UNIFASE/FMP promove o II Intercolegial em parceria com a LPD

16 de novembro de 2023
UNIFASE/FMP promove o II Intercolegial em parceria com a LPD

A competição esportiva é uma valiosa ferramenta de integração, promoção da saúde e estímulo para o conhecimento pessoal e em equipe. Para fortalecer os laços entre adolescentes e jovens, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), em parceria com a Liga Petropolitana de Desporto (LPD), vai promover a segunda edição do Intercolegial.

As competições serão realizadas na quadra poliesportiva, no campus da UNIFASE/FMP, nos dias 04 e 05 de dezembro deste ano, das 8h às 18h. As inscrições estão abertas e as equipes de escolas públicas e privadas do município de Petrópolis estão convidadas para esse grande evento. Serão duas modalidades esportivas: basquetebol e voleibol Sub – 18, categorias feminino e masculino, a fim de ofertar a educação, ludicidade, cooperação e inclusão social.

“Esse é um projeto gratuito. Queremos promover a integração dos jovens e ressaltar que o desenvolvimento cognitivo desses adolescentes também é alcançado através da prática esportiva. Praticar um esporte traz vários benefícios para a saúde. A UNIFASE/FMP, como instituição de saúde, prioriza não só os acadêmicos, mas está aberta e oferece esse espaço de integração dos adolescentes no mundo acadêmico. Na primeira edição tivemos a participação de 284 alunos de escolas públicas e privadas. A nossa expectativa é de que este ano mais alunos participem desse evento e que a gente possa ir aumentando também as modalidades esportivas”, destaca a professora Clévia Sies, coordenadora do II Intercolegial UNIFASE/FMP.

O projeto de extensão também visa a inclusão da comunidade acadêmica da UNIFASE/FMP, no intuito de apresentar os cursos de graduação para os alunos que estão cursando o Ensino Médio, auxiliando na possível escolha com relação ao futuro profissional. 

“A ansiedade tem sido um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade e pelos indivíduos nos últimos tempos. Os adolescentes fazem parte do rol dos mais afetados por este transtorno, pois além de terem que lidar com os aspectos tidos naturais da adolescência, sofrem com a pressão da escolha da carreira que vão seguir”, frisa a psicóloga e educadora física, Clévia Sies.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas até o dia 26 de novembro, devendo formar 08 equipes de cada modalidade esportiva. Para se inscrever e obter outras informações, entre em contato através do WhatsApp: (24) 98816-0336.

“Fortalecer as competições dentro do município e estimular os nossos jovens na prática esportiva é uma das principais finalidades da Liga Petropolitana. Essa parceria com a UNIFASE/FMP fomenta a prática esportiva, a saúde e a formação dos nossos jovens. A Liga Petropolitana, instituição centenária, que há 105 anos estimula a prática esportiva dentro do município, está lado a lado com esse renomado Centro Universitário neste evento, que é uma vitória não somente dessas duas instituições, mas da população de Petrópolis, que ganhou muito com essa parceria”, destaca Leandro Kronemberger, diretor de esportes da Liga Petropolitana de Desporto.


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.