Os atletas em tempo de pandemia

8 de maio de 2020
Os atletas em tempo de pandemia

Por Clévia Fernanda Sies Barboza – Coord. da Pós-graduação de Psicologia do Esporte da FMP/Fase

Uma das medidas mais funcionais para evitar a disseminação e contágio pelo COVID – 19 é o isolamento social. Tarefa aparentemente mais árdua do que as grandes disputas para os atletas.

Os atletas de alto rendimento, muitas vezes acostumados a ficar dentro de CT´s com o seu time ou equipe que vai desde outros colegas atletas até a equipe técnica,  participando frequentemente de competições recebendo calorosamente o incentivo da torcida, estão desde março isolados em casa, em um “lar” muitas vezes distantes do seu núcleo familiar.

Surgem dificuldades de treinar um salto à distância em meio um jardim, um jogo coletivo sem time, uma corrida no meio da sala, o que leva alguns atletas ao risco de se expor ao coronavírus quando “furam” a quarentena se deslocando para locais fora de casa a fim de praticar seu esporte. Muitos atletas com o apoio, ainda que virtual, que recebem do psicólogo esportivo começam a se reinventar. Criam novos métodos de treinamento para tentar manter a forma, aprendem a utilizar as tecnologias de informação e comunicação para se manterem conectados e aproveitam para aprender algo novo.

Mas infelizmente essa realidade não é para todos. Sem o apoio psicológico muitos atletas vêm sofrendo de depressão e transtorno de ansiedade generalizada. Uma pandemia do medo de se contaminar, de dúvidas e incertezas sobre o futuro.

A Psicologia do Esporte surge como a tentativa mais concreta para auxiliar esses profissionais que temem pela perda da forma física, de seus empregos, de seus índices, de sua vida. O apoio psicológico, para nós seres sociais, é de fundamental importância neste momento. Através dele mantemos a base da autoestima, da autoimagem positiva, do eu atleta.

The post Os atletas em tempo de pandemia appeared first on Unifase.

10 de novembro de 2025
"Muito além da dor: como conduzir a anamnese e exame físico na suspeita de endometriose" foi o tema da palestra que abriu o II Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia realizado na UNIFASE/FMP
6 de novembro de 2025
O mercado da saúde segue em expansão e, com ele, cresce a demanda por profissionais qualificados. Entre as carreiras mais procuradas está a de Técnico em Enfermagem, que oferece alta empregabilidade e oportunidades em diferentes áreas. Nessa perspectiva, a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, está com matrículas abertas para o primeiro semestre de 2026 para o Curso Técnico em Enfermagem. Com 70 vagas disponíveis , sendo 35 para o turno da manhã e 35 para o da noite , o curso tem duração de 24 meses e carga horária total de 1.800 horas, integrando teoria e prática desde o primeiro módulo. Os estudantes têm acesso a laboratórios modernos, metodologias de ensino inovadoras e à expertise da UNIFASE/FMP – instituição referência na área da saúde há quase 60 anos. A formação inclui estágios supervisionados em instituições de referência, como o Hospital Santa Teresa , Hospital Alcides Carneiro , Ambulatório Escola, UPAs e Unidades de Saúde da Família . Os alunos também podem participar de projetos de extensão e eventos científicos , que fortalecem a formação técnica e o compromisso com o cuidado humanizado. As matrículas devem ser realizadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, na Secretaria do Campus Barão, que fica na Av. Barão do Rio Branco, nº 1.003 – Centro, Petrópolis. O edital completo está disponível no site: https://www.unifase-rj.edu.br/escolatecnica/tecnico-em-enfermagem .  Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (24) 2244-6471 ou (024) 99200-4036 (WhatsApp), ou pelo e-mail contato.tecnico@unifase-rj.edu.br
31 de outubro de 2025
O projeto "NBQR nas Comunidades: Educação, Prevenção e Tecnologia para a Resiliência Socioambiental" conta com equipe multidisciplinar e participação de diferentes instituições