Projeto de Aluna de Enfermagem da UNIFASE Beneficia Deficientes Auditivos no Hospital de Ensino Alcides Carneiro

10 de junho de 2024
Projeto de Aluna de Enfermagem da UNIFASE Beneficia Deficientes Auditivos no Hospital de Ensino Alcides Carneiro

Vídeo Educativo Ensina Cuidados com Recém-Nascidos com Intérprete de Libras

Com o objetivo de incluir puérperas e proporcionar acessibilidade à comunidade surda, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Flávia Verdolin, aluna de Enfermagem do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), visa auxiliar pais ouvintes e surdos. O projeto consiste em um vídeo educativo sobre cuidados essenciais com recém-nascidos, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Rosângela Sant’Anna Amaral, orientadora do TCC e professora da UNIFASE, destaca o compromisso da instituição com a inclusão e a melhoria contínua dos cuidados em saúde. “Sempre incentivamos nossos alunos a desenvolverem trabalhos aplicáveis no ambiente hospitalar ou na comunidade. Ensinamos durante as atividades práticas a compreenderem que aquele paciente deitado no leito tem uma família, que também precisa ser acolhida”, explica.

A maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro foi escolhida para a implementação do projeto. No momento da alta hospitalar, os pais dos bebês receberão um QR code que permitirá acesso ao vídeo educativo.

Este projeto é mais um exemplo do compromisso da UNIFASE com a inovação e a inclusão social, destacando a importância de proporcionar cuidados de saúde acessíveis a todos os segmentos da população.     

“Esse projeto promove a equidade no acesso à informação. As mães surdas muitas vezes enfrentam barreiras na comunicação durante o atendimento de saúde, o que pode resultar em mal-entendidos e cuidados inadequados. Um vídeo educativo em Libras permite que essas mães compreendam plenamente os cuidados necessários para seus bebês, desde a amamentação até os primeiros socorros, além de medidas de prevenção a doenças. Isso não só fortalece a confiança dessas mães, mas melhora a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos. Esse vídeo educativo representa um passo significativo na humanização do atendimento e na inclusão social, pois mostra como a tecnologia e a criatividade podem ser usadas para superar barreiras, garantindo que todos tenham acesso às informações vitais para a saúde de suas famílias. Iniciativas como esta servem como exemplo de boas práticas que podem ser adotadas por outras instituições de saúde”, ressalta Isabelle Geoffroy, coordenadora do curso de graduação em enfermagem da UNIFASE.

Estudante do 9° período de Enfermagem, Flávia Verdolin conta como surgiu a ideia de utilizar LIBRAS no projeto. “Quando me mudei para Petrópolis, morei em um apartamento que tinha uma escola para pessoas surdas ao lado. Ficava observando, interessada na maneira como se comunicavam em Libras. Quando entrei para a graduação, fiquei muito fascinada pela obstetrícia, o que me fez pensar em como essa comunidade de surdos teria acesso às informações que precisam ser passadas pelos profissionais. Então, decidi que seria uma boa maneira de ajudar com esse projeto”, lembra.

Para a realização do vídeo, a aluna Flávia Verdolin teve o auxílio de Cristiane Sena, intérprete, professora de Libras e gestora de Acessibilidade do Sehac. “Esse momento tão especial do nascimento de uma criança não pode ser marcado por falta de informação e insegurança. Então, quando existe o acesso à informação, com a acessibilidade comunicativa, existe segurança, respeito e empatia. Este trabalho desenvolvido pela Flávia corrobora com todo esse movimento. Perceber que os profissionais estão vindo do meio acadêmico com esta consciência profissional, nos dá mais do que esperança, mas a certeza de que teremos profissionais mais qualificados e que vão oportunizar um atendimento digno a toda comunidade surda”, comemora Cristiane.

Outra profissional que colaborou para a produção do vídeo educativo foi Fernanda Gonçalves, que é deficiente auditiva e trabalha no apoio administrativo do Sehac. “Esse cuidado humanizado é extremamente necessário para as mães surdas. Ter o atendimento desde o pré-natal, parto, pós-parto e os cuidados com o recém-nascido é um direito garantido. Eu pertenço à comunidade surda e já ouvi diversos relatos de casais de amigos que são pais e dizem enfrentar alguns desafios, pois nos atendimentos e cuidados profissionais ainda há a falta de acessibilidade, especialmente na comunicação”, pontua.

