Boletim Epidemiológico: Petrópolis já realizou mais de 15 mil testes de covid-19
31 de julho de 2020
Até o momento foram realizados 15.067 testes na cidade
Deste total, 11.247 resultaram negativo, 3.749 positivos e 71 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 77 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. E 148 óbitos. Até o momento podemos afirmar que temos 853 pessoas recuperadas do coronavírus. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.
Hoje o município contabiliza pelo SUS 35,71% dos leitos clínicos e 25,41% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.
Todos os detalhes sobre a COVID-19 no município estão disponíveis no link:

The post Boletim Epidemiológico: Petrópolis já realizou mais de 15 mil testes de covid-19 appeared first on Unifase.
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2025 já estão abertas e seguem até o dia 4 de julho. Os estudantes interessados em garantir uma bolsa de estudo integral ou parcial no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e na Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br/prouni . A UNIFASE/FMP tem disponível para esta edição do programa, vagas para: Medicina, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. Para participar do processo seletivo, é necessário ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em uma das duas últimas edições e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas, além de nota maior que zero na redação. O candidato também deve atender aos critérios de renda familiar, com bolsa integral para até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, e bolsa parcial para até 3 salários mínimos por pessoa. Os candidatos pré-selecionados na 1ª chamada do ProUni deverão comparecer à instituição com documentação e entrevista agendada, entre os dias 7 e 18 de julho, em dias úteis, das 8h às 11h e das 13h às 16h . O agendamento deve ser feito pelo telefone (24) 2244-6459 ou pelo e-mail prouni@unifase-rj.edu.br . Mais informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br/prouni
Sempre buscando melhorar o aprendizado dos seus alunos, a UNIFASE/FMP (Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis) acaba de adquirir novas peças humanas plastinadas para o ensino de anatomia. Com isso, a instituição reforça seu papel de destaque no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é inovação no ensino da saúde. Agora, o acervo conta com 10 peças plastinadas, incluindo um corpo humano completo. Essas peças são reais e foram preservadas com uma técnica moderna e segura que substitui os líquidos do corpo por um material plástico especial. Isso garante que órgãos, tecidos e vasos fiquem bem conservados, sem cheiro e com alta durabilidade. As peças foram produzidas na Alemanha e permitem um estudo mais detalhado e realista do corpo humano. “Com essas peças, nossos alunos têm contato com diferentes formas de estudo anatômico: peças frescas, conservadas em formol e plastinadas. Isso ajuda muito na compreensão das estruturas do corpo, principalmente as mais complexas. É uma forma rica e respeitosa de aprender”, explica o professor de anatomia Geraldo Pitzer. Além disso, a UNIFASE/FMP também oferece recursos digitais para complementar o ensino. O Laboratório de Anatomia Digital possui uma mesa 3D e dois telões de 65 polegadas, que permitem uma visualização interativa do corpo humano. Já o Laboratório Morfofuncional traz tecnologias para estudar anatomia, histologia e fisiologia, como uma TV de 86 polegadas ligada a computadores e celulares, além da plataforma Lt , que usa sensores para análise de achados fisiológicos. Essa plataforma também permite estudar casos clínicos reais, inclusive a distância. “Estamos construindo um jeito de ensinar que une tradição, tecnologia e acolhimento. Nossos espaços são pensados para integrar os cursos e incentivar o protagonismo dos estudantes”, afirma a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, fazendo referência aos demais cursos oferecidos pela UNIFASE. O Pró-reitor de Ensino e Extensão, Abílio Aranha, reforça: “Queremos formar profissionais preparados para os desafios da saúde de hoje. Nossa estrutura mostra esse compromisso com uma educação ética e inovadora”