Artigo | O que pode ser feito neste momento de crise?

20 de maio de 2020
Artigo | O que pode ser feito neste momento de crise?

Márcia Julião
Economista, especialista em marketing, e professora da FMP/Fase.

O Coronavírus tem provocado grandes prejuízos a diversos setores da economia e causado um verdadeiro caos na saúde financeira de muitas empresas. Ninguém estava preparado para enfrentar tantos desafios impostos pela chegada dessa pandemia. 

Na medida em que nos vimos forçados a permanecer em confinamento, nosso comportamento de consumo se alterou drasticamente. Com essa mudança de rotina, novos hábitos foram introduzidos no nosso cotidiano. A combinação home office /família trouxe novas demandas e uma sobrecarga de trabalho jamais imaginada, principalmente para o público feminino.

Para os profissionais autônomos, as preocupações com trabalho e renda geraram desconforto e impacto financeiro em seus lares. Alguns setores da economia se viram ainda mais prejudicados e afetados pela pandemia, dado que o consumo de alguns produtos e serviços tiveram uma queda significativa.

Durante a quarentena, o comportamento do consumidor mudou, ele passa a acessar mais os sites de e-commerce, dedica mais tempo ao processo de pesquisa por produtos, busca canais de respostas rápidas, navega mais nas redes sociais e busca por conteúdos relevantes principalmente voltados para os assuntos ligados à pandemia. 

Se o clima é de incertezas nas empresas, nas organizações familiares não é diferente. Diante desse cenário confuso, os consumidores estão em busca de experiências positivas, que lhes tragam segurança ao se relacionarem com suas marcas.

Nesse momento, as empresas que estão investindo no engajamento com seu público podem elevar seu nível de participação no “ share of wallet” do seu mercado de atuação.

E o que paira no ar é a pergunta: o que fazer para superar a forte recessão econômica causada pelo Coronavírus? Não há fórmula mágica, mas o que temos acompanhado é que em função da recomendação de confinamento, algumas marcas logo se posicionaram e começaram a incentivar o distanciamento. O Mercado Livre, por exemplo, alterou sua logo, do tradicional “aperto de mãos”, para o “encontro dos cotovelos” numa demonstração clara da preocupação com os efeitos da pandemia. Já a rede do Magazine Luíza, substituiu seus habituais anúncios de TV por orientações, dizendo que os consumidores podem contar com a empresa nesse momento de incerteza, além de estar realizando doações e ter reduzido o valor do seu frete para diversas regiões do país.

O que não dá para negar é que o e-commerce , que já vinha de uma forte expansão nos últimos anos, registrou aumentos consideráveis de vendas, principalmente em algumas categorias, como: higiene, limpeza caseira, produtos para bebês e mercearia, dentre outros.

Os momentos de crise devem ser encarados como uma oportunidade para as empresas se reinventarem. Os consumidores pedem para que se posicionem com ações que possam gerar impacto positivo, facilitando as decisões de compra, gerando mais conforto, informação e praticidade.

Em meio a tantas mudanças provocadas por um inimigo invisível, empresas se veem forçadas a repensar suas ações de marketing. Investir em marketing de relacionamento, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia. Para empresas que já trabalham com o meio digital, essa é a hora de trabalhar a produção de conteúdo relevante, de humanizar a marca e promover a interação com seu público-alvo. Investir nas mídias sociais, nas plataformas de vendas on-line e nos aplicativos de delivery. Essas iniciativas podem ser a saída mais rápida para superar os efeitos trazidos pela COVID-19. 

30 de maio de 2025
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) lançou seu edital de transferência externa para o segundo semestre deste ano, garantindo condições especiais aos estudantes que desejam dar continuidade aos seus estudos na instituição. Os descontos podem chegar a 50%, conforme prevê o edital. Há vagas para os cursos de Administração, Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura), Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. O edital de transferência pode ser acessado no site da UNIFASE, assim como o regulamento da campanha 2025.2, em www.unifase-rj.edu.br/transferencia#TransferenciaUNIFASE . A inscrição no processo de transferência pode ser feita até o dia 15 de agosto. A UNIFASE é reconhecida como um dos melhores centros universitários do país e seus cursos são destaque nas avaliações do Ministério da Educação, tanto em conceitos institucionais quanto no desempenho no ENADE. O curso de Radiologia, inclusive, foi o que teve melhor avaliação no ENADE em todo o Estado do Rio e os cursos de Odontologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Administração mantêm-se entre os melhores, com Administração figurando, há 10 anos, entre os com melhor avaliação, Odontologia ficando em 1º lugar entre as instituições privadas e Nutrição, em 2º também entre instituições privadas. Além da transferência, a UNIFASE também oferece opções de ingresso como segunda graduação, vestibular on-line, ENEM, Prouni e Fies. A UNIFASE tem nota máxima no Ministério da Educação e é reconhecida pela qualidade na formação para o mercado de trabalho. Outras informações podem ser obtidas no site www.unifase-rj.edu.br ou através do WhatsApp, pelos números (24) 98865-0693, (24) 99211-2542 e (24) 99200-4036.
29 de maio de 2025
O evento vai abordar as mais recentes inovações e práticas tecnológicas na área.
28 de maio de 2025
ONU faz alerta global e UNIFASE/FMP propõe caminhos regenerativos com curso de extensão e ações sustentáveis