Ambulatório Escola encerra Campanha Novembro Azul com ação de conscientização e prevenção

1 de dezembro de 2023
Ambulatório Escola encerra Campanha Novembro Azul com ação de conscientização e prevenção

 Desde 2013, o Ambulatório Escola do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) realiza ações de conscientização e prevenção, estimulando a disseminação da Campanha Novembro Azul, que foca sua atenção na saúde masculina. Este ano, o tema central da ação, realizada nesta quarta-feira (29/11), foi "Se cuida, Homem" e "Se cuida, Garoto".  

“A proposta é realmente sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças neste mês mundial de combate ao câncer de próstata, com ações educativas durante todo o dia e estendendo as ações de saúde, cultura e beleza no horário noturno a fim de alcançar os trabalhadores. Juntamente com o Novembro Azul, trabalhamos a campanha Novembrinho Azul, criada pela Lei 14.694/2023. Com o "Se cuida, Garoto", reforçamos os cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos de idade, como vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), autoexame de testículos e incentivo a consultas de rotina”, explicou Lívia da Silva Firmino dos Santos, enfermeira responsável pelo evento.

A ação integrou os alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos da UNIFASE, alunos dos cursos de graduação em enfermagem, psicologia e nutrição, membros da Secretaria de Saúde de Petrópolis do Programa Ist/AIDS, além de alunos do curso técnico profissionalizante de barbeiros do SENAC Petrópolis e integrantes do grupo Karuna Capoeira.

“Queremos trazer a população masculina desde cedo para o ambiente do serviço de saúde e esperamos contribuir para seu autocuidado, a fim de evitar complicações de saúde no futuro. Com essa iniciativa, os alunos de vários cursos podem trazer conhecimentos que talvez esse homem não tenha acesso no seu dia a dia”, salientou.


Durante a ação o público masculino teve acesso a uma série de atividades sobre hipertensão, com aferição da pressão arterial, o diabetes, com verificação da glicemia capilar, saúde mental, saúde bucal, saúde do adolescente, destacando a higiene, vacinação, risco de doenças, câncer de boca, próstata e de pênis, planejamento familiar, apresentando a possibilidade da vasectomia, teste rápido para hepatite B e C, sífilis e HIV, roda de capoeira , consulta de planejamento familiar, além de corte de cabelo e barba. 


“Os homens buscam informações e muitos querem realizar uma consulta com o médico urologista para realização do exame de PSA e toque retal, porém temos dificuldade para inseri-los na rede diretamente. Sendo assim, a consulta de enfermagem do Adulto e Idoso visa acolher esse homem, sanar suas dúvidas e dar início à assistência, através do cuidado integral, para depois encaminhá-lo para o serviço médico, já com o processo de avaliação e, se necessário, com a solicitação de exames iniciada”, finaliza Lívia Firmino.

Ao longo do ano, o Ambulatório Escola oferece todas as especialidades médicas e de atenção à saúde (pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), enfermagem (Criança, Adolescente, Mulher e Adulto/Idoso), gastroenterologia (adulto e infantil), ginecologia, neurologia pediátrica, nutrição, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, alergia pediátrica e ambulatório pós-COVID) são oferecidas através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada), no Serviço de Alergia e Imunologia, no Serviço de Pneumologia e no Centro de Imagem estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Apenas os serviços de odontologia são realizados a preços populares. Além disso, o Ambulatório Escola oferece atividades gratuitas nos grupos: grupo de idosos “Equilíbrio, Corpo e Mente”, grupo de apoio em saúde mental “Desvendando” e o Curso de Gestantes. Mais informações pelo telefone: (24) 2235-2224.

29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.