Professor da UNIFASE/FMP integra grupo que discute a Extensão dentro da Política Nacional de Educação Superior

12 de setembro de 2025
Professor da UNIFASE/FMP integra grupo que discute a Extensão dentro da Política Nacional de Educação Superior

A PNDES vai ordenar e apontar estrategicamente o que é importante para a educação superior no Brasil

O professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP, foi convidado a integrar o Grupo de Trabalho que discute a Extensão dentro da Política Nacional de Educação Superior (PNDES). Há um grupo diferente para cada área específica da Educação, com o objetivo de produzir um diagnóstico atualizado e abrangente sobre o ensino superior no Brasil.


O convite para integrar o grupo de "Atividades de extensão na educação superior" foi feito por ele ser o presidente do Forexp (Fórum de Extensão das Instituições de Educação Superior Particulares). "Essa política nacional, no caso da extensão, precisa dar conta de instituições com diferentes características. As universidades públicas têm uma dinâmica diferente, as instituições privadas têm outra, assim como as comunitárias e os institutos tecnológicos. Nas instituições privadas, por exemplo, há faculdades isoladas, centros universitários, como é o caso da UNIFASE... A política nacional precisa dar conta dessa diversidade. Esse grupo de trabalho específico de extensão está conversando com todas elas para tentar traçar uma política que tenha essa abrangência", comenta Ricardo.


O grupo discute temas como organização institucional, planejamento estratégico, aspectos operacionais, inserção curricular e avaliação e reconhecimento da Extensão. "O professor que é responsável pelo grupo convidou diferentes organizações e instituições para ajudar nessa construção. Para ele ouvir e a partir desta escuta, ter elementos para que se possa rascunhar uma minuta do que seria uma política nacional de extensão no ensino superior", explica.


Na UNIFASE/FMP, a extensão é uma parte importante da formação. A instituição conta com pesquisa e metodologia extensionista, através de projetos reconhecidos tanto no Vale do Carangola quanto no Quilombo Boa Esperança, localizado na cidade de Areal (RJ). "É por isso também que fomos chamados para esse grupo, em reconhecimento a esse processo que a gente vem fazendo aqui na UNIFASE/FMP. É muito difícil uma instituição privada, como a nossa, investir em extensão do jeito que ela investe", conclui Tammela.


A experiência bem-sucedida de extensão universitária no Vale do Carangola foi apresentada no Uruguai em fevereiro de 2025, como parte dos cursos de verão da Universidad de La República. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, promovendo experiências transformadoras que vão além da sala de aula.


12 de setembro de 2025
Em celebração ao Dia do Administrador, o corpo docente e os egressos do curso de Administração da UNIFASE foram homenageados no dia 8 de setembro, durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Tiago Damaceno, reconheceu a importância da instituição e de seus profissionais para a formação de gestores comprometidos com a sociedade.  Legenda: Aluisio Pinheiro, diretor do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP; Ana Maria Auler, coordenadora do curso de Administração da UNIFASE; Calebe Leite, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Fátima Lima, professora do curso de Administração da UNIFASE; Marcelo Silveira, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Thiago Damaceno, vereador; Thiago Pires e Wellington Gusmão, egressos do curso de Administração da UNIFASE.
11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet
11 de setembro de 2025
Falar sobre o envelhecimento ganha cada vez mais relevância num país em rápida transição demográfica. Segundo dados do último Censo do IBGE, o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil chegou a 32,1 milhões, equivalendo a 15,8 % da população nacional. Pensando nessa temática, a UNIFASE está ampliando sua atuação na área da gerontologia com a realização de dois cursos de extensão voltados ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa. As atividades fazem parte do projeto “Percurso da Pessoa Idosa”, uma trilha de cursos que busca oferecer conhecimento acessível e integrado para diferentes públicos. “O envelhecimento populacional é uma realidade global e compreender esse processo é fundamental para promover saúde, prevenir agravos e assegurar condições que favoreçam um envelhecimento ativo, saudável e digno”, destaca Carolina Laranja, especialista em Enfermagem Gerontológica e professora de ambos os cursos. O primeiro curso, “Envelhecendo com Sabedoria – desmistificando o processo do envelhecer”, será realizado nos dias 20 e 27 de setembro, das 8h às 12h. A proposta é promover uma reflexão sobre o processo de envelhecimento, abordando desde conceitos básicos sobre quem é a pessoa idosa até estratégias de promoção da saúde, hábitos de alimentação e atividade física. O objetivo é ajudar a desconstruir preconceitos e estimular uma visão positiva e saudável sobre essa etapa da vida. Na sequência, será realizado o curso “Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas”, nos dias 18 e 25 de outubro de 2025, também das 8h às 12h. Essa formação vai aprofundar o conhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e os direitos fundamentais garantidos por lei, com destaque para o direito à saúde e a forma de acessar serviços dentro do SUS. Os cursos são voltados para estudantes, profissionais de diversas áreas, educadores, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, pessoas idosas, pessoas que cuidam e familiares de pessoas idosas, profissionais da saúde. Segundo a professora da UNIFASE, Carolina Laranja, capacitar profissionais para os cuidados com a pessoa idosa, além de trazer novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, pode proporcionar para esse grupo qualidade de vida nessa fase. “O crescimento da população idosa amplia a demanda por serviços especializados, pesquisas, políticas públicas e inovação, configurando um campo em expansão e com múltiplas oportunidades em áreas como saúde, educação, assistência social e tecnologia. Além disso, a capacitação garante profissionais cada vez mais qualificados para uma atenção integral e humanizada à pessoa idosa. Isso promove o cuidado adequado, e também o fortalecimento da autonomia, do bem-estar e da qualidade de vida nessa etapa da vida”, finaliza ela. Os dois cursos serão realizados no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/cursos-de-extensao