UNIFASE/FMP e Esporte Clube Vera Cruz unem forças em projeto que alia saúde e rendimento no esporte

8 de abril de 2025
UNIFASE/FMP e Esporte Clube Vera Cruz unem forças em projeto que alia saúde e rendimento no esporte

Iniciativa promove simultaneamente o bem-estar dos atletas e a formação prática dos futuros profissionais de saúde

Começou em março uma parceria entre a UNIFASE/FMP e o Esporte Clube Vera Cruz que está transformando o cuidado com os atletas locais. Através do projeto de extensão MultiEsporte LAMEE, jovens jogadores vão receber um acompanhamento multidisciplinar que alia saúde física, mental e nutricional ao desenvolvimento esportivo.


Sob a coordenação da professora da UNIFASE/FMP, Clévia Sies, que também é responsável pela pós-graduação em Psicologia do Esporte, o projeto conta com a participação ativa de estudantes de graduação de Medicina, Enfermagem e Nutrição, além de alunos de pós-graduação em Psicologia do Esporte.


“Nós já realizamos a anamnese com os atletas e agora vamos dar uma devolutiva. Na avaliação nutricional nós vamos indicar o melhor preparo alimentar pré e pós competição individualmente. A enfermagem segue verificando os sinais vitais dos atletas, o que é fundamental para descobrir alguma questão de saúde, como hipertensão, diabetes. Os alunos de medicina irão acompanhar os jogos, vão estar no vestiário e também fazer o atendimento de primeiros socorros, se necessário. E os alunos da pós-graduação em psicologia do esporte vão quinzenalmente ao campo para atender as demandas emocionais dos atletas para que eles tenham uma melhora na saúde mental e assim aumentem o desempenho”, comentou a professora Clévia.


Ao todo 19 alunos da UNIFASE/FMP vão realizar o atendimento de cerca de 30 atletas da equipe profissional de futebol. Esse acompanhamento será feito no campus da instituição, e também na sede do Clube.


“Esse trabalho multidisciplinar é muito importante para o nosso grupo porque mesmo sendo um elenco de atletas profissionais é formado por muitos jovens. Por isso, esse trabalho junto com a UNIFASE só vai agregar nesse processo de formação. Tenho certeza que para o clube será de grande valia e nós vamos conseguir alcançar nossos objetivos, com muito trabalho e dedicação”, afirmou o gestor de futebol do Vera Cruz, Alex Arruda.


Para além da preparação técnica, os atletas contam também com o apoio psicológico e de acordo com o treinador do time, Vinícius Marques esse trabalho já está tendo bons resultados.


“Já estamos vendo um ganho nessa questão psicológica, mesmo em tão pouco tempo. Os jogadores estão mais soltos e melhoraram a comunicação entre si”, destacou Vinícius.



A médica do time do Vera Cruz e ex-aluna da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Dra. Glaucia Amaral Lima, disse que esse tipo de parceria era um desejo do time.


“Esse projeto é muito importante, porque é a junção do trabalho do médico, com o nutricionista, o psicólogo e o enfermeiro. Será um ganho na parte nutricional, com relação a qualidade do sono, e também do apoio psicológico, já que o atleta lida com essa questão de ganhar e perder.  Esse trabalho vai ser útil dentro de campo, mas também na vida desses jogadores”, comemorou a Dra. Glaucia.


28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.