Hospital de Ensino Alcides Carneiro é referência na área materno-infantil na Região Serrana

28 de julho de 2020
Hospital de Ensino Alcides Carneiro é referência na área materno-infantil na Região Serrana

Neste difícil momento que atravessamos na luta contra o novo Coronavírus, a área da saúde recebe atenção especial por estar à frente no cuidado aos pacientes que são acometidos por este vírus. Mesmo diante de tantas dificuldades, ainda sem a vacina para combater a pandemia de COVID-19, os profissionais da área da saúde do município encontram conforto e são revestidos de esperança diante de cada conquista na expansão do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, o maior hospital público de Petrópolis, referência na Região Serrana pela qualidade na prestação de serviços na área materno-infantil.

Após inaugurar o Centro Obstétrico, em fevereiro deste ano, e a ampliação da maternidade, no início deste mês, chegou a vez de apresentar as novas instalações da enfermaria de pediatria, inaugurada na terça-feira (28/07), que passa a contar com o número total de 42 leitos. As obras entregues até o momento permitiram a criação de 20 leitos na Maternidade e de 15 leitos na Pediatria, somados aos já criados no Centro Obstétrico. Uma crescente demanda no município, uma vez que o Hospital de Ensino Alcides Carneiro concentra todos os atendimentos às crianças do setor público de saúde.

“É com grande orgulho e satisfação que olho para a trajetória de serviço dedicado às crianças e suas famílias no Hospital de Ensino Alcides Carneiro, nestes 29 anos. Me sinto realizado por fazer parte dessa história, pois o HEAC é um dos poucos hospitais municipais do país que possui a certificação dos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino. Cada vez mais os alunos e os pacientes ganham, pois o atendimento será mais focado e com olhar de tudo que é mais atual na área médica”, explica o médico e professor Álvaro Veiga, Diretor de Ensino do SEHAC (Serviço Social Autônomo Alcides Carneiro).

As obras realizadas na unidade hospitalar reforçam o compromisso de cuidar e zelar pela vida desde o início da gestação. Através de uma parceria, o Hospital de Ensino Alcides Carneiro recebe os investimentos conjuntos da prefeitura de Petrópolis e do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis, definidos no Plano Municipal de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, e indicados pela Secretaria Municipal de Saúde como prioritários.

“O convênio que a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) tem com a prefeitura Municipal de Petrópolis é de extrema importância em relação aos investimentos e melhorias que podem ser aplicados ao Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Este hospital geral, que atende toda a população de Petrópolis e do seu entorno, é referência para diversos serviços. Nesta unidade Hospitalar, a Faculdade de Medicina e os demais cursos da UNIFASE formam profissionais de saúde que devem entender profundamente o funcionamento do SUS e terem a oportunidade de exercitar o seu aprendizado com ampla liberdade. É isso que motiva o nosso investimento em áreas relevantes da saúde pública e do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, como é o caso da ampliação de leitos de maternidade e de pediatria. Em especial, em momentos tão sensíveis para a nossa população como o da pandemia de COVID-19”, explica Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da UNIFASE/FMP.

A Clínica pediátrica do Hospital de Ensino Alcides Carneiro foi inaugurada em 1991. Com a mudança do perfil dos hospitais conveniados com o SUS, que prestavam assistência hospitalar às crianças, todo o atendimento a esses pacientes foi direcionado exclusivamente para o HEAC, assim como a maternidade. Desde então, o Hospital de Ensino Alcides Carneiro é a única referência para a área materno-infantil em Petrópolis, inclusive para os pacientes de alto risco do Sistema Único de Saúde. Além disso, o HEAC exerce importante papel na formação e capacitação de recursos humanos na área da saúde: medicina (Graduação e Residência), enfermagem (Graduação e Residência), Nutrição, Radiologia e Administração Hospitalar, através de convênio com a Faculdade de Medicina de Petrópolis.

“Nós adotamos a prática de ensino voltada para a medicina e os cuidados em saúde de forma mais humanizada, para que os alunos tanto da graduação quanto da residência possam atuar no Sistema Único de Saúde exercendo suas funções voltadas para um atendimento de excelência aos pacientes que buscam cuidados. Um número expressivo de pediatras da nossa cidade foi formado na FMP, muitos foram residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria, fato que muito nos orgulha, pois acreditamos firmemente ser indissociável a atividade assistencial da atividade docente para o cuidado adequado e para a formação de recursos humanos de qualidade na atenção aos pacientes do SUS”, finaliza o médico e professor Álvaro Veiga.

Os recursos financeiros que viabilizaram as obras de expansão vieram da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), em decorrência do novo termo aditivo aos convênios anteriormente firmados entre a direção da faculdade e a Prefeitura Municipal de Petrópolis, que selam o investimento de 13 milhões no hospital de ensino, ao longo de 12 anos.  A próxima etapa da obra será a instalação do banco de leite na unidade hospitalar. Assim que estiver concluída, será possível pleitear o título de Hospital Amigo da Criança para o HEAC.

“A faculdade reconhece a importância da unidade hospitalar para a formação dos acadêmicos da área da saúde. Queremos proporcionar aos nossos alunos e professores melhores condições de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, o que reflete diretamente na assistência à população que conta com um atendimento qualificado. Ao investirmos no Hospital de Ensino, há mais de 40 anos, ressaltamos o nosso compromisso com a rede pública de saúde do município”, finaliza Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da UNIFASE/FMP.

 

                               

 

 

20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME