Especialização em enfermagem: qual escolher?

2 de dezembro de 2021
Especialização em enfermagem: qual escolher?

Crescer e se especializar é um desejo comum e muito importante na vida de qualquer profissional. Afinal, é uma grande oportunidade para alçar melhores oportunidades, bem como alcançar cargos e salários mais atrativos. A especialização em enfermagem, por exemplo, permite que o profissional esteja muito mais capacitado diante dos desafios, bem como alcance uma progressão rápida no plano de carreira.

Neste artigo falaremos um pouco mais a respeito da importância de uma especialização para a construção de sua carreira, com o foco na especialização em enfermagem. Quer saber mais? Então confira!

Qual é a importância de uma especialização em enfermagem?

Bem, cuidar da saúde das pessoas é algo sério. Por isso, ser um profissional qualificado pode fazer toda a diferença. Para evitar erros e problemas, é fundamental que você possua conhecimentos profundos quanto aos procedimentos que precisará executar.

Nesse caso, uma especialização em enfermagem te ajudará a desenvolver competências e habilidades que te darão mais confiança na realização do trabalho.

Além disso, este investimento em sua carreira será um diferencial que te ajudará a conseguir melhores oportunidades no mercado e, consequentemente, melhores salários, já que para alcançar posições elevadas, a formação costuma ser levada em consideração.

Onde um profissional de enfermagem pode atuar?

Ao contrário do que muitos pensam, há várias oportunidades fora dos ambientes hospitalares, consultórios e clínicas da rede pública e privada.

Você poderá, por exemplo:

  • Trabalhar em estudos científicos e projetos de pesquisa.
  • Se dedicar à carreira acadêmica, dando aulas em escolas e universidades.
  • Realizar atendimentos domiciliares ou em clínicas especializadas – Home Care.
  • Atuar em indústrias no desenvolvimento de equipamentos médicos e produtos hospitalares.
  • Atuar como profissional da saúde e segurança do trabalho.
  • Trabalhar com idosos e pacientes em tratamentos longos.

Como é o mercado de trabalho para a área de enfermagem?

Podemos dizer que é um mercado bastante aquecido para os profissionais que possuem as competências e a qualificação necessárias. 

Clínicas, hospitais e outras organizações de saúde, públicas e privadas estão sempre à procura de especialistas capazes de desempenhar funções específicas e que possuem uma formação técnica de qualidade.

Qual especialização em enfermagem escolher?

As opções são muitas e você pode escolher aquela com a qual se identifica mais. 

1- Especialização em enfermagem em urgência e emergência

Com o foco em complementar a formação dos enfermeiros, essa especialização atua com foco na saúde coletiva e individual.

O profissional que decide ir para essa especialização atuará na urgência e emergência hospitalar, acolhendo pacientes e famílias em suas chegadas ao hospital, sendo também o responsável pela classificação de risco, por meio de análises, podendo atuar também no suporte e procedimentos dos básicos aos avançados.

2- Especialização em enfermagem clínica

Enfermeiros que decidem ir para essa especialização são preparados para atuar nas áreas de internação do adulto para tratamentos em cardiologia, oncologia, geriatria, transplante, ortopedia, neurologia e outras áreas mais.

É um curso bastante prático e que exige disciplina por parte do estudante.

3- Especialização em enfermagem do trabalho

Forma profissionais para atuarem na manutenção e bem-estar dos trabalhadores, atuando em comissões de saúde e segurança do trabalho em empresas dos mais diversos segmentos de mercado.

Além disso, podem optar por prestar consultorias especializadas. 

Você se especializará em prevenção de acidentes, doenças ocupacionais, saúde mental no trabalho, gestão de resíduos e meio ambiente e outros.  

4- Especialização em enfermagem Neonatal

É considerada como alta enfermagem e requer profissionais extremamente qualificados e comprometidos.

É a área que cuida de recém-nascidos saudáveis, prematuros ou doentes. Além deles, as famílias também deverão receber todo o suporte necessário.

