Artigo | O que pode ser feito neste momento de crise?

20 de maio de 2020
Artigo | O que pode ser feito neste momento de crise?

Márcia Julião
Economista, especialista em marketing, e professora da FMP/Fase.

O Coronavírus tem provocado grandes prejuízos a diversos setores da economia e causado um verdadeiro caos na saúde financeira de muitas empresas. Ninguém estava preparado para enfrentar tantos desafios impostos pela chegada dessa pandemia. 

Na medida em que nos vimos forçados a permanecer em confinamento, nosso comportamento de consumo se alterou drasticamente. Com essa mudança de rotina, novos hábitos foram introduzidos no nosso cotidiano. A combinação home office /família trouxe novas demandas e uma sobrecarga de trabalho jamais imaginada, principalmente para o público feminino.

Para os profissionais autônomos, as preocupações com trabalho e renda geraram desconforto e impacto financeiro em seus lares. Alguns setores da economia se viram ainda mais prejudicados e afetados pela pandemia, dado que o consumo de alguns produtos e serviços tiveram uma queda significativa.

Durante a quarentena, o comportamento do consumidor mudou, ele passa a acessar mais os sites de e-commerce, dedica mais tempo ao processo de pesquisa por produtos, busca canais de respostas rápidas, navega mais nas redes sociais e busca por conteúdos relevantes principalmente voltados para os assuntos ligados à pandemia. 

Se o clima é de incertezas nas empresas, nas organizações familiares não é diferente. Diante desse cenário confuso, os consumidores estão em busca de experiências positivas, que lhes tragam segurança ao se relacionarem com suas marcas.

Nesse momento, as empresas que estão investindo no engajamento com seu público podem elevar seu nível de participação no “ share of wallet” do seu mercado de atuação.

E o que paira no ar é a pergunta: o que fazer para superar a forte recessão econômica causada pelo Coronavírus? Não há fórmula mágica, mas o que temos acompanhado é que em função da recomendação de confinamento, algumas marcas logo se posicionaram e começaram a incentivar o distanciamento. O Mercado Livre, por exemplo, alterou sua logo, do tradicional “aperto de mãos”, para o “encontro dos cotovelos” numa demonstração clara da preocupação com os efeitos da pandemia. Já a rede do Magazine Luíza, substituiu seus habituais anúncios de TV por orientações, dizendo que os consumidores podem contar com a empresa nesse momento de incerteza, além de estar realizando doações e ter reduzido o valor do seu frete para diversas regiões do país.

O que não dá para negar é que o e-commerce , que já vinha de uma forte expansão nos últimos anos, registrou aumentos consideráveis de vendas, principalmente em algumas categorias, como: higiene, limpeza caseira, produtos para bebês e mercearia, dentre outros.

Os momentos de crise devem ser encarados como uma oportunidade para as empresas se reinventarem. Os consumidores pedem para que se posicionem com ações que possam gerar impacto positivo, facilitando as decisões de compra, gerando mais conforto, informação e praticidade.

Em meio a tantas mudanças provocadas por um inimigo invisível, empresas se veem forçadas a repensar suas ações de marketing. Investir em marketing de relacionamento, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia. Para empresas que já trabalham com o meio digital, essa é a hora de trabalhar a produção de conteúdo relevante, de humanizar a marca e promover a interação com seu público-alvo. Investir nas mídias sociais, nas plataformas de vendas on-line e nos aplicativos de delivery. Essas iniciativas podem ser a saída mais rápida para superar os efeitos trazidos pela COVID-19. 

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Curso credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia forma médicos para atuação completa na especialidade
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A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com as inscrições abertas para o ingresso de estudantes por meio do Diploma Internacional Baccalaureate (IB). O processo seletivo, com edital já publicado, oferece cinco vagas para o curso de graduação em Medicina. As inscrições estão abertas até o dia 9 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site https://www.unifase-rj.edu.br/baccalaureate-fmp A divulgação do resultado está prevista para o dia 14 de janeiro de 2026, com matrículas nos dias 15 e 16 de janeiro de 2026. O Baccalaureate é um programa de ensino reconhecido internacionalmente por seu currículo acadêmico rigoroso e interdisciplinar. Com a adesão ao processo, a Faculdade de Medicina de Petrópolis amplia as possibilidades de acesso ao curso de Medicina, valorizando trajetórias escolares de excelência em instituições nacionais e estrangeiras. Para participar, o candidato deve ter concluído o IB a partir de 2023 e indicar a Faculdade de Medicina de Petrópolis como instituição de destino no momento da liberação do certificado oficial. A seleção será feita com base na nota final obtida no Exame IB, respeitando os critérios de classificação previstos no edital. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo Whatsapp, pelos números (24) 98865-0693 ou (024) 99200-4036. Sobre a Faculdade de Medicina Com quase 60 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) é referência na formação de médicos no país. Tem nota máxima no MEC (conceito institucional) e ficou entre as melhores instituições do Estado do Rio de Janeiro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Destaca-se pela qualidade técnica e também pela formação de excelência voltada ao desenvolvimento humano. A instituição, que funciona em um campus parque na região central de Petrópolis, promove uma abordagem multiprofissional e interativa, que valoriza tanto o conhecimento científico como a sensibilidade no cuidado ao paciente. Com infraestrutura de ponta, tem um dos mais modernos centros de simulação realística do país, mesa de anatomia digital e laboratório morfofuncional com peças humanas plastinadas e dissecadas - importadas da Alemanha, com alta qualidade de dissecção e sem formol. Outros destaques são o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), com cursos em cadáver lab, e o Laboratório de Medicina Regenerativa, entre outros. Os estudantes têm à disposição um hospital de ensino conveniado, que é credenciado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, um Ambulatório Escola próprio com mais de 100 mil pacientes cadastrados, e unidades de Saúde da Família geridas diretamente pela instituição. Todos são cenários de estágios e práticas. Mais de 80% do corpo docente é composto por mestres e doutores, garantindo uma formação de alto nível acadêmico e técnico.  A Faculdade de Medicina de Petrópolis também mantém parcerias com instituições de renome nacional e internacional, como a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Universidad del Desarrollo (Chile), a Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e a Universidade do Minho (Portugal), entre outras.