Projeto de Aluna de Enfermagem da UNIFASE Beneficia Deficientes Auditivos no Hospital de Ensino Alcides Carneiro

10 de junho de 2024
Projeto de Aluna de Enfermagem da UNIFASE Beneficia Deficientes Auditivos no Hospital de Ensino Alcides Carneiro

Vídeo Educativo Ensina Cuidados com Recém-Nascidos com Intérprete de Libras

Com o objetivo de incluir puérperas e proporcionar acessibilidade à comunidade surda, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Flávia Verdolin, aluna de Enfermagem do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), visa auxiliar pais ouvintes e surdos. O projeto consiste em um vídeo educativo sobre cuidados essenciais com recém-nascidos, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Rosângela Sant’Anna Amaral, orientadora do TCC e professora da UNIFASE, destaca o compromisso da instituição com a inclusão e a melhoria contínua dos cuidados em saúde. “Sempre incentivamos nossos alunos a desenvolverem trabalhos aplicáveis no ambiente hospitalar ou na comunidade. Ensinamos durante as atividades práticas a compreenderem que aquele paciente deitado no leito tem uma família, que também precisa ser acolhida”, explica.

A maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro foi escolhida para a implementação do projeto. No momento da alta hospitalar, os pais dos bebês receberão um QR code que permitirá acesso ao vídeo educativo.

Este projeto é mais um exemplo do compromisso da UNIFASE com a inovação e a inclusão social, destacando a importância de proporcionar cuidados de saúde acessíveis a todos os segmentos da população.     

“Esse projeto promove a equidade no acesso à informação. As mães surdas muitas vezes enfrentam barreiras na comunicação durante o atendimento de saúde, o que pode resultar em mal-entendidos e cuidados inadequados. Um vídeo educativo em Libras permite que essas mães compreendam plenamente os cuidados necessários para seus bebês, desde a amamentação até os primeiros socorros, além de medidas de prevenção a doenças. Isso não só fortalece a confiança dessas mães, mas melhora a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos. Esse vídeo educativo representa um passo significativo na humanização do atendimento e na inclusão social, pois mostra como a tecnologia e a criatividade podem ser usadas para superar barreiras, garantindo que todos tenham acesso às informações vitais para a saúde de suas famílias. Iniciativas como esta servem como exemplo de boas práticas que podem ser adotadas por outras instituições de saúde”, ressalta Isabelle Geoffroy, coordenadora do curso de graduação em enfermagem da UNIFASE.

Estudante do 9° período de Enfermagem, Flávia Verdolin conta como surgiu a ideia de utilizar LIBRAS no projeto. “Quando me mudei para Petrópolis, morei em um apartamento que tinha uma escola para pessoas surdas ao lado. Ficava observando, interessada na maneira como se comunicavam em Libras. Quando entrei para a graduação, fiquei muito fascinada pela obstetrícia, o que me fez pensar em como essa comunidade de surdos teria acesso às informações que precisam ser passadas pelos profissionais. Então, decidi que seria uma boa maneira de ajudar com esse projeto”, lembra.

Para a realização do vídeo, a aluna Flávia Verdolin teve o auxílio de Cristiane Sena, intérprete, professora de Libras e gestora de Acessibilidade do Sehac. “Esse momento tão especial do nascimento de uma criança não pode ser marcado por falta de informação e insegurança. Então, quando existe o acesso à informação, com a acessibilidade comunicativa, existe segurança, respeito e empatia. Este trabalho desenvolvido pela Flávia corrobora com todo esse movimento. Perceber que os profissionais estão vindo do meio acadêmico com esta consciência profissional, nos dá mais do que esperança, mas a certeza de que teremos profissionais mais qualificados e que vão oportunizar um atendimento digno a toda comunidade surda”, comemora Cristiane.

Outra profissional que colaborou para a produção do vídeo educativo foi Fernanda Gonçalves, que é deficiente auditiva e trabalha no apoio administrativo do Sehac. “Esse cuidado humanizado é extremamente necessário para as mães surdas. Ter o atendimento desde o pré-natal, parto, pós-parto e os cuidados com o recém-nascido é um direito garantido. Eu pertenço à comunidade surda e já ouvi diversos relatos de casais de amigos que são pais e dizem enfrentar alguns desafios, pois nos atendimentos e cuidados profissionais ainda há a falta de acessibilidade, especialmente na comunicação”, pontua.