Você estudará sobre pediatria, neonatologia e gestão de saúde, e poderá atuar em creches, escolas, clínicas, hospitais e demais unidades de saúde.

5- Especialização em enfermagem Pediátrica

Esta especialização prepara você para atender crianças de todas as idades em diversas situações, como em casos de internações e consultas. 

O profissional de enfermagem pediátrica, aprenderá sobre o processo de desenvolvimento infantil e precisa conhecer todo o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, para trabalhar com eles conforme prevê a lei.

6- Especialização em enfermagem Obstétrica

O foco da enfermagem obstétrica é cuidar de gestantes até o momento do parto. Assim como todos outros, este profissional precisa prestar um atendimento mais sensível e humanizado.

Um enfermeiro especialista em obstetrícia assistirá às gestantes durante o pré-natal, o parto e puerpério. 

Na especialização você aprenderá sobre a gestação, o parto, o pós-parto, com todas as suas questões fisiológicas e patológicas. Você poderá atuar em maternidades, clínicas e hospitais e também fazer acompanhamento domiciliar.

7- Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental

Através desta especialização, você desenvolverá as competências necessárias para atuar em hospitais psiquiátricos, públicos e privados, clínicas de reabilitação e asilos.

É uma área que exige bastante preparo.

Além disso, você estudará sobre saúde mental das pessoas de todas as idades, sobre os tratamentos ministrados, drogas utilizadas, dependência química e outros.

8- Enfermagem em UTI

Os desafios enfrentados em UTIs requerem uma qualificação profissional muito importante. Isso porque o profissional especialista lidará com situações de alta complexidade e deverá prestar atendimento com foco no aumento do sucesso do tratamento do paciente.  

Por haver um número menor de profissionais que se dedicam a ela, é uma das especializações mais valorizadas.

Nela você estudará sobre urgência e emergência, aspectos legais e éticos, atendimento humanizado e outros.

uti

9- Enfermagem Oncológica

Você se especializará no atendimento a pacientes com câncer e aprenderá sobre todas as particularidades deste tipo de tratamento, sobre a delicadeza e singularidades deste tipo de situação. 

Você poderá trabalhar com oncologia clínica, cirúrgica e cuidados paliativos em instituições de saúde públicas e privadas.  

10- Especialização em enfermagem em Geriatria e Gerontologia

Esta especialização prepara o profissional para o atendimento a pacientes da terceira idade, trazendo mais segurança, conforto e atenção a eles. 

Você aprenderá sobre a anatomia e fisiologia do envelhecimento  e como prestar  um atendimento especial, individualizado e humanizado.

11- Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Você se especializará para atender pacientes com o sistema cardiovascular comprometido.

Por isso, se aprofundará nos estudos sobre o sangue e o coração e sobre como prestar assistência através de cuidados clínicos, intensivos e intervencionistas. 

Você também poderá trabalhar com gestão de serviços e com pesquisas científicas. 

12- Especialização em enfermagem em Nefrologia

Esta especialização prepara o profissional para o atendimento a pacientes com problemas renais em hospitais ou em clínicas de hemodiálise.

Alguns dos temas estudados na especialização são: assistência ao paciente renal, anatomia e fisiologia renal, gestão do SUS e protocolos na área da Saúde.

13- Enfermagem em Home Care

É uma área que vem crescendo muito, pois as necessidades de atendimento a idosos ou pacientes em tratamento prolongado também tem crescido.

O mercado é amplo e é possível trabalhar também com análises periciais de faturas emitidas pelas empresas de home care.

home care

14- Enfermagem em Neurocirurgia

É uma especialização em enfermagem que prepara profissionais para trabalhar com pessoas com doenças neurológicas e neurogênicas e atuar na sua prevenção, 

Você estudará sobre toda a vivência deste tipo de paciente, pois os distúrbios no sistema nervoso central podem afetá-lo como um todo. 

