Como economizar nas compras neste fim de ano?

16 de dezembro de 2020
Como economizar nas compras neste fim de ano?

Gabriel Mamed
Economista e professor da UNIFASE.

Estamos em dezembro, época propícia para as famosas compras do fim de ano. Economizar neste período parece ser uma tarefa cada vez mais difícil, não é mesmo?

Com os preços em alta e a cotação do dólar mais elevada, os gastos neste Natal e no réveillon, com certeza, serão maiores do que no ano passado.

Desde o início do segundo semestre deste ano, os alimentos já vêm experimentando uma alta significativa, tendo o arroz, a carne e o óleo de soja como exemplos evidentes. No entanto, deve-se lembrar que os importados, como o bacalhau, o azeite e algumas frutas sofrerão grande impacto do dólar, influenciando diretamente no preço final para os consumidores. Além disso, é importante lembrar que o mês de janeiro de 2021 já se avizinha com despesas que serão obrigatórias, como o IPTU, o IPVA, a renovação de matrículas em colégios, cursos, etc.

Outro fator importante neste cenário é a lenta recuperação da economia. Com as medidas necessárias de distanciamento social adotadas durante este período de pandemia, muitas pessoas ficaram desempregadas e o nível de renda, para a maior parte da população brasileira, é baixo. Portanto, faz-se necessário um esforço ainda maior para economizar.

Com relação aos alimentos, uma das opções é a substituição de produtos de marcas consideradas superiores, por marcas menos conhecidas (nem sempre isso significa optar por uma qualidade inferior). Outro tipo de substituição é a do produto importado pelo produto nacional. Se as nozes, avelãs, cerejas e ameixas estão muito caras, por que não optar por abacaxis, laranjas, tangerinas e outras frutas nacionais, que existem em abundância aqui?

Há também a possibilidade de modificar algumas receitas de final de ano. Assim, aquelas que levariam postas inteiras de bacalhau, podem ser substituídas pelas que utilizam as lascas, que apresentam preço bem mais convidativo.

No que diz respeito aos presentes, a ordem é restringi-los o máximo possível, presenteando apenas as crianças ou fazendo um amigo oculto, fixando um valor não muito alto, sempre optando pelas chamadas lembrancinhas. Lembrando que ainda estamos na luta contra o Coronavírus. É fundamental que o distanciamento físico e todas as demais medidas de prevenção sejam seguidas neste fim de ano.

Todas as opções acima são válidas! Contudo, a clássica é pesquisar para encontrar os melhores preços. Mercadões e feiras ainda trazem a facilidade de pechinchar junto ao comerciante.

Caso tenha aluguel sendo reajustado nesta época, vale tentar uma negociação junto ao dono do imóvel. Fora isso, reduzir o consumo desnecessário de água, iluminação, telefone e chuveiro elétrico são medidas que devem ser praticadas em qualquer época do ano.

Todos querem o seu 13º, mas lembre-se que ele é seu. Seja senhor (a) dos seus gastos. Por fim, consumir é bom, mas devemos lembrar que o sentido das festas de final de ano é muito mais a união entre os entes queridos, do que o consumo. Pensando assim, já irá economizar muito, não contraindo dívidas, e aproveitando para celebrar a vida!

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.