Ambulatório Escola encerra Campanha Novembro Azul com ação de conscientização e prevenção

1 de dezembro de 2023
Ambulatório Escola encerra Campanha Novembro Azul com ação de conscientização e prevenção

 Desde 2013, o Ambulatório Escola do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) realiza ações de conscientização e prevenção, estimulando a disseminação da Campanha Novembro Azul, que foca sua atenção na saúde masculina. Este ano, o tema central da ação, realizada nesta quarta-feira (29/11), foi "Se cuida, Homem" e "Se cuida, Garoto".  

“A proposta é realmente sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças neste mês mundial de combate ao câncer de próstata, com ações educativas durante todo o dia e estendendo as ações de saúde, cultura e beleza no horário noturno a fim de alcançar os trabalhadores. Juntamente com o Novembro Azul, trabalhamos a campanha Novembrinho Azul, criada pela Lei 14.694/2023. Com o "Se cuida, Garoto", reforçamos os cuidados preventivos com a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos de idade, como vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), autoexame de testículos e incentivo a consultas de rotina”, explicou Lívia da Silva Firmino dos Santos, enfermeira responsável pelo evento.

A ação integrou os alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos da UNIFASE, alunos dos cursos de graduação em enfermagem, psicologia e nutrição, membros da Secretaria de Saúde de Petrópolis do Programa Ist/AIDS, além de alunos do curso técnico profissionalizante de barbeiros do SENAC Petrópolis e integrantes do grupo Karuna Capoeira.

“Queremos trazer a população masculina desde cedo para o ambiente do serviço de saúde e esperamos contribuir para seu autocuidado, a fim de evitar complicações de saúde no futuro. Com essa iniciativa, os alunos de vários cursos podem trazer conhecimentos que talvez esse homem não tenha acesso no seu dia a dia”, salientou.


Durante a ação o público masculino teve acesso a uma série de atividades sobre hipertensão, com aferição da pressão arterial, o diabetes, com verificação da glicemia capilar, saúde mental, saúde bucal, saúde do adolescente, destacando a higiene, vacinação, risco de doenças, câncer de boca, próstata e de pênis, planejamento familiar, apresentando a possibilidade da vasectomia, teste rápido para hepatite B e C, sífilis e HIV, roda de capoeira , consulta de planejamento familiar, além de corte de cabelo e barba. 


“Os homens buscam informações e muitos querem realizar uma consulta com o médico urologista para realização do exame de PSA e toque retal, porém temos dificuldade para inseri-los na rede diretamente. Sendo assim, a consulta de enfermagem do Adulto e Idoso visa acolher esse homem, sanar suas dúvidas e dar início à assistência, através do cuidado integral, para depois encaminhá-lo para o serviço médico, já com o processo de avaliação e, se necessário, com a solicitação de exames iniciada”, finaliza Lívia Firmino.

Ao longo do ano, o Ambulatório Escola oferece todas as especialidades médicas e de atenção à saúde (pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), enfermagem (Criança, Adolescente, Mulher e Adulto/Idoso), gastroenterologia (adulto e infantil), ginecologia, neurologia pediátrica, nutrição, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, urologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, alergia pediátrica e ambulatório pós-COVID) são oferecidas através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada), no Serviço de Alergia e Imunologia, no Serviço de Pneumologia e no Centro de Imagem estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Apenas os serviços de odontologia são realizados a preços populares. Além disso, o Ambulatório Escola oferece atividades gratuitas nos grupos: grupo de idosos “Equilíbrio, Corpo e Mente”, grupo de apoio em saúde mental “Desvendando” e o Curso de Gestantes. Mais informações pelo telefone: (24) 2235-2224.

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.