15- Enfermagem em Estomaterapia

O especialista em estomaterapia cuida de pacientes com estomias, incontinências e feridas agudas e crônicas na região anal e urinária, cateteres, drenos e fístulas. 

Ele trabalha no tratamento, prevenção e reabilitação destes pacientes em consultórios públicos e privados, hospitais e pode prestar assistência domiciliar. 

16- Enfermagem em estética ou Dermatologia

Prepara o profissional para trabalhar com cuidados da derme. Ao escolher esta especialização em enfermagem, você poderá realizar procedimentos estéticos em pacientes diabéticos, com lesões de pele ou úlceras e queimaduras. 

Além disso, você estudará sobre anatomia e fisiologia da pele, sobre avaliação de feridas, se capacitará em dermatologia cirúrgica e se aprofundará na assistência ao paciente queimado.

17- Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde

Esta especialização em enfermagem capacita o profissional para atuar com gestão de riscos assistenciais na prestação de cuidados em saúde. 

Ao final do curso ele estará apto a desenvolver modelos de gestão de riscos e segurança do paciente,atuar na melhoria dos processos e sistemas, fazer a análise de riscos do gerenciamento de ocorrências adversas e sinistros em geral. 

18- Especialização em enfermagem e podiatria clínica

O enfermeiro que opta em se especializar em podiatria clínica é aquele que foca as suas atividades diárias em promover uma melhora da saúde global do paciente, atuando com prevenções primárias, diagnosticando e tratando os problemas relacionados aos pés e tornozelos.

Como escolher a melhor especialização em Enfermagem?

Diante de tantas opções é normal surgirem dúvidas. No entanto, é possível decidir com tranquilidade analisando alguns pontos principais, que vamos listar para você agora. Confira! 

#1 Defina objetivos pessoais e profissionais 

Você sabe onde deseja chegar em sua carreira e vida pessoal? Se sim, isso já é uma grande ajuda no processo de decisão. Se você tem uma meta salarial, por exemplo, talvez ela não seja alcançada através de uma determinada especialização, mas em outra sim.

Há também as metas pessoais que podem ser prejudicadas ou alcançadas em função da escolha que você fizer. Pese os prós e caminhe em direção a seus objetivos.

#2 Selecione a modalidade ideal para o seu perfil

Alguns profissionais se sentem melhor trabalhando com crianças e adolescentes, enquanto outros preferem trabalhar com aqueles que estão em situação mais vulnerável. 

Opte pelo que te motiva e desperta mais interesse.

#3 Conheça a especialização e defina a instituição

Busque conhecer a fundo sua especialização e depois opte pela melhor instituição .É primordial que ela seja referência no meio acadêmico e conhecida por sua tradição, Ela precisa ter bases sólidas e ser capaz de entregar uma formação de excelência.

Certifique-se de que ela tem boa infraestrutura, que seus cursos têm as melhores notas e o reconhecimento do MEC. Além disso, ela deve oferecer todos os recursos, inclusive tecnológicos, para garantir sua formação.

Decisão tomada?

Chegou a hora de dar o próximo passo! A UNIFASE tem tudo que você precisa para se tornar um especialista de destaque na área da saúde, pois somos referência. 

Visite o nosso site , conheça nossos diferenciais e escolha a especialização que mais combina com você!

