Conheça UNIFASE das Profissões

19 de setembro de 2022
Conheça UNIFASE das Profissões

No último dia 15 de setembro aconteceu o Unifase das Profissões – um evento anual, ideal para quem tem dúvidas sobre a vocação e sobre qual carreira seguir.

Por ser um sentimento comum aos alunos do Ensino Médio,  o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto / Faculdade de Medicina de Petrópolis realiza, todos os anos, o evento UNIFASE das Profissões.

unifase das profissões - Unifase
unifase das profissões – Unifase

Através dele é possível esclarecer dúvidas, conhecer melhor as opções de cursos oferecidos pela instituição e sentir mais de perto a realidade de uma vida universitária.

C onfira a seguir tudo o que acontece em cada edição do evento e faça sua inscrição.  

O que é UNIFASE das Profissões?

O UNIFASE das Profissões é um evento anual, destinado a todos os estudantes do ensino médio que precisam de mais informações para decidirem com segurança sobre sua futura carreira. 

Ele acontece no Campus da UNIFASE/FMP , na cidade de Petrópolis e tem como objetivos: 

  • Orientar os estudantes sobre os detalhes de cada curso;
  • Promover uma experiência estimulante e esclarecedora, em um ambiente diferenciado; 
  • Orientar os estudantes através de palestras com profissionais altamente qualificados.  

Por isso, além de conhecer o campus e toda a estrutura de uma das melhores instituições de ensino superior do país, no Unifase das profissões, você poderá participar de palestras e oficinas ligadas a alguns dos diversos cursos de graduação oferecidos pelo centro universitário.

Quais as carreiras abordadas?

O evento UNIFASE das Profissões oferece aos alunos o contato com informações sobre os cursos oferecidos pela UNIFASE/FMP. 

Administração

A Graduação em Administração visa formar profissionais com uma ampla visão organizacional, espírito empreendedor e conscientes de sua responsabilidade social. 

Esta graduação é oferecida na modalidade de bacharelado, tem duração média de 4 anos, faz parte da área de ciências humanas e oferece uma formação multidisciplinar com ênfase nas áreas de finanças, marketing, produção, recursos humanos e teoria organizacional.

Enfermagem

A  Enfermagem forma profissionais capazes de manter, recuperar, prevenir e promover a saúde das pessoas. Ela pode ser feita na modalidade bacharelado ou licenciatura e tem duração  média de 4 anos e meio. Na UNIFASE, o Curso de Enfermagem é oferecido nas modalidades licenciatura e bacharelado. 

Medicina

O curso de medicina forma profissionais para atuarem na pesquisa, combate e cura dos mais diversos tipos de doenças e, por isso, precisam estar aptos para solicitar exames, realizar diagnósticos, esclarecer dúvidas e propor tratamentos adequados a cada caso. 

O curso é oferecido na modalidade de bacharelado pela FMP – Faculdade de Medicina de Petrópolis – via vestibular específico. Este curso  tem duração média de 6 anos e a área de atuação dependerá da especialização médica escolhida pela profissional de medicina.

Nutrição

O curso de Nutrição desenvolve profissionais orientados para a  promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação.A modalidade é  bacharelado e tem duração média de 4 anos. 

Além de disciplinas específicas ligadas à nutrição, como composição de alimentos e dietética, o curso, por seu caráter multidisciplinar, oferece também aulas de anatomia, fisiologia e bioquímica.

Odontologia

O bacharel em Odontologia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à saúde bucal das pessoas, como os ligados à mordida, gengiva e dentes. Portanto, o aluno estudará sobre a boca, mandíbula, maxilar e ossos da face. O curso oferece habilitação em bacharelado e tem duração média de quatro anos e meio.

Psicologia

A Graduação em Psicologia ensina sobre as diferentes teorias psicológicas e as diferentes maneiras e formas de analisar e interpretar a mente humana. Ele faz parte da área de ciências humanas, e é oferecido na modalidade bacharelado, com duração média de 5 anos.

Radiologia

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da UNIFASE tem duração de 3 anos e forma profissionais para atuarem nas áreas de radiologia humana e industrial.

O curso propõe a formação de profissionais capazes de tomar decisões de forma autônoma e assertiva, trabalhar em equipe, gerar tecnologias, corrigir, prevenir problemas e disfunções e realizar outras atividades relativas à função.

