UNIFASE/FMP inaugura novo espaço e homenageia o professor João Miranda

13 de março de 2025
UNIFASE/FMP inaugura novo espaço e homenageia o professor João Miranda

Novo prédio recebe o nome do professor, que por anos contribuiu para o desenvolvimento da instituição



O clima de emoção marcou, nesta terça-feira (11), no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) a inauguração do prédio João Miranda. A construção leva o nome do professor que por 24 anos fez parte da equipe da instituição e deixou um legado de ética e compromisso. A reitora da UNIFASE/FMP, Dra. Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves relembrou com carinho a trajetória do professor que tanto contribuiu para o desenvolvimento da instituição.

“Durante todo esse tempo o professor João Miranda foi um companheiro de todas as lutas, de todos os dias. Ele vivia as nossas conquistas, qualidades e vitórias, mas também as nossas dificuldades e as nossas inseguranças. Nós sempre refletimos sobre o papel de uma instituição de ensino no contexto social e durante muitos anos ele foi um dos interlocutores mais importantes para essa reflexão. Ele foi um professor sem reparos, um pesquisador apaixonado pela ciência e um mobilizador com um espírito comunitário”, disse a reitora que destacou também o legado deixado pelo professor. Foi ele que iniciou os grupos de pesquisa, incentivou a iniciação científica e criou a 1ª Mostra de Trabalhos Científicos, evento que deu origem à Semana Científica, que em 2024 completou 30 anos. 

O novo prédio vai abrigar a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, a Coordenação de Pós-graduação, a Coordenação de Extensão, a Secretaria de Registros Acadêmicos e o Núcleo Pedagógico. Essa é mais uma etapa da reestruturação e ampliação da infraestrutura que a instituição vem realizando ao longo desses anos. 

“Buscamos entregar um espaço totalmente novo, climatizado, alegre, claro e com todas as condições de conforto e funcionalidade para que as pessoas se sintam confortáveis no ambiente de trabalho”, explicou Afonso Chaves, Pró-reitor de Administração da UNIFASE/FMP.

Nessa nova estrutura foi instalado o Laboratório de Inovações Pedagógicas. O espaço tem a proposta de transformar a relação aluno e professor, baseando-se no diálogo e na inovação, para a melhoria das práticas pedagógicas. Segundo o Pró-reitor de Ensino e Extensão, professor Abílio Aranha, o perfil dos alunos está mudando e por isso, é necessário que haja essa transformação. 

“Nós já estamos chegando no primeiro quarto do século, e nós temos muita novidade. Precisamos estar de olho no futuro e nos reinventar o tempo todo para saber como será essa escola daqui para a frente. Hoje temos que tomar as decisões para esse tempo. Nesse momento nós estamos trazendo para cá um pensar pedagógico. É um desafio que nós trazemos para os nossos colaboradores para que a gente continue nessa trajetória de sucesso”, ressaltou Abílio Aranha.

Nesse contexto, para trazer mais integração e inovação foi criada a Coordenação de Inovação, como relata a Dra. Maria Isabel: “Essa nova coordenação estará de portas abertas para receber e propor ideias inovadoras, tanto nos processos já implantados, como para apoiar novas propostas já que pesquisa, desenvolvimento e inovação devem ser o carro-chefe de todas as instituições”, disse ela.

Fernanda Malheiros é a Secretária Geral da UNIFASE/FMP e está na instituição há 23 anos, hoje ela comemora essa nova conquista.

“Essa mudança simboliza não apenas a melhoria nas condições de trabalho dos funcionários, mas também o compromisso da nossa instituição em oferecer o melhor atendimento aos nossos alunos, aos pais e toda a nossa comunidade. Aqui na secretaria é onde começa e se encerra toda a trajetória acadêmica de cada aluno. Por isso, desejo que nesse novo espaço muitos novos sonhos se concretizem”, concluiu Fernanda.


17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.