Faculdade de Medicina de Petrópolis abre período de transferência 2022

17 de dezembro de 2021
Faculdade de Medicina de Petrópolis abre período de transferência 2022

Referência na formação de médicos no país, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com o primeiro processo seletivo de transferência 2022 aberto. As vagas oferecidas são para os estudantes do 4º período da graduação em Medicina, que devem se inscrever até o dia 14 de janeiro. Mas se você é de outro período e quer estudar na FMP, se inscreva concorrendo à transferência e, se surgir uma vaga no período que deseja, já estará inscrito e concorrendo à vaga.

Considerada uma instituição de excelência pelo MEC, a UNIFASE/FMP está em constante transformação e atenta às demandas do mercado. Ao escolher a escola de formação médica, o que todo estudante deseja é ter a garantia de uma faculdade que invista na construção do conhecimento e na preparação de excelência dos futuros profissionais. Por isso, os interessados em construir uma sólida carreira na área da medicina precisam conhecer a ampla infraestrutura da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

“Há mais de 50 anos, a instituição forma excelentes profissionais, oriundos de diversas partes do país. Considerada uma das melhores escolas médicas do Brasil pelo Ministério da Educação, além do renome e do diploma valorizado no mercado, a UNIFASE/FMP também oferece o melhor custo-benefício em Medicina no estado e tem a tradição de excelentes resultados para residências e concursos, com preparação para o mercado de trabalho nacional e internacional”, destaca o médico Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

A UNIFASE/FMP está sempre remodelando a prática do ensino. Além da ampla infraestrutura, com laboratórios de última geração, a instituição possui um Centro de Simulação Realística, onde os alunos vivenciam as situações e os desafios do dia a dia de uma unidade de saúde. O CSR da UNIFASE/FMP é um dos únicos no Brasil disponíveis em uma instituição de ensino. Através de robôs, que respondem como um ser humano às ações praticadas, são realizados treinamentos próximos da realidade, permitindo aos estudantes praticar, corrigir falhas e resolver dúvidas, de forma segura e eficiente. É um importante treinamento prévio, que prepara o estudante para atuar nos variados cenários de prática, da UTI à Atenção Primária, desde o início do curso.

“Essa abordagem educacional é adotada por universidades renomadas no mundo inteiro. Quando o acadêmico ingressar em uma unidade real de saúde, estará ainda mais seguro para realizar os atendimentos e identificar as melhores práticas que devem ser adotadas para pronta recuperação do enfermo. Afinal, nosso compromisso é com a excelência na formação, sempre priorizando o bem-estar de cada paciente que atendemos”, explica Paulo Sá, coordenador do curso de Medicina da UNIFASE/FMP.

Para conhecer a infraestrutura da UNIFASE/FMP e obter mais informações sobre o processo de transferência, basta acessar o site: www.unifase-rj.edu.br ou ligue para (24) 2244-6471 / (24) 98865-0693 (WhatsApp).

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.