Projeto de internacionalização da UNIFASE leva estudantes holandesas de Odontologia para o Ambulatório Escola e para a Escola Municipal Bataillard

6 de dezembro de 2023
Projeto de internacionalização da UNIFASE leva estudantes holandesas de Odontologia para o Ambulatório Escola e para a Escola Municipal Bataillard


Entre setembro e novembro, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) recebeu duas estudantes do curso de Odontologia da Universidade de Amsterdã (
Academic Center for Dentistry Amsterdam - ACTA). Manouk de Wolf e Inez Maria Rood vieram realizar um intercâmbio no Brasil para agregar novas experiências em sua formação e complementar sua pesquisa sobre atendimento odontológico em crianças. 


As  estudantes holandesas vieram para Petrópolis através de um projeto que existe desde a criação do curso de Odontologia da UNIFASE, no qual estudantes da ACTA vêm participar de atividades que acontecem na Escola Municipal Bataillard, na Mosela. Ao longo do tempo, essas ações na escola começaram a acontecer com os alunos da instituição independente da presença de intercambistas. A novidade deste semestre foi a inclusão dos atendimentos no Ambulatório Escola (AMBE) da UNIFASE, no Cascatinha. Somando as atividades, as estudantes atenderam por volta de 150 crianças. 


“Não é só um aprendizado de odontologia, é um mecanismo de ampliar os horizontes, uma troca de vivências, de culturas, etc”, explica Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia.


Manouk decidiu por realizar o intercâmbio em Petrópolis e convenceu sua colega Inez a vir também para continuarem juntas suas teses de graduação, com o tema “
Avaliação  e tratamento da cárie dentária em crianças”


“Eu acho que é muito bom para nossa carreira como dentistas, porque nós conseguimos ver muito mais pacientes do que tínhamos na Holanda, principalmente na odontologia pediátrica. Tivemos excelente supervisão das professoras da UNIFASE nas atividades acadêmicas e suporte de estudantes da Odontologia que nos ajudaram com dicas sobre a cidade, conta Manouk.


Além da Profa. Vera Soviero, as professoras Patrícia Reis, Roberta Jorge e Bianca Guerra atuam diretamente na supervisão dos estudantes estrangeiros que vêm realizar o intercâmbio na UNIFASE.


As holandesas aproveitaram o intercâmbio para conhecer a cidade e alguns outros pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, criando até uma conta no instagram (@dutchiesinbrazil) para relatar um pouco das suas experiências e mostrar um pouco de seus trabalhos.


“A experiência no geral foi muito boa, nós realmente gostamos do Brasil. Nos sentimos muito seguras em Petrópolis, as pessoas são muito gentis, a comida é muito boa e o clima é agradável”, relata Inez. 


A vinda dessas alunas estrangeiras faz parte de um processo de internacionalização da UNIFASE, o qual busca parcerias para aumentar a visibilidade da instituição e criar mais oportunidades para seus alunos. Essas parcerias são muito importantes para disseminar o interesse por essa experiência internacional entre os estudantes. 


“Eu aprendi muito com elas, tanto na questão da linguagem e cultura mesmo, mas de ver também a questão da odontologia no resto do mundo. Tenho que agradecer muito por essa oportunidade e eu tenho certeza de que vai me influenciar positivamente pelo resto da minha vida profissional”, comenta Nara Moon, aluna do 4º período de Odontologia da UNIFASE.

29 de janeiro de 2026
Iniciativa promoverá intervenções com pacientes, familiares e profissionais de saúde, levando muito riso, alegria e afeto para ambientes hospitalares
28 de janeiro de 2026
Com foco na qualificação profissional e na valorização da atuação do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde (SUS), a UNIFASE realiza no dia 7 de fevereiro o Workshop “Fundamentos da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde”. A atividade é gratuita, presencial e acontece das 9h às 12h, no Campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. Voltado para fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia, o workshop tem como objetivo apresentar os fundamentos da atuação da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde (APS), articulando bases conceituais, experiências práticas no SUS e uma reflexão crítica sobre a formação profissional. A proposta é ampliar a compreensão dos participantes sobre o papel do fisioterapeuta na APS e estimular o interesse pela qualificação na área. Pois, embora a APS seja estruturante no SUS, o workshop vai mostrar que seus conceitos e ferramentas também podem ser aplicados no setor privado, desmistificando a ideia de que a APS é exclusiva do SUS. O workshop será conduzido pela fisioterapeuta Renata Lopes Pacheco, mestre em Saúde Coletiva e Controle do Câncer pelo INCA e coordenadora da Pós-Graduação em Fisioterapia em Atenção Primária à Saúde da UNIFASE. Com ampla experiência na área, a professora trará uma abordagem que integra teoria, prática e debate crítico. As inscrições vão até o dia 4 de fevereiro e podem ser feitas no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-fundamentos-da-fisioterapia
27 de janeiro de 2026
Curso lato sensu prepara médicos para atuação nas diferentes áreas da perícia médica