UNIFASE/FMP inaugura Capela e Campus Parque

28 de agosto de 2023
UNIFASE/FMP inaugura Capela e Campus Parque

Conhecido por ter um dos campi acadêmicos mais bonitos e arborizados do país, envolto à Mata Atlântica e com uma variação de cenários que encantam os visitantes, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) inaugurou dois espaços que oferecem ao público a possibilidade de contemplação, introspecção e meditação. A Capela Nossa Senhora da Saúde e o Campus Parque são lugares convidativos para quem busca equilíbrio, momentos de paz e de pausa para apreciar a natureza e se conectar consigo mesmo e com o sagrado.

“Estamos muito felizes em inaugurar esses dois espaços em nosso Campus. A Capela é um espaço de recolhimento, de religiosidade e espiritualidade. O Campus Parque é um espaço de contemplação da natureza, de experimentação de sua beleza e reconhecimento de sua importância. Associando, em um só evento, natureza e a espiritualidade, queremos chamar a atenção de nossa comunidade acadêmica para estes aspectos fundamentais na formação integral do estudante, materializando-os. Faço um convite a todos para que venham conhecer o nosso Campus Parque e a Capela N. Sra. da Saúde, espaços abertos a toda sociedade. A capela é um ambiente de acolhimento para todos os credos e religiões e, também, para aqueles que não professam nenhuma fé. Seu principal objetivo é oferecer um local de introspecção, meditação, tranquilidade, reflexão e de encontro e cuidado de cada um consigo mesmo e com o nosso criador”, destaca Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora geral da UNIFASE/FMP.

A UNIFASE/FMP tem o compromisso de promover a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, para formar profissionais qualificados a responder aos diferentes desafios com criatividade, inovação, compromisso ético e humano, visando a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática. Neste sentido, a inauguração da Capela vem atender a uma solicitação dos próprios alunos que tinham o desejo de desenvolver o aspecto espiritual de sua condição humana, contando com um espaço de conexão com Deus no dia a dia, especialmente no campus acadêmico, lugar em que todos prezam pela qualidade de vida universitária.

“A capela é um espaço que muitos alunos estavam realmente precisando no campus, pois nos permite ter acesso ao sagrado; um lugar em que podemos interiorizar e refletir sobre a nossa vida, um local de equilíbrio e paz. Para muitos alunos que, assim como eu, viviam dentro da igreja em grupos de jovens, o afastamento da igreja por conta da mudança de cidade e a própria necessidade da dedicação aos estudos e à prática na medicina, esse espaço de conexão com Deus é essencial. A espiritualidade nos acompanha ao longo da nossa vida, inclusive na nossa prática profissional. É através da espiritualidade que nos tornamos pessoas melhores, o que reflete também na nossa prática profissional, onde os nossos pacientes serão beneficiados com um cuidado ainda mais humanizado e acolhedor”, explica João Luiz Caffaro, aluno do 4º período de medicina da UNIFASE/FMP.

O Campus Parque está estruturado em cinco percursos que receberam o nome de uma árvore ou planta que estão presentes ao longo do caminho, são eles: Percurso Magnólia, Percurso Ingá, Percurso Guapuruvu, Percurso Alecrim e Percurso Pau Brasil. Além das árvores, plantas, ervas e flores que serão identificadas e cadastradas com seus nomes científicos e populares, trazendo informações com diferentes perspectivas, também serão identificadas espécies da nossa fauna, como jacus, esquilos, macacos, répteis, insetos, presentes no ecossistema.

“O Campus Parque é um projeto de extensão universitária com diferentes possibilidades de ação extensionista, mas a principal delas é criar um ambiente democrático e sustentável, onde nossa comunidade interna e as pessoas que moram ou visitam Petrópolis possam frequentar, seja como campo de pesquisa, como cenário de educação ambiental, como um espaço ecumênico de desenvolvimento de diálogo com o que transcende, como um espaço de ensinagem e aprendizagem, um espaço de diálogo com saberes e experiências ancestrais ou um espaço de lazer. Estamos organizando o Campus Parque para desenvolvermos projetos de extensão e pesquisa, para recebermos visitas guiadas com atividades de identificação das espécies, visitas livres, concursos fotográficos, atividades culturais, entre outros”, frisa Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP.

A primeira placa instalada no Campus Parque identifica o Pau Brasil, uma espécie declarada como patrimônio cultural nacional, árvore que está plantada no campus acadêmico há mais de 100 anos, conhecida como Ambló Tlamura na língua dos indígenas Puris e de Ipirapitanga, na língua tupi-guarani. Os espaços estão abertos à visitação gratuita, sendo o Campus Parque, de segunda a sábado, das 8h às 18h (exceto nos feriados) e a Capela N. Sra. da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto nos feriados). 



28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.