Como acompanhar a programação do evento? 

O evento UNIFASE das Profissões geralmente acontece em setembro, das 09h às 17h, na Av. Barão do Rio Branco, 1003, Petrópolis, Rio de Janeiro.

Um dia inteiro de palestras e atividades imersivas. Abaixo você poderá conferir um pouco da 4ª Edição do Unifase das Profissões: 

A programação está bastante dinâmica e interativa, oferecendo diversas palestras e atividades práticas distribuídas ao longo de todo o dia. Confira nossa agenda!

1. Palestras sobre as profissões

Nas palestras sobre as profissões você poderá bater um papo com professores e/ou egressos para falar sobre cada profissão:  Nutricionista, Radiologista e Odontologista, Médico, Administrador. Psicólogo e Enfermeiro.

O estudante contará ainda com uma p alestra sobre a Vida Universitária -onde o estudante participará de um bate-papo leve e descontraído entre os alunos do ensino médio e os alunos da UNIFASE/FMP,  para falar sobre dúvidas, cursos, provas, matérias e a vida no ambiente universitário.  Esta é  uma boa oportunidade de ouvir a opinião e as percepções de quem já estuda na instituição.

Momentos que certamente contribuirão de forma muito positiva na hora de fazer sua escolha.

3. Atividades práticas por curso de graduação

As atividades práticas do evento UNIFASE das Profissões também acontecem no formato de oficinas. Nelas, você pode participar de forma ativa e vivenciar um pouquinho de cada profissão através de atividades e ações espalhadas por todo o campus da UNIFASE/FMP. S ão momentos imperdíveis e essenciais para que você faça uma boa escolha.

Conheça Petrópolis 

A Cidade Imperial, como é carinhosamente chamada, está a 68 km da capital do Rio de Janeiro e possui uma ótima infraestrutura de serviços essenciais, educação, cultura, turismo e lazer. Por isso, e por sua beleza, versatilidade e fácil acessibilidade, Petrópolis é considerada o destino perfeito para um final de semana romântico, um feriado em família, mas também para quem deseja estudar e investir em sua carreira. 

Ela é um dos pólos universitários da Região Serrana do estado e conta com uma grande comunidade estudantil, formada por estudantes de diversas cidades e estados do país. Alinhada a esta demanda, a cidade oferece diversos locais públicos para quem quer estudar, tanto em ambientes fechados como ao ar livre, em qualquer época ou estação do ano.

Entre bibliotecas, como a Biblioteca Charles Alfred Esbérard, da UNIFASE/FMP , praças, parques e outras opções de entretenimento e lazer, a cidade respira e transpira cultura e conhecimento, mas também diversão. Este equilíbrio e a tranquilidade comum da região, fazem dela o local perfeito para quem quer estudar e fazer sua tão sonhada graduação. 

Estude na UNIFASE

Na hora de tomar uma decisão tão importante como essa, é fundamental considerar qual instituição de ensino fará parte de seu currículo profissional. Afinal, este é um dos grandes diferenciais dos profissionais que disputam as melhores vagas no mercado de trabalho.

No UNIFASE das Profissões, além de esclarecer suas dúvidas com alunos e profissionais que já fazem parte deste time vencedor,  você terá a oportunidade de conhecer de perto toda a infraestrutura e potência educacional da UNIFASE/FMP.

Nos vemos no Unifase das Profissões de 2023! 

The post Conheça UNIFASE das Profissões appeared first on Unifase.