15 de setembro de 2025
No Brasil, 20 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Só em Petrópolis, são mais de 80 mil pessoas, segundo o IBGE. Embora o número represente 31% da população, a falta de acessibilidade ainda é um problema comum. Um desafio para gestores públicos e privados, conforme apontado pelo arquiteto Eduardo Ronchetti, durante encontro realizado na Sala Arthur de Sá Earp Neto, na UNIFASE/FMP. “A deficiência não está nas pessoas. Está na largura da porta, no degrau, na falta da tradução para o braile, na ausência de sinalização. Precisamos eliminar as barreiras físicas para fazer valer o direito de ir e vir com igualdade”, afirmou o arquiteto, convidado pelo projeto INcluir Petrópolis para falar sobre acessibilidade arquitetônica e apontar caminhos para a Cidade Imperial - histórica e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo o coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, Ricardo Tammela, ser palco de discussões tão importantes e poder refletir sobre possibilidades de melhorias é uma honra: “A sociedade é plural e é isso que torna a convivência social tão rica. Respeitar essa pluralidade e fornecer elementos para que todos possam se desenvolver com equidade é o único caminho possível em busca de um futuro digno para todos. A promoção da inclusão depende de uma mudança de cultura que começa em cada um de nós, rompendo estigmas e preconceitos, mas exige ações concretas”, declarou Tammela, citando o trabalho já realizado pela Comissão de Acessibilidade ( https://www.unifase-rj.edu.br/acessibilidade ) na instituição para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Promovido pela Ong INcluir Petrópolis, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, o evento teve como objetivo abrir o diálogo sobre as possíveis soluções de adaptação de espaços históricos para promover a inclusão, mas também fortalecer o turismo e a economia local. “Nossa intenção é assegurar que moradores e visitantes possam usufruir plenamente da cidade, com oportunidade para todos e ter o direito de ir e vir garantido”, explicou Chen Li Cheng, presidente da Ong, recebeu recentemente o título de Utilidade Pública da Câmara Municipal de Petrópolis. “O INcluir Petrópolis entende que a acessibilidade é um fator essencial de equidade para qualquer cidade. Trazer o arquiteto e consultor Eduardo Ronchetti reforça nosso compromisso com a missão de transformar vidas por meio da inclusão, sempre com respeito, sustentabilidade e justiça social”, destaca Chen Li Cheng, destacando que Ronchetti é uma das maiores referências nacionais em acessibilidade, autor de quatro livros e responsável por mais de 800 projetos em todo o Brasil. Desde novembro de 2024, a UNIFASE/FMP mantém uma parceria com o Projeto INcluir para a captação de óleo de cozinha usado. O resíduo arrecadado tem destinação correta e o valor arrecadado é revertido em ações de inclusão social promovidas pelo projeto. Para facilitar o acesso, seis ecopontos foram disponibilizados: Campus Barão, no Ambulatório Escola, no PSF Estrada da Saudade, no PSF Machado Fagundes, no PSF Boa Vista e PSF Nova Cascatinha. Para participar, basta trazer o óleo de cozinha usado em embalagem plástica com tampa de rosca de qualquer tamanho. A entrega pode ser feita de segunda a sexta, de 8h às 18h, no campus Barão, e de 8h às 17h (com intervalo de almoço de 12h às 13h), nas demais unidades.
15 de setembro de 2025
Faculdade de Medicina de Petrópolis é uma das três instituições do Estado do Rio com selo de qualidade SAEME e está entre as melhores escolas médicas do Brasil.
12 de setembro de 2025
Em celebração ao Dia do Administrador, o corpo docente e os egressos do curso de Administração da UNIFASE foram homenageados no dia 8 de setembro, durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Tiago Damaceno, reconheceu a importância da instituição e de seus profissionais para a formação de gestores comprometidos com a sociedade.  Legenda: Aluisio Pinheiro, diretor do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP; Ana Maria Auler, coordenadora do curso de Administração da UNIFASE; Calebe Leite, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Fátima Lima, professora do curso de Administração da UNIFASE; Marcelo Silveira, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Thiago Damaceno, vereador; Thiago Pires e Wellington Gusmão, egressos do curso de Administração da UNIFASE.