Como promover o controle social para uma gestão inclusiva? Participe deste debate no programa Ecoar– Diálogos de Cidadania

7 de agosto de 2023
Como promover o controle social para uma gestão inclusiva? Participe deste debate no programa Ecoar– Diálogos de Cidadania

Dia 23 de agosto, quarta-feira, às 14 horas, nos canais da VideoSaúde e UNIFASE no YouTube

Elaborado há doze anos, o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência “Viver Sem Limite” está sendo restruturado por meio de consulta pública. Para debatê-lo, o 17º programa Ecoar – Diálogos de Cidadania traz como temática o primeiro eixo do plano “Gestão Inclusiva e Participativa”, com a seguinte pergunta: “Como promover o controle social para uma gestão inclusiva?” O programa vai ao ar dia 23 de agosto, quarta-feira, às 14 horas, pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube.


Para conversar sobre a importância da participação das pessoas com deficiência na gestão das políticas públicas, foram convidados Hellosman de Oliveira Silva, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Paraíba e Membro do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência do Governo da Paraíba. E Maria Cristina Pedro Biz, colaboradora técnica da Coordenadoria Geral da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Doutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Unicamp e integrante do Grupo de Trabalho sobre Deficiência e Acessibilidade da Abrasco.


O projeto cultural-informativo ECOAR – Diálogos de Cidadania é apresentado por Tuca Munhoz, ativista pelos direitos humanos das pessoas com deficiência. Produzido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), é uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (UNIFASE). Apoiado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), a iniciativa faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.


Venha participar conosco desta discussão com comentários e perguntas sobre os espaços de controle social, a relevância das conferências, bem como o papel dos gestores na garantia da participação social e uso dos dados e indicadores como ferramentas para essa participação. Saiba que o programa conta com autodescrição, feita pelos participantes, interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estenotipia (legendagem ao vivo). 


A sua participação permitirá um desenho de políticas de Estado mais robustas para a promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania.

 

Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-mail: nippis@icict.fiocruz.br.

 

Serviço

17º Episódio Ecoar – Diálogos de Cidadania

Tema: Como promover o controle social para uma gestão inclusiva?

Dia/Horário:23 de agosto (quarta-feira), às 14h

Como assistir: transmissão ao vivo nos canais da UNIFASE e da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube 


 


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.