UNIFASE/FMP e Esporte Clube Vera Cruz unem forças em projeto que alia saúde e rendimento no esporte

8 de abril de 2025
UNIFASE/FMP e Esporte Clube Vera Cruz unem forças em projeto que alia saúde e rendimento no esporte

Iniciativa promove simultaneamente o bem-estar dos atletas e a formação prática dos futuros profissionais de saúde

Começou em março uma parceria entre a UNIFASE/FMP e o Esporte Clube Vera Cruz que está transformando o cuidado com os atletas locais. Através do projeto de extensão MultiEsporte LAMEE, jovens jogadores vão receber um acompanhamento multidisciplinar que alia saúde física, mental e nutricional ao desenvolvimento esportivo.


Sob a coordenação da professora da UNIFASE/FMP, Clévia Sies, que também é responsável pela pós-graduação em Psicologia do Esporte, o projeto conta com a participação ativa de estudantes de graduação de Medicina, Enfermagem e Nutrição, além de alunos de pós-graduação em Psicologia do Esporte.


“Nós já realizamos a anamnese com os atletas e agora vamos dar uma devolutiva. Na avaliação nutricional nós vamos indicar o melhor preparo alimentar pré e pós competição individualmente. A enfermagem segue verificando os sinais vitais dos atletas, o que é fundamental para descobrir alguma questão de saúde, como hipertensão, diabetes. Os alunos de medicina irão acompanhar os jogos, vão estar no vestiário e também fazer o atendimento de primeiros socorros, se necessário. E os alunos da pós-graduação em psicologia do esporte vão quinzenalmente ao campo para atender as demandas emocionais dos atletas para que eles tenham uma melhora na saúde mental e assim aumentem o desempenho”, comentou a professora Clévia.


Ao todo 19 alunos da UNIFASE/FMP vão realizar o atendimento de cerca de 30 atletas da equipe profissional de futebol. Esse acompanhamento será feito no campus da instituição, e também na sede do Clube.


“Esse trabalho multidisciplinar é muito importante para o nosso grupo porque mesmo sendo um elenco de atletas profissionais é formado por muitos jovens. Por isso, esse trabalho junto com a UNIFASE só vai agregar nesse processo de formação. Tenho certeza que para o clube será de grande valia e nós vamos conseguir alcançar nossos objetivos, com muito trabalho e dedicação”, afirmou o gestor de futebol do Vera Cruz, Alex Arruda.


Para além da preparação técnica, os atletas contam também com o apoio psicológico e de acordo com o treinador do time, Vinícius Marques esse trabalho já está tendo bons resultados.


“Já estamos vendo um ganho nessa questão psicológica, mesmo em tão pouco tempo. Os jogadores estão mais soltos e melhoraram a comunicação entre si”, destacou Vinícius.



A médica do time do Vera Cruz e ex-aluna da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Dra. Glaucia Amaral Lima, disse que esse tipo de parceria era um desejo do time.


“Esse projeto é muito importante, porque é a junção do trabalho do médico, com o nutricionista, o psicólogo e o enfermeiro. Será um ganho na parte nutricional, com relação a qualidade do sono, e também do apoio psicológico, já que o atleta lida com essa questão de ganhar e perder.  Esse trabalho vai ser útil dentro de campo, mas também na vida desses jogadores”, comemorou a Dra. Glaucia.


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.