29 de outubro de 2025
Até quinta-feira (30) acontece a 31ª Semana Científica da UNIFASE/FMP, que neste ano tem como tema "Entre a serra e o mar - interfaces entre saúde, ecossistemas e tecnologias", promovendo uma troca de ideias entre os conhecimentos acadêmicos e a sociedade. "Toda escola é uma casa de aprendizado, mas é um aprendizado que não pode jamais ser desconectado da realidade da sociedade. Saúde é um conceito muito amplo, que fala do bem-estar global das pessoas, mas está diretamente ligada ao meio ambiente, onde nós vivemos e nos desenvolvemos. O nosso aprendizado, nosso fazer e nossa tecnologia não podem jamais estar descolados desse bem-estar do cuidado com os outros e da própria existência. A Semana Científica da UNIFASE/FMP tem que ser vista sob essa perspectiva de trazer os nossos saberes para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e saudável", comenta Jorge D á u, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. São mais de 1.100 inscritos, 234 trabalhos aprovados e mais de 70 palestrantes em um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição. "É muito importante trazermos para a nossa reflexão esse tema, que é o assunto do momento. Estamos a poucas semanas da COP30, que vai justamente discutir como estamos tratando a vida. Desejo que durante a Semana, os participantes vejam, reflitam e tirem as suas conclusões sobre que lado estamos no processo", acrescenta o professor Abílio Aranha, pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP. A programação conta com mesas-redondas, oficinas temáticas, palestras, mostras de trabalhos e apresentações culturais , abordando questões como inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas em saúde. "Num mundo onde o acesso à informação é ilimitado, seja ela verídica ou não, e que as respostas estão todas aí, é cada vez mais importante a gente conhecer quais são as perguntas relevantes, que podem mudar a qualidade de vida da população e melhorar o ambiente em que vivemos. Não é possível reconhecer as perguntas sem uma escuta atenta, sem uma interlocução, sem uma troca, e essa Semana é o espaço para isso", completa o professor Ricardo Tesch, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP. A professora Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição e da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UNIFASE/FMP , foi a mediadora da mesa de abertura, que contou com a participação de Luana Pinho, professora associada da Faculdade de Oceanografia da UERJ, e Vitória Custódio, geógrafa e gerente de Prevenção e Preparação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis. A professora Luana falou sobre como o aumento da temperatura dos oceanos impacta a região serrana. "Se associarmos as mudanças globais, como o aumento de C02 e o aumento da temperatura dos oceanos, consequentemente teremos o aumento da evaporação, das nuvens que vão se condensando, e o aumento das chuvas. É a partir daí que começamos a visualizar e a entender mais diretamente como as mudanças climáticas e as alterações nos oceanos podem também impactar quem mora na serra", explica. Já Vitória mostrou o mapa de risco geológico de Petrópolis e a topografia da bacia do Rio Quitandinha, que é a que mais sofre com risco hidrológico. "Para além de todas as condições naturais que já tínhamos para essa inundação ser tão severa, ainda temos a ocupação urbana e todas as questões antrópicas que influenciam ainda mais esse processo, como a impermeabilização do solo, a quantidade de construções, o esgotamento sanitário sendo despejado, enfim, tudo isso piora ainda mais o nosso cenário de risco", analisa. De acordo com a geógrafa, os riscos e desastres estão associados à população e sua exposição às ameaças presentes, podendo ser desencadeados por ameaças naturais ou antrópicas (atividades humanas), sendo sempre classificados como socioambientais por seus impactos. Além das ações comunitárias promovidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Vitória mencionou ainda o projeto "Comunidade que cuida da vida", em parceria com a UNIFASE/FMP, na qual os estudantes juntos à equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, coletam informações fundamentais sobre vulnerabilidades da população para uma resposta mais eficiente em situações de desastres. A programação, que segue até quinta-feira (30), está disponível no site da instituição: https://www.even3.com.br/xxxi-semana-cientifica-unifasefmp-596978/ Câmara entrega título de utilidade pública municipal à UNIFASE/FMP Durante a abertura do evento, o vereador Dr. Aloisio Barbosa Filho entregou o Título de Utilidade Pública à Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. "É uma honra estar aqui como representante do Legislativo e poder homenagear a instituição que me formou. Todo gestor público deve honrar essa instituição, porque a saúde pública que temos hoje em Petrópolis deve muito à UNIFASE/FMP, através dessa parceria com o município", disse o vereador. "Não havia um melhor momento para fazer essa entrega do que na abertura da Semana Científica. Fico lisonjeada de receber esse reconhecimento público, mas mais do que a formalidade que tem implicações jurídicas legais, poder ouvir uma palavra daquele que tem uma tradição de vivenciar a FMP", destacou a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 
28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar