UNIFASE oferece novo curso de Especialização em Tecnologias Digitais, Neurociência e Prática Pedagógica

18 de novembro de 2021
UNIFASE oferece novo curso de Especialização em Tecnologias Digitais, Neurociência e Prática Pedagógica

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) está com inscrições abertas para a nova especialização em Tecnologias Digitais, Neurociência e Prática Pedagógica. Com 10 meses de duração, o curso tem carga horária de 360 horas.

“Essa especialização tem a proposta de analisar, com referenciais teóricos da Pedagogia e da Neurociência, a aplicação das tecnologias digitais no novo contexto pedagógico da pandemia e no pós-pandemia. Vamos discutir e fundamentar o uso das tecnologias digitais na área da educação superior e da educação básica em geral, com o estudo da neurociência e neuropedagogia, implementando essas tecnologias no planejamento, execução e avaliação de projetos de aprendizagem (prática pedagógica). É fundamental que os profissionais estejam aptos para aplicar as novas metodologias/fundamentações ou mesmo adaptar as tecnologias existentes no novo cenário educacional”, explica a Profª Drª Miriam Heidemann, coordenadora da Especialização em Tecnologias Digitais, Neurociência e Prática Pedagógica da UNIFASE.

Apresentando temas inovadores, como “Tecnologias educacionais digitais, com fundamentação pedagógica na neurociência” e “Formação docente multifacetada”, o curso busca especialização dos professores envolvidos, diante dos novos desafios da Educação do século XXI.

Esse novo curso de pós-graduação oferecido pela UNIFASE será realizado na modalidade totalmente a distância, possibilitando também algumas aulas síncronas que estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

“O nosso objetivo é destacar as tecnologias digitais como ferramenta, trabalhando com a neurociência mediante o envolvimento biológico no ato de aprender. A interação dessas diversas áreas, dinamiza a formação docente, integra as metodologias ativas e permite reflexão sobre a prática  pedagógica”, destaca a Prof.ª Silvia Bustamante, Livre Docente em Psicologia e Coordenadora da Especialização em Tecnologias Digitais, Neurociência e Prática Pedagógica da UNIFASE.

O conteúdo programático da Especialização conta com: Tecnologias Digitais, Transformação Digital,   Cibercultura e Integração de Mídias, Neurociências e Neurobiologia da  Aprendizagem, Ecologias Cognitivas,  Educação e Pós-modernidade, Metodologias Ativas e Problematização, Mediação Pedagógica, e Gestão de Projetos, Prática Pedagógica  e Pesquisa  ( TCC, monografia/artigo/produto) As inscrições e outras informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br  ou pelo telefone: (24) 2244-6468 / WhatsApp: (24) 98865-7504.

17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.