Novos psicólogos vêm ao encontro da crescente demanda por cuidados com a saúde mental

27 de janeiro de 2022
Novos psicólogos vêm ao encontro da crescente demanda por cuidados com a saúde mental

UNIFASE entrega 26 psicólogos para o mercado de trabalho

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), comprometido com a formação de excelência nas áreas de gestão e da saúde, entrega ao mercado de trabalho 26 profissionais da Psicologia, graduados no último dia 20. Os novos psicólogos ingressam nas atividades profissionais com um importante diferencial na formação acadêmica, que é a aptidão para atuar em seis áreas da Psicologia: Avaliação Diagnóstica; Clínica; Investigação Científica; Educação; Gestão; Prevenção e Promoção da Saúde.  Áreas essas que vem sendo sobremaneira demandadas neste contexto mundial pandêmico, onde as muitas incertezas e dificuldades postas vêm acarretando a necessidade e mesmo urgência de maiores cuidados com a saúde mental da população nos diversos âmbitos da vida.

“A primeira formatura do curso de Psicologia encerra alguns significados especiais. Esse é um grupo de profissionais científica e competentemente apto a atuar na atenção em saúde mental, nomeadamente quando esse difícil momento pandêmico em que vivemos demanda, no nosso país, a reafirmação da ciência e a atenção integral e humanizada à saúde. Além disso, encerra, para a UNIFASE, o ciclo de implantação de mais um curso de graduação que, somado aos outros já existentes, reafirma a vocação institucional na formação de profissionais que reúnem as competências técnico-científicas próprias ao exercício da profissão de psicólogo. Inequivocamente, esses são os verdadeiros significados de Educação; tarefa à qual a UNIFASE se dedica com tradição, qualidade e reconhecida excelência ao longo das suas décadas de existência”, destaca Rovena Lopes Paranhos, coordenadora do curso de Psicologia da UNIFASE.

Em março de 2021, a UNIFASE inaugurou o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) no Ambulatório Escola, em Cascatinha. Funcionando na modalidade ensino-serviço, prepara os estudantes efetivamente de forma prática, permitindo que vivenciem no dia a dia a rotina de um profissional da Psicologia no atendimento à população em diferentes segmentos. Em seus nove primeiros meses de atuação, na área clínica, já realizou 1.821 atendimentos, dos quais 1.361 destinados à população adulta e 460 destinados à população infanto-juvenil.

“O número de atendimentos foi expressivo, mas não acredito que tenha sido alto apenas por conta da pandemia, pois a procura pelos serviços oferecidos no Ambulatório Escola é enorme. A instituição tem um importante papel de atuação no SUS e a comunidade confia na nossa missão de sempre oferecer tratamentos de excelência. No entanto, com o agravamento das condições de vida e de saúde mental das pessoas, devido a esse período de pandemia que ainda estamos vivendo, com várias dificuldades ligadas à necessidade de distanciamento, ameaça constante de adoecimentos e de muitos casos de morte, nossa demanda Inicial era de fato relacionada às causas originadas pela pandemia, mas os tratamentos não se reduzem apenas a esses aspectos. Fico muito satisfeito ao completar esse primeiro ciclo, com a primeira turma da UNIFASE em Psicologia que se forma. O estágio profissional na área clínica realmente é um diferencial na estrutura do currículo que montamos por competências, pois o aluno precisa passar pelo menos pelas três grandes áreas da psicologia que têm maior demanda de contratação no mercado de trabalho: Psicologia Escolar, Psicologia e processos de Gestão Organizacional e do Trabalho e a Psicologia Clínica. Os alunos ainda têm a possibilidade de fazer parte da Promoção e Prevenção em Saúde ou Avaliação Psicológica. Então, oferecemos as principais áreas de contemplação da formação do psicólogo e da prática para o mercado de trabalho, com um excelente retorno da população, que inclusive demanda muito por atendimentos psicoterápicos”, ressalta o professor José Daniel Mendes Barcellos, coordenador do SPA da UNIFASE.

O Serviço de Psicologia Aplicada é um espaço destinado também à prevenção e promoção da saúde, com equipes que atuam com três grupos de atendimentos coletivos, de acordo com as normas especificadas pelo SUS: um grupo de idosos, um grupo de mulheres e um grupo relacionado à prevenção e promoção da saúde mais genérico, formado por pessoas de diferentes níveis sociais. Além disso, o SPA oferece atendimentos individuais e de grupos na área de educação e de gestão, através de parcerias com escolas e instituições da região. Recentemente, o curso lançou sua revista científica semestral, UNIFASE Empírica, que reúne artigos e pesquisas acadêmicas desenvolvidas por professores e alunos, buscando avançar os conhecimentos em várias áreas da Psicologia.

