MEC destaca curso de Odontologia da UNIFASE como um dos melhores do país

15 de fevereiro de 2024
MEC destaca curso de Odontologia da UNIFASE como um dos melhores do país

O curso de Odontologia do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) ganhou destaque no cenário nacional. Em avaliação dentro do processo de reconhecimento do curso, o Ministério da Educação elogiou a metodologia diferenciada, a ampla estrutura, o investimento em novas tecnologias e a integração com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo considerado pela comissão de avaliadores como "de excelência e altamente diferenciado em nível nacional", certificado com nota máxima.


A portaria que formalizou o reconhecimento do curso de Odontologia da UNIFASE foi publicada no Diário Oficial da União em 12 de janeiro e a excelente avaliação do Ministério da Educação foi celebrada pela direção e o corpo docente. "Temos compromisso com a formação científica, ética e humanística dos nossos alunos. Ver que os avaliadores perceberam esta preocupação e que constataram, in loco, nos impulsiona para seguirmos esse caminho", afirma a diretora da UNIFASE, professora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.


O curso de Odontologia da UNIFASE também é destaque no Enade, tendo o melhor desempenho na área dentre as instituições privadas do Estado do Rio. "Temos um diferencial importante, que é a integração dos cursos da área de saúde com o SUS. Isso proporciona aos nossos alunos uma vivência mais completa, capaz de mudar a percepção do mundo e do exercício da profissão. É uma experiência que destaca nossos estudantes não apenas no cenário municipal, mas também no âmbito nacional", detalha o coordenador geral de Ensino, Abílio Aranha.


Na UNIFASE, os alunos do curso de Odontologia têm acesso às mais modernas tecnologias, com amplos laboratórios. Eles também têm a garantia do estágio de excelência, que é assegurado pela própria instituição em suas estruturas próprias para a prática, incluindo o Ambulatório Escola, em Cascatinha, que é referência na região, e cinco Unidades de Saúde da Família.


“Nossos alunos contam com infraestrutura moderna e tecnologia digital desde a bibliografia eletrônica acessível de suas casas, laboratórios equipados com equipamentos de última geração e clínicas com prontuário eletrônico, radiologia 100% digital e fluxo digital com scanner intraoral e fresadora para reabilitação protética. Ao longo da graduação, inúmeras atividades extracurriculares são oferecidas, inclusive projetos de iniciação à pesquisa, de extensão e intercâmbio internacional. Além disso, os alunos que têm interesse na vida acadêmica podem iniciar nas atividades de monitoria e de pesquisa desde o início do curso. Os profissionais que se formam na UNIFASE têm êxito nos concursos para residências, Mestrado e Doutorado nas instituições mais reconhecidas do país e do exterior e muitos já conquistaram espaço de destaque na prática profissional”, finaliza Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da UNIFASE.



Neste momento, a UNIFASE está com inscrições abertas para o vestibular. Além do curso de Odontologia, a instituição oferece, ainda, a graduação em Nutrição, Radiologia, Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Psicologia. Na área de Gestão, a instituição tem os cursos de Administração, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos. Destes, os cursos de Radiologia, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos são cursos superiores tecnólogos, que podem ser concluídos em prazo mais curto, de 2 a 3 anos.


29 de julho de 2025
Descubra como a fisioterapia na atenção primária à saúde fortalece o SUS e conheça a nova pós-graduação da UNIFASE/FMP com foco em APS.
28 de julho de 2025
Descontos são válidos para nove cursos e funcionários do Hospital Alcides Carneiro também têm condições especiais
25 de julho de 2025
Estudantes extensionistas da UNIFASE/FMP e da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, participaram de uma vivência imersiva no Quilombo Boa Esperança, em Areal/RJ. Entre os dias 14 e 20 de julho, os alunos se dedicaram a ações de escuta, troca de saberes e construção coletiva com os moradores da comunidade quilombola. “Como extensionista uruguaio, vivenciar a relação que a UNIFASE/FMP constrói com a comunidade quilombola nos inspira a aprofundar o diálogo de experiências e saberes em uma perspectiva regional. A UdelaR reconhece a importância da colaboração e da complementaridade para refletirmos sobre o papel da extensão universitária nas sociedades do conhecimento do século XXI”, destaca Kail Márquez García, professor da UdelaR. A atividade fez parte de um projeto de extensão que já acontece há mais de um ano e teve como foco o fortalecimento de vínculos, o reconhecimento das realidades do território e o aprendizado sobre o cuidado em sua dimensão mais ampla — afetiva, social e política. Ao longo da semana, os estudantes foram acolhidos pelas famílias da comunidade, que compartilharam não apenas suas rotinas, mas também seus saberes e histórias. Ao final da vivência, os participantes realizaram uma devolutiva à comunidade, reunindo reflexões e aprendizados construídos de forma coletiva. “Foram dias de troca profunda entre o quilombo e a cidade, onde a beleza da cultura encontrou a dureza da desigualdade. Mostramos nossa resistência, nossas dores e esperanças, e plantamos em cada visitante um olhar mais humano e consciente”, explica Danilo da Silva Barbosa, quilombola. A iniciativa reforça o papel da extensão universitária como espaço de formação integral, valorizando o diálogo com diferentes contextos e promovendo experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Na UNIFASE/FMP, a extensão é parte viva da formação — criando pontes entre saberes e territórios. "Vivências como essa nos lembram que a universidade não deve apenas formar profissionais, mas cidadãos comprometidos com a realidade social e preparados para escutar e construir junto", comenta a docente de Extensão da UNIFASE/FMP, Gleicielly Braga.