Curso de Libras destaca a importância da educação bilíngue para a inclusão social

25 de julho de 2022
Curso de Libras destaca a importância da educação bilíngue para a inclusão social

A língua de sinais é uma importante ferramenta de inclusão social, uma vez que garante a comunicação eficaz entre as pessoas que têm deficiência auditiva e as ouvintes. Conhecida como Libras, sigla que se refere à Língua Brasileira de Sinais, essa forma gestual e visual de se comunicar é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. Diante da grande necessidade de evidenciar a importância da educação bilíngue e comprometido com a disseminação do conhecimento em prol da inclusão social, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) abriu inscrições para o curso de extensão em Libras, ofertando os módulos I e II de comunicação básica.

“Para uma sociedade inclusiva é de extrema importância atender a população surda através da sua língua materna, a Libras. Os profissionais da educação são referências para todos os alunos, inclusive os surdos. Segundo a legislação, os surdos têm o direito de receber todas as informações em Libras e a partir dela conseguir compreender o mundo ao seu redor. Ser bilíngue (Português – Libras) é a real oferta de equidade a esta população”, destaca Clévia Sies, coordenadora do Curso de Extensão em Libras da UNIFASE.

A proposta dos módulos básicos do curso de Libras, que conta com 45h, é capacitar os alunos, profissionais da educação e das diversas áreas de formação para que possam estabelecer uma comunicação básica com os deficientes auditivos.

“Essa formação favorece o desenvolvimento e a prática para uma comunicação inicial nas diferentes áreas, onde pessoas ouvintes conseguem interagir com surdos, tornando a sociedade inclusiva. O curso oferece valor por aumentar o conhecimento da Libras, quebrando barreiras e facilitando a comunicação dos surdos, que terão uma melhora na sua qualidade de vida em sociedade”, enfatiza Luciane Cruz, professora da UNIFASE.

O curso de Extensão em Libras será realizado de forma on-line, através da plataforma Moodle, no período de 30 de agosto a 25 de outubro. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br

“O mercado de trabalho para professores bilíngues encontra-se em grande expansão. Em 2021, foi sancionada a Lei 14.191 que inclui a educação bilíngue de Surdos na LDB. A Lei prevê a criação de classes e escolas bilíngues, abrindo uma grande oportunidade para os profissionais que têm o domínio da língua de sinais, inclusive sendo um diferencial para quem deseja prestar concurso público”, finaliza Clévia Sies.

16 de julho de 2025
Novo episódio vai ao ar em 24 de julho, às 19h, com transmissão no YouTube da VideoSaúde e da UNIFASE
16 de julho de 2025
A professora Dra. Maria Regina Bortolini, da UNIFASE/FMP, representou com excelência a instituição e a cidade de Petrópolis na 17ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, realizada em Brest, na França, entre os dias 7 e 12 de julho de 2025. A conferência é uma das mais importantes do mundo na área de Psicologia Social, reunindo pesquisadores de diversas partes do planeta.  Com sensibilidade e profundidade, a docente apresentou o trabalho “Tristes, Loucas e Más: refletindo sobre a construção das subjetividades femininas”, desenvolvido em coautoria com Ana Beatriz Gonçalves Mello, egressa do curso de Psicologia da UNIFASE. O estudo é fruto das ações do LERS (Laboratório de Estudos em Representações Sociais e Saúde) e do Coletivo Feminista (COFEM) da universidade.
15 de julho de 2025
UNIFASE/FMP oferece vagas em 17 programas de residência