Especialização em dermatologia: tudo o que você precisa saber para investir na carreira

12 de maio de 2023
Especialização em dermatologia: tudo o que você precisa saber para investir na carreira

A especialização em dermatologia é um dos graus acadêmicos em medicina mais procurados em todo o país. Afinal, esta é uma área em franco crescimento e, por isso, tem uma alta demanda por profissionais qualificados.


Além de tratar problemas estéticos, os profissionais da área são responsáveis por fazer a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de doenças da pele, em pessoas de todas as faixas etárias.


Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente e saiba mais sobre os diversos nichos da área e todas as possibilidades e oportunidades que esta especialização pode trazer para você.


O que é dermatologia?

A dermatologia é a área da medicina que previne, diagnostica e trata diversas condições e doenças do maior órgão do corpo humano, a pele, e todas as áreas adjacentes a ela, como mucosas, pêlos, unhas e cabelos.


Por isso, seus  especialistas tratam doenças como hanseníase, câncer, psoríase, queda de cabelos, vitiligo, alergias, acnes, afecções da boca e das gengivas, em pessoas das mais diversas idades, além de cuidar da estética e manutenção da beleza da pele.


O que eu preciso estudar para ser dermatologista?

Em primeiro lugar você precisa concluir uma graduação em medicina e depois realizar uma especialização em dermatologia. Uma das formas de fazer isso é através da residência médica, que tem duração média de três a quatro anos, dependendo da instituição que você escolher. 


Nela, você fará diversos estágios para conhecer a parte clínica, cirúrgica e abordagens como a dermatopatologia, cosmiatria, doenças auto-imunes, terapias com imunobiológicos e oncologia. 


Ao final do curso você fará a prova do TED (Título de Especialista em Dermatologia) para obter o título de Dermatologista. Esta é uma exigência da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) e  está em conformidade com o
Art. 4º da Resolução do CFM Nº 1634 de 2002.

Há outras formas de fazer uma especialização em dermatologia?

Algumas instituições de ensino médico, públicas e privadas, oferecem pós-graduação em Dermatologia na modalidade lato sensu, com duração média de 12 a 18  meses e aplicação imediata no mercado. No entanto,  elas não vão entregar a você um título de especialista, porque os estágios e práticas aprofundadas só acontecem na residência..


Por outro lado,  algumas das melhores faculdades do país oferecem a pós-graduação em dermatologia em parceria com outras empresas, para que você tenha experiências similares às da residência médica. 


Essa metodologia de ensino fornece a você um alto nível de conhecimentos e competências e te prepara para a obter o título de especialista. Por isso, analise bem cada instituição e escolha aquela que contribuirá efetivamente para o alcance do seu objetivo.


Como obter um título de especialista após a pós-graduação em dermatologia? 

Assim como na residência, você fará a prova do TED exigida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), que, em parceria com a AMB (Associação Médica Brasileira), te entregará a titulação.


Carreira de dermatologia: quais especializações posso seguir?

A dermatologia é uma área médica que oferece diversas subespecializações e está sempre em busca de bons especialistas. Estas trazem mais aprofundamento e contribuem para que você se torne um destaque e referência na área. Confira algumas delas.


Dermatologia estética

Conhecida também como cosmiatria, é a especialização em dermatologia voltada para os procedimentos estéticos e cuidados com a beleza da pele. 

Dermatologia clínica

É voltada para diagnósticos, prevenção e tratamento em hospitais e clínicas de doenças que afetam a pele, cabelos, pelos corporais e unhas. 

Dermatologia cirúrgica

Especialização em dermatologia voltada para o tratamento de lesões cutâneas, remoção de pintas, cistos, lipomas, tumores e outros,  através de cirurgias convencionais, quimiocirurgias, laserterapia e eletrocirurgias. 

Dermatologia laboratorial

É uma especialização voltada para estudos e práticas laboratoriais que ajudam na produção e confirmação de diagnósticos e prognósticos mais exatos.



Dermatologia pediátrica

É uma especialização em dermatologia focada especificamente nos problemas de pele em crianças e jovens.

Dermatologia oncológica

É a área que cuida do diagnóstico, tratamento e prevenção de pessoas com câncer de pele. 

Onicologia

É a subespecialidade que atende casos clínico/cirúrgicos das doenças que afetam as unhas, como fungos e unhas encravadas. 


Tricologia

É a área da dermatologia voltada para o estudo, tratamento e prevenção das doenças e condições do couro cabeludo e dos pêlos do corpo. 


Mercado de trabalho: vale a pena investir nesta carreira?

Quem possui especialização em dermatologia conta com um mercado muito favorável, tanto no setor público e privado, quanto para quem opta pelo próprio consultório.


Algumas subespecializações têm mais destaque e demandas que outras, como a dermatologia estética. A preocupação crescente com a beleza e o surgimento de novas tecnologias, fazem com que esta seja uma das áreas médicas que mais crescem e atraem pacientes no país. 


Segundo uma pesquisa feita pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos cresceu 390% nos últimos anos. Entre eles estão o preenchimento labial, peeling, botox, laser, suspensão com fios, remoção de tatuagens e outros. 


Atualmente, somos o terceiro maior mercado da estética no mundo e isso abre um grande número de possibilidades para os médicos que fazem esta especialização em dermatologia.


E as remunerações?

Assim como outras áreas da medicina, a dermatologia paga boas remunerações e estas dependem de uma série de fatores. Para quem trabalha 20 horas semanais, por exemplo, elas estão entre R$ 4.500,00 e R$ 18.500, dependendo de sua especialização, cidade, número de horas e local de trabalho. 


Faça sua pós-graduação em dermatologia na Faculdade de Medicina de Petrópolis 

Como você viu, a especialização em dermatologia vai exigir muito de você, mas as possibilidades de crescimento são promissoras se você fizer as certas.


Por isso, venha conhecer a pós-graduação em dermatologia da UNIFASE-FMP. Ela te capacita para diagnosticar e tratar as mais diversas doenças e condições da pele, unhas, cabelos e mucosas visíveis, inclusive em subáreas como a dermatologia pediátrica, sanitária, imunobiológica e imunossupressores.


A pós-graduação em dermatologia tem duração de 36 meses, é oferecida em tempo integral e é feita em parceria com o Hospital Central do Exército, onde você estudará e se preparará para obter o título de especialista junto à Sociedade Brasileira de Dermatologia e à Associação Médica Brasileira.


Gostou? Então, se capacite conosco e se torne uma referência em dermatologia.
Clique aqui para saber como funciona a seleção de novos alunos e faça sua inscrição. 


Vai cursar a faculdade de medicina
? Saiba mais sobre o processo seletivo acessando este link. Inscreva-se e venha se capacitar em uma das melhores instituições do país. 


20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME