Evento na UNIFASE marca lançamento do Coletivo Cascatinha

10 de julho de 2024
Evento na UNIFASE marca lançamento do Coletivo Cascatinha

Programa piloto da Associação SOS Serra visa a criação de uma rede com poder público, empresas, sociedade civil e terceiro setor, visando o desenvolvimento da região

Um workshop idealizado pela Associação SOS SERRA e conduzido pela Vanto Group, marcou, nesta semana, no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), o lançamento do Coletivo Cascatinha, programa piloto que visa potencializar o trabalho em rede na região de Cascatinha. O objetivo é tornar os bairros mais conectados, mais articulados, mais eficientes em seu dia a dia e melhor preparados para respostas em momentos de emergência.


O workshop reuniu, durante três dias (8, 9 e 10 de julho), um grupo de 50 pessoas selecionadas, entre lideranças do terceiro setor, setor privado e setor público, incluindo representantes de ONGs, escolas, instituições de ensino superior, empresas, associações de moradores, núcleos da defesa civil e representantes da área de saúde, entre outros. 


“É muito poderoso quando a gente consegue criar uma rede de agentes de transformação que levam diferentes olhares, saberes e não saberes para a mesma mesa. A SOS SERRA acredita muito que as melhores soluções surgem da adversidade. E é isso o que aconteceu aqui esses dias”, comenta Patricia Salamonde, diretora de projetos da SOS SERRA.


Convidada a integrar o Coletivo Cascatinha em função da relação próxima com a região e participação ativa no dia a dia da comunidade, a UNIFASE e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) atende, por meio das unidades de Saúde da Família geridas pela instituição, 1/3 da população local, que soma aproximadamente 60 mil pessoas. 


“Temos uma relação estreita com a comunidade. A história da UNIFASE/FMP começou no Cascatinha e, mesmo após a transferência do campus para a Barão do Rio Branco, a instituição manteve na região  as cinco Unidades de Saúde da Família ( Estrada da Saudade I e II, Nova Cascatinha, Machado Fagundes e Boa Vista) e o Ambulatório Escola, que é referência no atendimento à população de Petrópolis tanto por meio do Sistema Único de Saúde quanto com preço popular”, detalha a professora Lívia Teixeira, supervisora das cinco equipes de Unidades de Saúde da Família geridas pela UNIFASE/FMP, lembrando que a UNIFASE/FMP já desenvolve na região, em conjunto com a Defesa Civil, o Ministério Público e outras organizações, o Projeto Comunidade que Cuida da Vida, que visa o detalhamento do mapa participativo de áreas de risco do município, contribuindo para avanços na percepção de riscos pela comunidade e o aprimoramento das ações visando a orientação dos moradores. 


Além de Lívia, representam a UNIFASE/FMP no Coletivo Cascatinha os professores Paulo Sá, coordenador do Ambulatório Escola, Rafael Aragão e Vinícius Romanholi, representando os médicos e enfermeiros das unidades de Saúde da Família, e Gleicielly Zopelaro Braga, professora da Coordenadoria de Extensão da instituição. 


O Coletivo Cascatinha será um grupo de agentes de transformação local (no bairro do Cascatinha), mostrando como se pode alcançar melhores resultados quando se atua em rede. A união do grupo criará uma cultura de comprometimento coletivo que busca o desenvolvimento integral de indivíduos e dos seus territórios, a partir da conexão entre o poder público, empresas, sociedade civil e terceiro setor.

12 de setembro de 2025
Em celebração ao Dia do Administrador, o corpo docente e os egressos do curso de Administração da UNIFASE foram homenageados no dia 8 de setembro, durante uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Petrópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Tiago Damaceno, reconheceu a importância da instituição e de seus profissionais para a formação de gestores comprometidos com a sociedade.  Legenda: Aluisio Pinheiro, diretor do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP; Ana Maria Auler, coordenadora do curso de Administração da UNIFASE; Calebe Leite, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Fátima Lima, professora do curso de Administração da UNIFASE; Marcelo Silveira, egresso do curso de Administração da UNIFASE; Thiago Damaceno, vereador; Thiago Pires e Wellington Gusmão, egressos do curso de Administração da UNIFASE.
12 de setembro de 2025
A PNDES vai ordenar e apontar estrategicamente o que é importante para a educação superior no Brasil
11 de setembro de 2025
A Avenida Barão do Rio Branco vai se transformar mais uma vez em um espaço de promoção da saúde. Neste domingo, 14 de setembro, acontece a 2ª edição do Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, uma iniciativa da UNIFASE/FMP em parceria com a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. As atividades estão programadas para ocorrer das 8h às 12h, próximo à American Pet. Nesta edição será realizada a Campanha “A Vida Continua” que marca o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Outra novidade é o tema “Saúde & Sol”: Proteção Solar em Movimento, que vai explicar a necessidade de se expor ao sol com proteção adequada. Além disso, a comunidade poderá contar com atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, frequência cardíaca, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal e primeiros socorros. Também serão oferecidas atividades educativas, incluindo exposição de imagens radiológicas com patologias e dinâmicas voltadas para o autocuidado. Mais do que serviços de saúde, o Movimenta Saúde busca aproximar estudantes, professores e população, estimulando hábitos saudáveis e fortalecendo a integração entre conhecimento, bem-estar e responsabilidade social. Serviço: Data: Domingo, 14 de setembro Horário: 8h às 12h Local: Avenida Barão do Rio Branco – próximo à American Pet