Reflexões Sobre Educação em Tempos de Quarentena

5 de junho de 2020
Reflexões Sobre Educação em Tempos de Quarentena

Por Virgínia Ferreira, professora da FMP/Fase

Hoje, gostaria de iniciar o texto pela definição dos termos. É sempre mais adequado indicarmos os caminhos através dos quais conduziremos as ideias.

Refletir  – ato de dobrar-se diante de si mesmo.

Quarentena  – Intervenção epidemiológica para restrição do movimento de pessoas e bens com a intenção de prevenir a dispersão de doenças infecciosas e pestes.

Educação  – “[…]  processo de reconhecimento, busca, apreensão e hierarquização dos valores de modo próprio e adequado para promover a humanização do homem enquanto pessoa e enquanto personalidade ”. (WERNECK, 2013, p. 37).

Da definição de educação podemos inferir:

1 – o homem não nasce humano. Ele se torna humano ou não;

2 – pensamos o homem enquanto pessoa e enquanto personalidade.

Pessoa – O verbo é SER. Características e valores universais e direitos inalienáveis. (necessidades orgânicas = saúde; consciência = sabe o que sabe; busca da verdade; vontade; capacidade afetiva) = DIGNIDADE.

Personalidade – O verbo é TER. É aquilo que corresponde às características de cada um. Necessidades diferentes, valores diferentes e mutáveis.

3 – Hierarquização dos Valores – Não são os valores que mudam. O que muda é a hierarquização dos valores.

Valor – É tudo aquilo que supre uma carência, uma necessidade.

Contra valor – É tudo aquilo que é nocivo, que faz mal a pessoa.

Não valor – É tudo aquilo que é indiferente.

Inversão de valores na hierarquia – Quando os valores da personalidade estão acima dos valores da pessoa. Em outras palavras, quando os valores individuais estão acima dos valores universais.

Só a título de informação, na teoria dos valores temos dois expoentes:

Ivan Gobry (1927 – 2017) – diz em sua obra que o valor está em nós e ainda, para Gobry o tempo: passado – presente e PORVIR – estar diante de possibilidades – o sujeito decide o futuro.

Max Scheler (1874 – 1928) – diz que o valor está nas coisas.

Escala de Valores:      Espiritualidade – MSF

Humanidade

Animalidade

Nietzsche – O homem é uma corda esticada entre a animalidade e o super-homem, aquele que se autodetermina.

Voltando a Educação e ressaltando que é o processo de humanização do homem, têm-se três tipos:

Educação Formal – Escola

Educação Não Formal – Cursos livres, cursos TV e a  mídia.

Educação Informal – Família, social, praça, nas ruas, TV e a  mídia.

Mídia – Seleciona informações – Não é isenta. Tende a padronizar os comportamentos. P.Ex. Propaganda da Coca-Cola nos lugares mais insólitos, como em tribos indígenas.

Estamos aqui remetidos a  Educação Formal – Aquela exercida pela escola .

Educação “modelo tradicional” – sala de aula, presencial. Educação acadêmica.

Estamos caminhando como de habitude. Entra ano, sai ano e permanecemos entrando em sala de aula, ministrando nossas aulas, nos utilizando dos mesmos recursos etc.

ABRUPTAMENTE SOMOS ATRAVESSADOS PELA PANDEMIA

A pandemia nos pegou a todos. Nossas vidas mudaram 180 graus.  Passamos da “tranqüilidade” advinda da rotina, a inquietude do como será; do ir e vir ao “confinamento” dentro de casa; do malabarismo psíquico para exortar a morte à possibilidade dela, da morte, diante de nossos olhos; das aulas presenciais as aulas virtuais.

Quanta mudança de uma hora para outra. Não fomos sequer consultados se gostaríamos de mudar ou não. Essa pandemia que nos obrigou a quarentena mexeu numa das maiores resistências do ser humano: a mudança. O ser humano, via de regra, tem muita resistência a mudança. Faz sempre o mesmo percurso para ir trabalhar; corta o cabelo sempre com o mesmo corte; senta para almoçar sempre no mesmo lugar a mesa; freqüenta o mesmo restaurante e senta sempre na mesma mesa e assim por diante.

Como assim, eu que sou uma acadêmica convicta, apaixonada por sala de aula presencial, palestras presenciais, debates presenciais e agora tenho que me despir dessa forma presencial e me adaptar ao universo virtual? A quarentena esta ai, mas a vida não pode parar. Vida que segue, com profundas mudanças, mas segue.

Apesar de ter minhas rotinas e hábitos como todos as têm, sempre considerei em minhas decisões e ações a “Teoria da Seleção Natural” de Charles Darwin que afirma que os organismos mais bem adaptados tem maiores chances de sobrevivência. Em outras palavras, a capacidade de adaptação não é tudo, é fundamental. Decerto que, numa época fluida como a era que vivemos, estamos em constantes mudanças, entretanto, são mudanças tão sutis que, parecem intervir muito pouco ou quase nada em nossa vida.

De repente eu me vi tendo que ministrar aulas no universo virtual e utilizar a plataforma Moodle. Não dividia mais o espaço físico com meus alunos, mas apenas o espaço temporal. Fomos lançados de um campus real, concreto, belíssimo, um bálsamo para a alma, confortável, um bálsamo para o corpo ao campus virtual.

A Instituição agiu rapidamente para que toda a comunidade acadêmica tivesse o melhor, por um lado, para que nós, professores, pudéssemos continuar ministrando nossas aulas de forma interativa e, por outro, para que os alunos tivessem os conteúdos interagindo com os colegas e com os professores, ou seja, sem perder nada. A instituição fez um grande investimento, providenciou para todos os professores o aplicativo Zoom que nos permite dar aula, por horas e com um número grande de alunos assistindo e interagindo em tempo real com os professores.

Bastante interessante observar que, apesar de minha resistência inicial, mergulhei de cabeça no Zoom e as aulas acontecem com quase 100% de freqüência, muita participação dos alunos, diria que até maior do que nas aulas presenciais. Tenho a nítida impressão que, apesar da distância física, estamos mais unidos, mais solidários, mais compreensivos, mais humanos, mais alegres. Sim, eu disse mais alegres.

Eu, Virgínia Ferreira, não só como professora, mas como cidadã, parabenizo e agradeço a FMPqFASE, hoje, UNIFASE: Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto pelo rápido e importante  investimento na formação de excelência de seu alunado. Num momento de crise é que se destacam as instituições que de fato são comprometidas com a Educação. Não é à toa nem por acaso que somos 5(cinco) estrelas e hoje, Centro Universitário.

A UNIFASE fez da quarentena um ponto de virada na Educação. Ponto de virada é uma expressão criada pelo roteirista Syd Field para caracterizar um acontecimento entre um ato e outro que lança o filme para frente e que o personagem principal não será mais o mesmo. Ou seja, é um problema ou um dilema inesperado que, ou o personagem se aventura ou recusa.

Quantas instituições recusaram, “paralisaram” com a quarentena. Não conseguiram, se é que tentaram fazer desse problema mundial, um ponto de virada.

A UNIFASE Não. Este Centro Universitário fez sim, com muita propriedade e esforço da quarentena um ponto de virada institucional e educacional. Está lançando a formação do alunado para frente, com seriedade, comprometimento e investimento.

Se educar é humanizar através do processo de hierarquização dos valores e, sendo valor aquilo que supre uma carência humana, eu careço de tudo aquilo que a educação que me foi dada me ensinou a carecer, sendo uma de minhas carências contribuir para a construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais solidária, mais humana, através do conhecimento, da Educação.

Obrigada UNIFASE por me dar a chance de suprir uma de minhas carências.

Referências:

– DARWIN, Charles.  A Origem das Espécies e a Seleção Natural.  Trad. Soraya Freitas.-  São Paulo: Madras, 2011.

– FIELD, Syd.  Manual do Roteiro.  Trad. Álvaro Ramos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

–  GOBRY, Ivan.  De La Valeur . France: Editions L´Harmattan, 2001.

– SCHELER, Max.  Da Reviravolta dos Valores.  Trad. Marco Antônio dos Santos Casa Nova.- Petrópolis: Vozes, 1994.

– WERNECK, Vera Rudge.  Educação e Sensibilidade : um estudo sobre a teoria dos valores. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013.

