Referência nacional em Acessibilidade Arquitetônica fará encontro gratuito em Petrópolis

4 de setembro de 2025
Referência nacional em Acessibilidade Arquitetônica fará encontro gratuito em Petrópolis

Eduardo Ronchetti vai ensinar a tornar um imóvel comercial acessível a todos

Identificar soluções possíveis para adaptar imóveis históricos para torná-los acessíveis sem que percam a identidade cultural. Esse é o principal objetivo do encontro com o arquiteto Eduardo Ronchetti que falará sobre inclusão e acessibilidade arquitetônica. O evento, promovido pelo projeto INcluir Petrópolis, é gratuito e acontece no próximo dia 12 de setembro, a partir das 9h, na UNIFASE/FMP – Sala Arthur de Sá Earp Neto. As vagas são limitadas e podem ser realizadas no link: https://acesse.one/pG9zn


“O encontro tem como objetivo abrir o diálogo sobre as soluções possíveis para adaptar espaços históricos sem perder sua identidade cultural, promovendo inclusão, equidade e também o fortalecimento do turismo e da economia local. Mais do que isso, busca assegurar que moradores e visitantes possam usufruir plenamente da cidade, com oportunidades para todos e o direito de ir e vir garantido”, explicou Chen Li Cheng, presidente da ONG INcluir Petrópolis. 


A iniciativa tem como público-alvo acadêmicos, empresários, gestores públicos, empreendedores e cidadãos interessados em debater o futuro da cidade e compreender os desafios e soluções para tornar Petrópolis – cidade histórica e tombada – mais acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


“O INcluir Petrópolis entende que a acessibilidade é um fator essencial de equidade para qualquer cidade. Trazer o arquiteto e consultor Eduardo Ronchetti reforça nosso compromisso com a missão de transformar vidas por meio da inclusão, sempre com respeito, sustentabilidade e justiça social”, destaca Chen Li Cheng, destacando que Ronchetti é uma das maiores referências nacionais em acessibilidade, autor de quatro livros e responsável por mais de 800 projetos em todo o Brasil.


Programação:

9h - Credenciamento e Coffee-break

10h - Palestra: O que é Acessibilidade | Leis e Normas Técnicas

11h15 - Coffee-break

11h30 - Vistorias e Laudos Técnicos | Projetos de Acessibilidade

13h - Perguntas e Encerramento


Serviço: 

Dia: 12 de setembro

Horário: das 9h às 13h

Local: Sala Arthur de Sá Earp Neto – Campus UNIFASE/FMP

(Avenida Barão do Rio Branco, 1003, Centro – Petrópolis)

19 de janeiro de 2026
Recém-formadas comemoram a conquista do primeiro emprego e contam como tiveram sucesso nas etapas de seleção
16 de janeiro de 2026
Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). Os estudantes interessados em mudar de instituição têm até 19 de janeiro para se candidatar às vagas, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da instituição: https://www.unifase-rj.edu.br/transferencia#TransferenciaMedicina . Após a análise da documentação e da situação acadêmica dos candidatos, o resultado será divulgado em 4 de fevereiro. Com quase 60 anos de história, o curso já formou mais de 5 mil médicos em todo o país. Em 2025, o curso recebeu oficialmente a certificação internacional de qualidade do SAEME, concedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre os 494 cursos de Medicina do Brasil, apenas 57 possuem essa acreditação. No estado do Rio de Janeiro, somente três instituições alcançaram esse nível de excelência. Localizada em um campus parque no centro histórico de Petrópolis, a UNIFASE/FMP adota metodologias ativas de ensino e prioriza a prática desde o primeiro período, integrando cenários reais e simulados. A infraestrutura inclui o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), o Laboratório de Medicina Regenerativa, o Laboratório Morfofuncional com peças plastinadas e a Mesa de Anatomia Digital. Os estudantes contam ainda com um hospital de ensino conveniado, credenciado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, além de um ambulatório-escola próprio, com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e cinco equipes de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição, ampliando as oportunidades de prática e estágio.  A instituição mantém parcerias com centros de pesquisa e universidades de excelência no Brasil e no exterior, como Fiocruz, LNCC, Universidad del Desarrollo (Chile), Universidad Nacional de Quilmes (Argentina), universidades da Espanha e a Universidade do Minho (Portugal), fortalecendo o intercâmbio acadêmico e a produção científica.
15 de janeiro de 2026
UNIFASE/FMP oferece dois cursos de Libras, nas modalidades de Aperfeiçoamento e Extensão