Setembro Amarelo destaca a importância de falar abertamente sobre o suicídio e oferecer ajuda a quem necessita de atenção

23 de setembro de 2024
Setembro Amarelo destaca a importância de falar abertamente sobre o suicídio e oferecer ajuda a quem necessita de atenção

O Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, ganha cada vez mais força no Brasil. Com o objetivo de quebrar tabus e reduzir o estigma em torno do tema, a iniciativa busca alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio a quem precisa.


"O suicídio é um fenômeno que pode ser prevenido se você cuida frequentemente da sua saúde mental. Há como reverter a situação, se a ação certa no tempo correto chega à pessoa que precisa de ajuda", afirma Dr. Thiago Coronato, médico psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP).


Segundo o especialista, o suicídio é um problema de saúde pública grave e complexo, mas que pode ser prevenido. "Parece um tabu falar sobre isso, mas milhares de pessoas morrem em decorrência do nosso silêncio. Se você é a pessoa passando pelo desejo de morrer, busque ajuda, fale com alguém de extrema confiança, marque uma consulta com um bom psiquiatra ou psicólogo, ligue para o Centro de Valorização da Vida, no 188", enfatiza Coronato.


A campanha também alerta para a importância de identificar os sinais de alerta em pessoas próximas. "Se você convive com alguém que teve uma mudança de comportamento emocional, que tem chorado muito, que está ficando mais isolada, falando menos, que tem faltado trabalho, colégio ou a faculdade, ofereça ajuda de forma muito respeitosa ou procure alguém no seu entorno que possa junto com você oferecer essa ajuda", orienta o psiquiatra.


Conversar sobre o assunto é o primeiro passo para quebrar o tabu e prevenir o suicídio. Falar abertamente sobre o tema com amigos, familiares e colegas de trabalho pode auxiliar e muito na identificação de pessoas que têm ideias suicidas, sendo possível ajudá-las. "Dessa forma, a nossa campanha vai ter eficácia, a gente vai conseguir que pessoas efetivamente sejam identificadas e salvas a tempo", conclui Coronato.

Por Roberta Unifase 25 de outubro de 2025
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022 aponta que uma em cada oito pessoas no mundo sofre de algum distúrbio mental, sendo ansiedade e depressão os sintomas mais comuns
Por Roberta Unifase 23 de maio de 2025
A Companhia de Trânsito e Transportes de Petrópolis e a equipe responsável pelo Trauma do Hospital Santa Teresa foram nossos ilustres convidados para um dia especial de conscientização junto com nossos colaboradores técnicos administrativos e alunos do curso Técnico em Enfermagem. A missão era alertar sobre os perigos do trânsito e os cuidados que devem ser tomados, seja na função de motorista ou pedestre. Os encontros, que fizeram parte da Semana de Trânsito da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos e das ações do Maio Amarelo da Cipa Barão, trouxeram dados preocupantes: mais de 23 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil em 2023. Em Petrópolis, em 2024, foram registrados 1851 atendimentos no setor responsável pelos traumas, destes 851 foram sinistros envolvendo motos, 428 com carros e 133 atropelamentos. Os sinistros são consequência de atos de negligência, imprudência ou imperícia podendo causar, além das mortes, sobrecarga do sistema de saúde, prejuízos sociais e econômicos, impactos psicológicos e lesões permanente ou incapacitantes. Por isso, ações de conscientização são tão importantes e urgentes. Mesmo que todo mundo saiba, é preciso lembrar: se beber, não dirija; não use celular ao dirigir e use sempre cinto de segurança.
Por Nuno Unifase 19 de maio de 2025
Quem quiser utilizar a nota do Enem tem até 26 de maio para registrar o interesse A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com as inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Medicina, com início no segundo semestre de 2025. Reconhecida como uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país, a FMP oferece 70 vagas para o curso: 35 por vestibular e 35 por aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições de 2022 a 2024. As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho de 2025, através do site oficial https://www.unifase-rj.edu.br/vestibular-fmp-medicina. A prova será realizada no dia 29 de junho. Para usar a nota do Enem é preciso ficar atento ao prazo: o registro de interesse tem que ser feito até o dia 26 de maio. Com quase 60 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é referência na formação de médicos no país. Tem nota máxima no MEC (conceito institucional) e ficou entre as melhores instituições do Estado do Rio de Janeiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Destaca-se pela qualidade técnica e também pela formação de excelência voltada ao desenvolvimento humano. A instituição, que funciona em um campus parque na região central de Petrópolis, promove uma abordagem multiprofissional e interativa, que valoriza tanto o conhecimento científico como a sensibilidade no cuidado ao paciente. Com infraestrutura de ponta, tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país, o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratórios de Medicina Regenerativa, entre outros. Os estudantes têm à disposição um hospital de ensino conveniado, que é credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, um ambulatório escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e unidades de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição. Todos são cenários de estágios e práticas. Mais de 80% do corpo docente é composto por mestres e doutores, garantindo uma formação de alto nível acadêmico e técnico.  A Faculdade de Medicina de Petrópolis também mantém parcerias com instituições de renome nacional e internacional, como a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidad del Desarrollo (Chile), a Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e a Universidade do Minho (Portugal), entre outras. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp, pelos números (24) 98865-0693 ou (024) 99200-4036.