Residência em Saúde: uma oportunidade de transformação na carreira do nutricionista

26 de março de 2025
Residência em Saúde: uma oportunidade de transformação na carreira do nutricionista

Aula Magna de Nutrição da UNIFASE/FMP trouxe mais um caminho que se pode trilhar no mercado de trabalho e contou com a participação da  presidente da Comissão Descentralizada Multiprofissional do Estado do Rio de Janeiro (CODEMU/RJ).

A história da nutricionista Érica Secco é um exemplo inspirador de como a Residência em Saúde pode impactar a trajetória de um profissional nutricionista. Quando iniciou sua graduação em Nutrição na UNIFASE/FMP em 2014, ela não imaginava que seguiria esse caminho. No entanto, o incentivo dos professores e o contato com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) despertaram seu interesse por essa oportunidade. Após a formatura, Érica concluiu duas residências: a primeira em Atenção Básica e, posteriormente, em Cuidados Paliativos.


"A residência me proporcionou uma visão ampliada sobre o papel do nutricionista na saúde pública. Aprendi a lidar com realidades diversas, trabalhando de forma interdisciplinar e compreendendo melhor o impacto da alimentação na qualidade de vida da população. Essa experiência foi essencial para minha formação profissional. Optar por essa especialização foi uma escolha muito acertada", relata Érica. Além do conhecimento técnico, a residência abriu portas para novas possibilidades na sua carreira.


Com um compromisso sólido com a formação de excelência, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis oferece programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde, com foco no SUS, combinando aprendizado prático e teórico. Dessa forma, os profissionais são preparados para os desafios do mercado de trabalho e para uma atuação qualificada na saúde pública.


"Na área da Nutrição, a especialização nos moldes de Residência ainda não é um caminho amplamente difundido quando comparado à Residência Médica. Por isso, é fundamental que os nutricionistas tenham conhecimento sobre essa possibilidade. Quando discutimos esse tema ainda na graduação, promovemos um olhar mais crítico e incentivamos a continuidade na formação acadêmica. A UNIFASE/FMP tem um papel essencial nesse processo, contribuindo para a qualificação de profissionais que fortalecerão o SUS", destaca Thaise Gasser Gouvêa, Coordenadora do curso de Nutrição e da Residência Multiprofissional e Uniprofissional (COREMU) da UNIFASE/FMP.


Durante a Aula Magna do curso de Nutrição, realizada em 19 de março, docentes e profissionais da área enfatizaram a relevância da Residência na capacitação dos nutricionistas. A presidente da Comissão Descentralizada Multiprofissional do Estado do Rio de Janeiro (CODEMU/RJ), Camilla de Souza Borges, participou do evento e compartilhou sua perspectiva sobre o tema.


"Precisamos enxergar as residências em saúde como um espaço privilegiado de formação para a atuação no SUS. É essencial compreender a história dessa especialização, que em 2025 completará 20 anos", ressaltou Camilla. Ela se referiu à Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que instituiu a Residência em Área Profissional da Saúde como modalidade de pós-graduação lato sensu para profissionais da saúde, com exceção da medicina.


Além disso, a UNIFASE/FMP oferece suporte adicional aos estudantes por meio do Núcleo de Carreiras, que auxilia alunos e egressos na construção de trajetórias profissionais de sucesso. O núcleo promove eventos e oferece orientação para conectar os alunos a diferentes especialidades dentro da Nutrição. Também houve um bate-papo com ex-alunas da graduação e residência, que compartilharam suas experiências e trajetórias profissionais, inspirando os atuais estudantes.


Beatriz Vitória Marquês de Lima, estudante do 6º período do curso de Nutrição da UNIFASE/FMP, já definiu seu futuro profissional e deseja seguir na Residência em Nutrição Oncológica.



"Sempre quis fazer residência e, estudando na UNIFASE, encontrei essa oportunidade. Desde o início da graduação, fui incentivada por meio das atividades extracurriculares e percebi que aqui teria o suporte para seguir meu sonho e me especializar em Nutrição Oncológica", afirma Beatriz.


28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.