Professor da UNIFASE/FMP integra grupo que discute a Extensão dentro da Política Nacional de Educação Superior

12 de setembro de 2025
Professor da UNIFASE/FMP integra grupo que discute a Extensão dentro da Política Nacional de Educação Superior

A PNDES vai ordenar e apontar estrategicamente o que é importante para a educação superior no Brasil

O professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, foi convidado a integrar o Grupo de Trabalho que discute a Extensão dentro da Política Nacional de Educação Superior (PNDES). Há um grupo diferente para cada área específica da Educação, com o objetivo de produzir um diagnóstico atualizado e abrangente sobre o ensino superior no Brasil.


O convite para integrar o grupo de "Atividades de extensão na educação superior" foi feito por ele ser o presidente do Forexp (Fórum de Extensão das Instituições de Educação Superior Particulares). "Essa política nacional, no caso da extensão, precisa dar conta de instituições com diferentes características. As universidades públicas têm uma dinâmica diferente, as instituições privadas têm outra, assim como as comunitárias e os institutos tecnológicos. Nas instituições privadas, por exemplo, há faculdades isoladas, centros universitários, como é o caso da UNIFASE... A política nacional precisa dar conta dessa diversidade. Esse grupo de trabalho específico de extensão está conversando com todas elas para tentar traçar uma política que tenha essa abrangência", comenta Ricardo.


O grupo discute temas como organização institucional, planejamento estratégico, aspectos operacionais, inserção curricular e avaliação e reconhecimento da Extensão. "O professor que é responsável pelo grupo convidou diferentes organizações e instituições para ajudar nessa construção. Para ele ouvir e a partir desta escuta, ter elementos para que se possa rascunhar uma minuta do que seria uma política nacional de extensão no ensino superior", explica.


Na UNIFASE/FMP, a extensão é uma parte importante da formação. A instituição conta com pesquisa e metodologia extensionista, através de projetos reconhecidos tanto no Vale do Carangola quanto no Quilombo Boa Esperança, localizado na cidade de Areal (RJ). "É por isso também que fomos chamados para esse grupo, em reconhecimento a esse processo que a gente vem fazendo aqui na UNIFASE/FMP. É muito difícil uma instituição privada, como a nossa, investir em extensão do jeito que ela investe", conclui Tammela.


A experiência bem-sucedida de extensão universitária no Vale do Carangola foi apresentada no Uruguai em fevereiro de 2025, como parte dos cursos de verão da Universidad de La República. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, promovendo experiências transformadoras que vão além da sala de aula.


28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.