Quinto Comunicado Oficial da Direção da FMP/Fase à Comunidade Acadêmica sobre o Coronavírus – 19/03/2020

19 de março de 2020
Quinto Comunicado Oficial da Direção da FMP/Fase à Comunidade Acadêmica sobre o Coronavírus – 19/03/2020

Caros Internos de 5º e 6º anos:

Diante da gravidade da pandemia do Coronavírus, a FMP vem revendo continuamente suas orientações acadêmicas. Assim sendo, estamos mantendo as atividades do Internato suspensas até 31 de março, com nova avaliação ao final desse período.

A Faculdade está fazendo um grande esforço para a estruturação de treinamento para nossos professores, residentes e alunos para o enfrentamento da situação atual, com a maior segurança possível. Inicialmente o treinamento presencial será destinado aos professores e médicos residentes.

Para os alunos do Internato, nesse primeiro momento, programaremos atividades teóricas e treinamentos à distância.

Nosso canal de comunicação será o Portal do aluno, local em que divulgaremos todas as orientações. Assim que tivermos uma nova posição, esta será imediatamente divulgada no Portal.

Orientamos que todos nossos alunos permaneçam em seus domicílios, mantendo distanciamento social, evitando aglomerações de qualquer natureza. Vocês estão na fase final da formação médica, são vistos pela comunidade como referência em assuntos de saúde. Por isso, o exemplo de cada um, ao seguir rigorosamente as orientações das autoridades de saúde pública, é muito importante para dar segurança a população.

Esperamos que todos estejam bem, e seus familiares também, e que em breve possamos retornar, juntos, às nossas atividades práticas presenciais!

O Grupo de Trabalho continuará funcionando e se reunindo e, sempre que necessário, emitirá novas orientações.

Grande abraço!

Petrópolis, 19 de março de 2020.

Patricia Tavares – Coordenadora do Internato
Paulo K. de Sá – Coordenador de Curso de Medicina
Abilio Aranha – Coordenador Geral de Ensino

28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.
24 de julho de 2025
Reconhecimento destaca projeto de extensão universitária que capacita moradores e profissionais de saúde para enfrentar desastres naturais em Petrópolis