Branco, das 8h às 14h. O stand ficará montado próximo à American Pet.  A população terá acesso gratuito a serviços como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional, orientações de saúde bucal e primeiros socorros, exposição de imagens radiológicas com patologias, além de dinâmicas sobre liderança e autocuidado. A iniciativa busca integrar saúde, educação e cidadania, aproximando estudantes, professores e comunidade em um dia de aprendizado, bem-estar e responsabilidade social.