14 de outubro de 2025
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) recebeu profissionais da América Latina para o curso "Abordagens e Procedimentos Cirúrgicos Craniomaxilofaciais em Cadáveres Frescos", realizado no Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC). Cirurgiões de países como Paraguai e Argentina participaram do curso com coordenação do médico argentino Alejandro Otrosky, especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial. "Essa formação é muito importante para os profissionais de saúde porque oferece a possibilidade de praticar e usar abordagens que, em geral, são difíceis para os residentes que estão começando. Em hospitais, por exemplo, isso pode ser arriscado se você não tiver um treinamento prévio como o oferecido nesse tipo de curso", analisa Alejandro. Além de aulas teóricas, os alunos puderam praticar técnicas cirúrgicas com o uso de materiais específicos, como serras alternativas e equipamento de piezocirurgia, para o aprimoramento das habilidades em cirurgia craniomaxilofacial. "Essas técnicas cirúrgicas aumentam a habilidade manual do participante, que pode realizar as abordagens com os métodos indicados e tem todas as possibilidades de conhecer a anatomia", explica Mariano Miño, um dos professores do curso. Também vindos da Argentina, os cirurgiões bucomaxilofaciais Valentina Vignaroli e Milko Laiola escolheram fazer o curso motivados não só pelo corpo docente experiente, como também pela infraestrutura de excelência do CIPAC. "Já havia feito capacitações no Brasil e sei que aqui tem instalações de primeiro nível. Com esses cadáveres que estão em ótimo estado para a prática, podemos estudar amplamente a anatomia e realizar procedimentos cirúrgicos de uma forma mais segura em nossos pacientes", comenta Milko. "É uma experiência muito real e valiosa que vai ter um grande impacto na minha carreira e me deixar mais confiante com essas novas técnicas", completa Valentina. Internacionalização  O Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC) é um dos marcos do Programa de Internacionalização da UNIFASE/FMP, recebendo professores e estudantes de diversos países, especialmente da América Latina, para cursos, treinamentos e intercâmbios científicos. A instituição mantém parcerias com universidades de referência no Brasil e no exterior, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento conjunto de pesquisas. Entre elas, destaca-se o acordo de colaboração interinstitucional com a Universidad del Desarrollo (UDD), do Chile, que realiza atividades de capacitação e troca de experiências no CIPAC, além de promover cooperação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A rede de cooperação internacional da UNIFASE/FMP inclui ainda instituições como a Universidade de Amsterdã (ACTA), na Holanda; a Universidad Nacional de Quilmes, na Argentina; a Universidade do Minho, em Portugal; e a Universidad de Sevilla e Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sector II de Zaragoza, na Espanha.
13 de outubro de 2025
Na atualidade, os eventos traumáticos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, seja por situações de violência, acidentes ou catástrofes naturais. Os impactos emocionais e psicológicos decorrentes dessas experiências exigem preparo técnico e sensibilidade dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado humano. É nesse contexto que a Psicotraumatologia se apresenta como uma especialização essencial, voltada ao estudo, prevenção e tratamento dos efeitos do trauma em diferentes áreas de atuação. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema e oferecer ferramentas práticas de intervenção, a UNIFASE/FMP vai realizar no dia 21 de outubro, uma conferência gratuita sobre “Psicotraumatologia: Perspectivas e Intervenções”, destinado a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, pedagogos, sociólogos, advogados, psicólogos, psiquiatras e estudantes dessas áreas. Para alunos da UNIFASE/FMP, o evento vale hora complementar. “A sociedade contemporânea enfrenta uma crise que aumenta a violência e gera traumas psicológicos. Essa violência, seja por desastres naturais, terrorismo, guerras ou violência doméstica, causa prejuízos psíquicos significativos. Essas situações impactam profundamente, especialmente pela proximidade com a morte, seja como vítima ou testemunha”, explica a psicóloga Marilia Dantas Van Gogh, coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicotraumatologia da UNIFASE/FMP. Ela também é Ph.D. em Psicologia pela UERJ–Paris 5 Sorbonne e psicoterapeuta, com mais de 30 anos de experiência em prática clínica privada e em hospitais, além de ter atuado como professora em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Desde 2018, mantém consultórios particulares na Bélgica (Bruxelas), em Portugal (Ericeira) e nos Países Baixos (Haarlem). O evento acontece no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003, de 18h às 20h e reunirá os especialistas: Bárbara Van Gogh Dantas, Erik de Soir e Philippe Vrancken para discutir casos clínicos, estratégias de acolhimento e abordagens terapêuticas eficazes. A programação começa com a palestra “Casos Clínicos em Psicotraumatologia – Perspectivas e Desafios”, que trará relatos e análises sobre situações vividas em diferentes contextos. Na sequência, será promovida a discussão “Estratégias de Intervenção em Counseling e Psicoterapia”, um espaço para troca de experiências e reflexão sobre práticas que auxiliam no enfrentamento das consequências do trauma. Ao propor esse encontro, a professora Marília Dantas reforça que a Psicotraumatologia não se restringe à área da psicologia, mas dialoga com diferentes campos profissionais, fortalecendo a rede de cuidado e tornando o atendimento mais efetivo, ético e humanizado. “A psicotraumatologia é uma disciplina que estuda os efeitos psicológicos de eventos violentos e traumáticos, como traumas simples e complexos. Ela busca entender, prevenir e tratar traumas psíquicos, intervindo o mais rápido possível após o evento traumático para evitar que a situação se agrave. Por isso, é crucial que pessoas em contato com vítimas de eventos traumáticos saibam identificar e intervir, oferecendo primeiros socorros psicológicos para o bem-estar da vítima e, em seguida, encaminhá-la para acompanhamento adequado”, explica ela. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/evento-de-extensao/conferencia-psicotraumatologia-2025 UNIFASE/FMP lança cursos de pós-graduação em Psicotraumatologia com reconhecimento internacional É diante dessa realidade que a Psicotraumatologia se consolida como uma área essencial. Ao integrar teoria, prática clínica e estratégias de acolhimento, ela permite compreender a relação entre corpo e mente, além de oferecer caminhos de prevenção e reabilitação. Atenta a essa demanda contemporânea, a UNIFASE/FMP, em parceria com a Academia de Psicologia Integrativa e Humanística e Psicoterapia (AIHP), da Bélgica, lança dois cursos de pós-graduação inéditos, ambos com certificação reconhecida internacionalmente: - Pós-graduação em Counseling com Ênfase em Psicotraumatologia: www.unifase-rj.edu.br/posgraduacao/counseling-com-enfase-em-psicotraumatologia - Pós-graduação em Psicoterapia com Ênfase em Psicotraumatologia: www.unifase-rj.edu.br/posgraduacao/psicoterapia-com-enfase-em-psicotraumatologia
10 de outubro de 2025
Este mês marca o início de uma parceria importante entre duas instituições consolidadas em Petrópolis: o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) firmaram um convênio com a Unimed Petrópolis, para a realização de exames de ressonância magnética no Centro de Imagem do Ambulatório Escola. Através desta parceria, os beneficiários da Unimed Petrópolis passam a contar com o Ambulatório Escola como unidade de prestação de serviços da cooperativa. "Vamos atender os beneficiários da Unimed Petrópolis, como também beneficiários de outras operadoras do sistema Unimed que têm cobertura contratual na região", explica o Diretor Administrativo do Ambulatório Escola, Aluisio Pinheiro. Inaugurado em 2024, o Centro de Imagem do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP, dispõe de equipamentos de ponta para exames de ressonância magnética e também tomografia computadorizada e ultrassom, além de exames odontológicos (radiografia e tomografia). Isso fez com que o serviço, que mantém o compromisso primordial da instituição, unindo ensino e assistência à população – se consolidasse como referência em diagnósticos por imagem em Petrópolis, com uma média mensal de 1.200 exames. "É uma satisfação essa parceria com a UNIFASE/FMP, através de seu Ambulatório Escola. Estamos falando de um espaço com modernas instalações que oferece exames de alta qualidade. É um prazer ter sido aluno e professor da FMP e agora voltar como parceiro numa iniciativa pioneira em Petrópolis, unindo uma cooperativa médica e uma universidade", comenta o Dr. Cláudio Sérgio Batista, Presidente da Unimed Petrópolis. "É um convênio que vai somar na formação dos nossos alunos e nesse que é um dos principais cenários que os nossos professores têm disponíveis para sua atuação. Espero que todos, nosso corpo docente e discente, demais colaboradores e clientes da Unimed Petrópolis fiquem felizes com essa parceria", acrescenta Afonso de Resende Chaves, Pró-reitor Administrativo da UNIFASE/FMP. O equipamento para exames de ressonância nuclear magnética é de ponta, de 1.5 Tesla. “Está entre os mais modernos em funcionamento na cidade. Permite a realização de exames de média e alta complexidade, como Ressonância Magnética de Coração, Angiorressonâncias Arteriais e Venosas, entre outras”, detalhou o Diretor Administrativo do Ambulatório Escola. Na ocasião da assinatura do convênio, a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves recordou a longa relação entre ambas as instituições ao mostrar uma placa fixada na reitoria, na qual a Unimed Petrópolis, junto à outras instituições da área médica, homenagearam o Jubileu de Prata da Faculdade de Medicina de Petrópolis, em 1992. Também estiveram presentes a Dra. Rosane Klôh Banger, Vice-presidente da Unimed Petrópolis; Sérgio Oliveira, Gerente de Rede Assistencial da Unimed Petrópolis, Dr. Álvaro José Martins de Oliveira Veiga, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Prof. Abílio Aranha, Pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP e Claudia Barcelos, Gerente Financeira da UNIFASE/FMP.  Marcação de exames Os exames de ressonância magnética poderão ser agendados de segunda a sexta-feira, através dos canais de atendimento do Ambulatório Escola. "Realizamos exames de segunda a sexta, das 7h às 19h. Ao fazer o agendamento do exame, o paciente receberá as orientações necessárias e contará com um espaço moderno, confortável e seguro", conclui Aluisio. O Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP está localizado na Rua Hyvio Naliato, 869 – Cascatinha. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2017-9000 ou através do WhatsApp (24) 99268-5877. Este último número não recebe ligações, sendo o contato feito por meio de mensagens.