“Na minha opinião, o diferencial do curso está na dinâmica que permite ao aluno se apropriar da teoria e concomitantemente desenvolver habilidades e atitudes através da observação e aplicação dos conhecimentos construídos. Sem dúvidas, esse modo de implementação permite uma formação robusta e afinada à realidade, uma vez que minimiza o distanciamento entre teoria e prática. Inegavelmente, a Psicologia possibilita um amplo leque de atuações e, particularmente, a minha maior inclinação é para a Psicologia Hospitalar com ênfase nos pacientes terminais. Desejo poder desenvolver ainda mais os meus conhecimentos, frisando sempre um fazer humanizado, integral, crítico e ético. Aspectos que foram transmitidos incansavelmente ao decorrer da graduação”, conta Anna Luiza Marques dos Reis, formanda de Psicologia da UNIFASE.

Se você tem o desejo de ingressar no ensino superior e vivenciar experiências semelhantes às que foram relatadas pela egressa de Psicologia, garanta a sua vaga e inicie os estudos já neste primeiro semestre de 2022. A UNIFASE disponibiliza diferentes formas para facilitar o ingresso dos candidatos em seus cursos, oferecendo descontos exclusivos, através de campanhas e convênios. Confira as condições especiais disponíveis para ingressar na graduação e encontre-se no futuro. Outras informações no site:  www.unifase-rj.edu.br  ou pelo WhatsApp: (24) 98865-0693.

20 de fevereiro de 2026
O Centro Cultural UNIFASE inaugura, no dia 28 de fevereiro, a exposição coletiva “As Multifaces de Mário de Andrade”, mostra dedicada a revisitar a trajetória e o legado de um dos maiores pensadores da cultura brasileira. A abertura acontece das 15h às 19h, e a exposição segue até dia 24 de abril. A mostra marca os 80 anos de sua ausência, reafirmando a importância de manter viva a memória e a relevância de seu pensamento para as novas gerações. Sob a curadoria de Lia do Rio, a exposição reúne 15 artistas do Movimento de Arte Teia, coletivo criado pela artista visual Regina Helene, com a missão de democratizar a arte contemporânea e ampliar seu alcance para diferentes territórios e públicos. “Essa exposição faz parte do Movimento Teia, que se propõe a levar exposições de arte contemporânea para outras cidades do Brasil, além dos grandes centros. Esta exposição vem fazendo um itinerário, no intuito de levar, ao maior número de pessoas, um conhecimento das inúmeras facetas da pessoa Mário de Andrade, que praticamente só conhecemos por meio de seu livro Macunaíma e da Semana de 22. Na realidade ele nos influencia até hoje, através de seus projetos culturais desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros”, ressalta a curadora, Lia do Rio. Cada obra é acompanhada de um breve texto que apresenta o que motivou o artista em seu processo criativo, oferecendo ao visitante uma experiência mais aprofundada e reflexiva. Aberta ao público em geral, a exposição dialoga também com escolas e instituições culturais. Durante a exposição, estão previstos encontros com os artistas e ações educativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma formação integral, que compreende a arte como dimensão essencial do processo educativo, como destaca o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da UNIFASE/FMP. “Mais do que um tributo a um dos maiores intelectuais brasileiros, a mostra convida nossa comunidade acadêmica a experimentar a arte como espaço de sensibilidade, pensamento crítico e construção de identidade. Mário de Andrade foi múltiplo — poeta, pesquisador, modernista, intérprete do Brasil profundo — e sua trajetória nos lembra que a educação não se faz apenas pela técnica, mas pela ampliação do olhar e pela escuta das diversas vozes que compõem o país. Acreditamos que a arte, quando integrada ao ambiente universitário, não é ornamento, mas fundamento: ela humaniza, inquieta e transforma. É nesse horizonte que acolhemos a exposição, como um gesto de abertura ao diálogo entre cultura, educação e sociedade”, conclui Tammela. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Serviço: Local: Centro Cultural UNIFASE Exposição: As Multifaces de Mário de Andrade Abertura: 28 de fevereiro, das 15h às 19h Período: 28 de fevereiro a 24 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 16h. Público: Aberto ao público em geral, escolas e instituições culturais 
19 de fevereiro de 2026
Evento, promovido pela UNIFASE, terá debates, oficinas, ações em territórios e atividades culturais sobre mudanças climáticas
13 de fevereiro de 2026
Curso tem nota máxima no MEC e é parte do seleto grupo com acreditação nacional e internacional pelo SAEME