29 de outubro de 2025
Até quinta-feira (30) acontece a 31ª Semana Científica da UNIFASE/FMP, que neste ano tem como tema "Entre a serra e o mar - interfaces entre saúde, ecossistemas e tecnologias", promovendo uma troca de ideias entre os conhecimentos acadêmicos e a sociedade. "Toda escola é uma casa de aprendizado, mas é um aprendizado que não pode jamais ser desconectado da realidade da sociedade. Saúde é um conceito muito amplo, que fala do bem-estar global das pessoas, mas está diretamente ligada ao meio ambiente, onde nós vivemos e nos desenvolvemos. O nosso aprendizado, nosso fazer e nossa tecnologia não podem jamais estar descolados desse bem-estar do cuidado com os outros e da própria existência. A Semana Científica da UNIFASE/FMP tem que ser vista sob essa perspectiva de trazer os nossos saberes para a construção de uma sociedade inclusiva, justa e saudável", comenta Jorge D á u, presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. São mais de 1.100 inscritos, 234 trabalhos aprovados e mais de 70 palestrantes em um dos eventos acadêmicos mais tradicionais da instituição. "É muito importante trazermos para a nossa reflexão esse tema, que é o assunto do momento. Estamos a poucas semanas da COP30, que vai justamente discutir como estamos tratando a vida. Desejo que durante a Semana, os participantes vejam, reflitam e tirem as suas conclusões sobre que lado estamos no processo", acrescenta o professor Abílio Aranha, pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP. A programação conta com mesas-redondas, oficinas temáticas, palestras, mostras de trabalhos e apresentações culturais , abordando questões como inovação tecnológica, sustentabilidade e políticas públicas em saúde. "Num mundo onde o acesso à informação é ilimitado, seja ela verídica ou não, e que as respostas estão todas aí, é cada vez mais importante a gente conhecer quais são as perguntas relevantes, que podem mudar a qualidade de vida da população e melhorar o ambiente em que vivemos. Não é possível reconhecer as perguntas sem uma escuta atenta, sem uma interlocução, sem uma troca, e essa Semana é o espaço para isso", completa o professor Ricardo Tesch, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIFASE/FMP. A professora Thaise Gasser, coordenadora do curso de Nutrição e da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UNIFASE/FMP , foi a mediadora da mesa de abertura, que contou com a participação de Luana Pinho, professora associada da Faculdade de Oceanografia da UERJ, e Vitória Custódio, geógrafa e gerente de Prevenção e Preparação da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis. A professora Luana falou sobre como o aumento da temperatura dos oceanos impacta a região serrana. "Se associarmos as mudanças globais, como o aumento de C02 e o aumento da temperatura dos oceanos, consequentemente teremos o aumento da evaporação, das nuvens que vão se condensando, e o aumento das chuvas. É a partir daí que começamos a visualizar e a entender mais diretamente como as mudanças climáticas e as alterações nos oceanos podem também impactar quem mora na serra", explica. Já Vitória mostrou o mapa de risco geológico de Petrópolis e a topografia da bacia do Rio Quitandinha, que é a que mais sofre com risco hidrológico. "Para além de todas as condições naturais que já tínhamos para essa inundação ser tão severa, ainda temos a ocupação urbana e todas as questões antrópicas que influenciam ainda mais esse processo, como a impermeabilização do solo, a quantidade de construções, o esgotamento sanitário sendo despejado, enfim, tudo isso piora ainda mais o nosso cenário de risco", analisa. De acordo com a geógrafa, os riscos e desastres estão associados à população e sua exposição às ameaças presentes, podendo ser desencadeados por ameaças naturais ou antrópicas (atividades humanas), sendo sempre classificados como socioambientais por seus impactos. Além das ações comunitárias promovidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Vitória mencionou ainda o projeto "Comunidade que cuida da vida", em parceria com a UNIFASE/FMP, na qual os estudantes juntos à equipe da Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade, coletam informações fundamentais sobre vulnerabilidades da população para uma resposta mais eficiente em situações de desastres. A programação, que segue até quinta-feira (30), está disponível no site da instituição: https://www.even3.com.br/xxxi-semana-cientifica-unifasefmp-596978/ Câmara entrega título de utilidade pública municipal à UNIFASE/FMP Durante a abertura do evento, o vereador Dr. Aloisio Barbosa Filho entregou o Título de Utilidade Pública à Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. "É uma honra estar aqui como representante do Legislativo e poder homenagear a instituição que me formou. Todo gestor público deve honrar essa instituição, porque a saúde pública que temos hoje em Petrópolis deve muito à UNIFASE/FMP, através dessa parceria com o município", disse o vereador. "Não havia um melhor momento para fazer essa entrega do que na abertura da Semana Científica. Fico lisonjeada de receber esse reconhecimento público, mas mais do que a formalidade que tem implicações jurídicas legais, poder ouvir uma palavra daquele que tem uma tradição de vivenciar a FMP", destacou a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves. 
28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar