Como economizar nas compras neste fim de ano?

16 de dezembro de 2020
Como economizar nas compras neste fim de ano?

Gabriel Mamed
Economista e professor da UNIFASE.

Estamos em dezembro, época propícia para as famosas compras do fim de ano. Economizar neste período parece ser uma tarefa cada vez mais difícil, não é mesmo?

Com os preços em alta e a cotação do dólar mais elevada, os gastos neste Natal e no réveillon, com certeza, serão maiores do que no ano passado.

Desde o início do segundo semestre deste ano, os alimentos já vêm experimentando uma alta significativa, tendo o arroz, a carne e o óleo de soja como exemplos evidentes. No entanto, deve-se lembrar que os importados, como o bacalhau, o azeite e algumas frutas sofrerão grande impacto do dólar, influenciando diretamente no preço final para os consumidores. Além disso, é importante lembrar que o mês de janeiro de 2021 já se avizinha com despesas que serão obrigatórias, como o IPTU, o IPVA, a renovação de matrículas em colégios, cursos, etc.

Outro fator importante neste cenário é a lenta recuperação da economia. Com as medidas necessárias de distanciamento social adotadas durante este período de pandemia, muitas pessoas ficaram desempregadas e o nível de renda, para a maior parte da população brasileira, é baixo. Portanto, faz-se necessário um esforço ainda maior para economizar.

Com relação aos alimentos, uma das opções é a substituição de produtos de marcas consideradas superiores, por marcas menos conhecidas (nem sempre isso significa optar por uma qualidade inferior). Outro tipo de substituição é a do produto importado pelo produto nacional. Se as nozes, avelãs, cerejas e ameixas estão muito caras, por que não optar por abacaxis, laranjas, tangerinas e outras frutas nacionais, que existem em abundância aqui?

Há também a possibilidade de modificar algumas receitas de final de ano. Assim, aquelas que levariam postas inteiras de bacalhau, podem ser substituídas pelas que utilizam as lascas, que apresentam preço bem mais convidativo.

No que diz respeito aos presentes, a ordem é restringi-los o máximo possível, presenteando apenas as crianças ou fazendo um amigo oculto, fixando um valor não muito alto, sempre optando pelas chamadas lembrancinhas. Lembrando que ainda estamos na luta contra o Coronavírus. É fundamental que o distanciamento físico e todas as demais medidas de prevenção sejam seguidas neste fim de ano.

Todas as opções acima são válidas! Contudo, a clássica é pesquisar para encontrar os melhores preços. Mercadões e feiras ainda trazem a facilidade de pechinchar junto ao comerciante.

Caso tenha aluguel sendo reajustado nesta época, vale tentar uma negociação junto ao dono do imóvel. Fora isso, reduzir o consumo desnecessário de água, iluminação, telefone e chuveiro elétrico são medidas que devem ser praticadas em qualquer época do ano.

Todos querem o seu 13º, mas lembre-se que ele é seu. Seja senhor (a) dos seus gastos. Por fim, consumir é bom, mas devemos lembrar que o sentido das festas de final de ano é muito mais a união entre os entes queridos, do que o consumo. Pensando assim, já irá economizar muito, não contraindo dívidas, e aproveitando para celebrar a vida!

11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet
11 de setembro de 2025
Falar sobre o envelhecimento ganha cada vez mais relevância num país em rápida transição demográfica. Segundo dados do último Censo do IBGE, o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil chegou a 32,1 milhões, equivalendo a 15,8 % da população nacional. Pensando nessa temática, a UNIFASE está ampliando sua atuação na área da gerontologia com a realização de dois cursos de extensão voltados ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa. As atividades fazem parte do projeto “Percurso da Pessoa Idosa”, uma trilha de cursos que busca oferecer conhecimento acessível e integrado para diferentes públicos. “O envelhecimento populacional é uma realidade global e compreender esse processo é fundamental para promover saúde, prevenir agravos e assegurar condições que favoreçam um envelhecimento ativo, saudável e digno”, destaca Carolina Laranja, especialista em Enfermagem Gerontológica e professora de ambos os cursos. O primeiro curso, “Envelhecendo com Sabedoria – desmistificando o processo do envelhecer”, será realizado nos dias 20 e 27 de setembro, das 8h às 12h. A proposta é promover uma reflexão sobre o processo de envelhecimento, abordando desde conceitos básicos sobre quem é a pessoa idosa até estratégias de promoção da saúde, hábitos de alimentação e atividade física. O objetivo é ajudar a desconstruir preconceitos e estimular uma visão positiva e saudável sobre essa etapa da vida. Na sequência, será realizado o curso “Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas”, nos dias 18 e 25 de outubro de 2025, também das 8h às 12h. Essa formação vai aprofundar o conhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e os direitos fundamentais garantidos por lei, com destaque para o direito à saúde e a forma de acessar serviços dentro do SUS. Os cursos são voltados para estudantes, profissionais de diversas áreas, educadores, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, pessoas idosas, pessoas que cuidam e familiares de pessoas idosas, profissionais da saúde. Segundo a professora da UNIFASE, Carolina Laranja, capacitar profissionais para os cuidados com a pessoa idosa, além de trazer novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, pode proporcionar para esse grupo qualidade de vida nessa fase. “O crescimento da população idosa amplia a demanda por serviços especializados, pesquisas, políticas públicas e inovação, configurando um campo em expansão e com múltiplas oportunidades em áreas como saúde, educação, assistência social e tecnologia. Além disso, a capacitação garante profissionais cada vez mais qualificados para uma atenção integral e humanizada à pessoa idosa. Isso promove o cuidado adequado, e também o fortalecimento da autonomia, do bem-estar e da qualidade de vida nessa etapa da vida”, finaliza ela. Os dois cursos serão realizados no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/cursos-de-extensao
10 de setembro de 2025
A FMP marcou presença na solenidade de abertura das comemorações dos 80 anos do Conselho Federal de Medicina, realizada nesta quarta (10), em Brasília, com a participação de importantes lideranças médicas, políticas e acadêmicas de todo o país. Na foto, o Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Álvaro Veiga e a professora, Eneida Veiga representando nossa instituição neste momento histórico para a saúde brasileira.