UNIFASE oferece 10 cursos de férias em julho

27 de junho de 2023
UNIFASE oferece 10 cursos de férias em julho

O período de férias nas instituições de ensino está chegando. Por isso, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) programou dez cursos de curta duração, nas mais diversas áreas do conhecimento, a preço popular, para que os interessados em aprimorar suas habilidades e técnicas possam usufruir dos cursos de férias, que serão realizados no campus acadêmico.

Com a proposta de desenvolver a capacidade de reconhecer os acidentes ósseos em imagens radiológicas, o professor Alexandre Kuster vai ministrar o curso “Anatomia Óssea e Radiológica dos Membros Superiores”, nos dias 03 e 04 de julho, das 18h às 22h.


Os interessados em aprender as artes dos malabares e do equilibrismo devem ficar atentos e já se inscreverem para participar da “Descolônia de férias – Oficina de Circo”. O professor Leonardo Gaviole vai ensinar aos alunos as técnicas circenses com perna de Pau e Rola Rola, no período de 04 a 12 de julho, das 17h30 às 19h (terças e quartas-feiras). 

Anatomia Óssea e Radiológica dos Membros Inferiores será tema do curso ministrado pelo professor Alexandre Kuster, nos dias 05 e 06 de julho, das 18h às 22h. A proposta é que os alunos possam desenvolver a capacidade de reconhecer os acidentes ósseos em imagens radiológicas dos membros inferiores.

Promover reflexões sobre corporeidades e conduzir uma conversa responsável e gentil sobre o corpo do paciente em diversos contextos é o objetivo do curso “Conversando sobre o corpo sob a ótica da Nutrição Comportamental”, que será ministrado pelo professor Cleverton Madeira, no dia 07 de julho, das 8h às 17h.


Compreender as possibilidades de uso de grupos em cenários de saúde e distinguir processos grupais de fenômenos coletivos, entre outros assuntos, é a proposta do curso “Uso de grupos como ferramentas na saúde”, proposto pelo professor Raphael Curioni, no dia 12 de julho, das 8h às 17h.  


“Seletividade alimentar na infância: condutas nutricionais” é o tema do curso que será ministrado pela professora Juliana Schaefer, a fim de ensinar os alunos a identificar a presença de seletividade alimentar e suas possíveis causas. Esse é o único curso de férias da UNIFASE que será realizado on-line, na modalidade síncrona, via Google meet, no dia 12 de julho, das 8h às 12h.  


“Ressonância Magnética na prática - Como realizar um bom exame” é outro curso de férias que está sendo oferecido pela UNIFASE, nos dias 17 e 19 de julho, das 19h às 22h. A proposta da professora Claudia Nunes é que os alunos possam agregar ainda mais conhecimento nesta área.

“Radiologia Intervencionista: Principais procedimentos cardíacos e vasculares” é o tema do curso oferecido pelo professor Gleizer Oliveira, nos dias 20 e 21 de julho, das 19h às 22h.


“Psicologia e redes sociais: impactos na saúde mental” será tema do curso ministrado pelo professor Sylvio Pecoraro Júnior, no dia 20 de julho, das 08h às 16h. O objetivo é que os participantes possam discutir de forma teórica e prática o impacto das redes sociais na saúde mental da população, apresentando a lógica de funcionamento das redes sociais como Facebook, Instagram e Tiktok.


“Micronutrientes na Doença Renal – Abordagem prática das alterações metabólicas e intepretação de exames laboratoriais” é o curso que será ministrado no dia 21 de julho, das 09h às 12h, pela professora Juliana Giglio, com a proposta de despertar o interesse dos alunos para o estudo dos micronutrientes em pacientes com doença renal crônica (DRC) em virtude do aumento expressivo do número de pacientes diagnosticados com DRC.


A novidade é que os interessados nos cursos de férias podem ingressar no grupo do Telegram da UNIFASE para garantir 50% de desconto no valor dos cursos, através do link:
https://t.me/unifase. A programação completa e as inscrições para os cursos de férias estão disponíveis no link: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/cursos-de-extensao 

29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.