15 de dezembro de 2025
Curso presencial, credenciado pela ASBAI, tem tradição de mais de 60 anos e oferece formação avançada na área
12 de dezembro de 2025
Durante a cerimônia nacional do SAEME-CFM, realizada no dia 3 de dezembro em Brasília, o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Dr. Álvaro Veiga, recebeu a certificação de acreditação das mãos de um egresso da casa, o médico Mauro Luiz de Britto Ribeiro, atual coordenador do SAEME-CFM. Também participaram da entrega a secretária executiva do SAEME-CFM, Patricia Tempski, e o coordenador executivo do SAEME-CFM, Milton de Arruda Martins.
12 de dezembro de 2025
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis iniciarão o ano de 2026 com novidades em seus Programas de Residência. A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) acaba de aprovar a criação de dois novos programas de residência médica - Infectologia e Medicina de Família e Comunidade (Ano Adicional em Saúde Mental). Paralelamente, a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) autorizou a expansão das especialidades do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, que passa a incluir Odontologia e Fisioterapia. A reitora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, destaca que a ampliação reafirma a missão acadêmica da instituição. “A ampliação da oferta de residências reforça nosso compromisso com uma formação conectada às necessidades sociais e às políticas públicas de saúde. Investir na formação de especialistas em áreas estratégicas como infectologia e saúde mental significa formar profissionais preparados para atuar onde a população mais precisa, fortalecendo o SUS e contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional e nacional. Também avançamos ao expandir a Residência Multiprofissional, fortalecendo a formação integrada entre diferentes áreas da saúde e ampliando nossa capacidade de oferecer um cuidado mais completo, humano e alinhado às demandas reais dos serviços de saúde”, destacou. Os novos programas de residência médica ampliam ainda mais a capacidade da UNIFASE/FMP de responder às necessidades reais de saúde do município e do país. A infectologia ganhou protagonismo durante a pandemia e segue essencial, especialmente diante de conquistas recentes, como a eliminação da transmissão vertical do HIV no Brasil, um marco que reforça a relevância dessa especialidade. Já a saúde mental integrada à atenção básica é um pilar estratégico do SUS, garantindo acesso, continuidade do cuidado e uma visão mais humana e longitudinal do paciente. O coordenador de Residência Médica da UNIFASE/FMP, professor Miguel Koury Filho, destaca que as novas formações reforçam o compromisso institucional com uma medicina alinhada às demandas contemporâneas.“Esses programas chegam para qualificar ainda mais a formação médica, preparando profissionais capazes de atuar com excelência nos diferentes níveis de atenção, tanto em doenças infecciosas quanto em saúde mental. É um avanço importante para o cuidado integral da população”, afirmou. A coordenadora de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da UNIFASE/FMP, Thaise Gasser Gouvêa, lembra que a proximidade com a rede municipal é um diferencial na formação. “A UNIFASE/FMP é uma Instituição de Ensino Superior que está fortemente alinhada com a rede de saúde do Município, o que confere aos nossos Residentes a certeza da formação de qualidade e vivência prática nos equipamentos de saúde de nossa região. É uma iniciativa que potencializa a formação em saúde e a assistência das demandas de saúde nacionais e locais”, pontuou. Programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e Residência em Enfermagem A UNIFASE/FMP oferece, por meio do Programa de Residências Médicas, as especializações em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Ano Adicional, Neonatologia, Endoscopia, Urologia e o mais novos programas de Infectologia e de Medicina de Família e Comunidade – Ano Adicional em Saúde Mental. Há, ainda, o Programa de Residência em Enfermagem, com especializações em Terapia Intensiva, Oncologia e Obstetrícia. Já o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica passa a contar com vagas para profissionais das áreas de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem. Os profissionais da área da saúde que desejam fazer uma especialização na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) devem ficar atentos aos processos seletivos do ENARE (Exame Nacional de Residência em Saúde). O processo seletivo 2025/2026 já encerrou as inscrições e, em janeiro, será iniciada a fase de escolha dos cenários, com divulgação dos programas já disponíveis. A UNIFASE/FMP está cadastrada como Fundação Octacílio Gualberto, com cenários de prática no Hospital Alcides Carneiro para a área médica e uniprofissional, e na Secretaria Municipal de Saúde para a multiprofissional. Outras informações estão disponíveis no site www.unifase-rj.edu.br/pos-unifase/programas-de-residencia .