Boletim Epidemiológico: Petrópolis confirma mais quatro óbitos por covid-19
29 de julho de 2020

Hoje a Secretaria de Saúde recebeu mais quatro resultados confirmando os óbitos por COVID-19 em Petrópolis.
1 – Masculino com 83 anos morador do bairro São Sebastião
Internado em 14/07 e falecido em 23/07 no Hospital Unimed
HAS + Alzheimer + DM + Obesidade + Hipotireoidismo
2 – Feminino com 98 anos moradora de Pedro do Rio
Internada e, 07/07 e falecida em 27/07 no HST
HAS + Insuficiência Cardíaca
3 – Feminino com 65 anos moradora do bairro Roseiral
Internada em 10/07 e falecida em 28/07 na UPA Cascatinha
Doença psiquiátrica + Doença Renal Crônica
4 – Feminino com 60 moradora do bairro Valparaíso
Internada em 17/07 e falecida em 29/07 (HOJE) no HMNSE
HAS + Câncer gástrico
Até o momento foram realizados 14.899 testes na cidade
Deste total, 11.135 resultaram negativo, 3.701 positivos e 63 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 58 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. E 147 óbitos. Até o momento podemos afirmar que temos 793 pessoas recuperadas do coronavírus. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.
Hoje o município contabiliza pelo SUS 30,36% dos leitos clínicos e 20,49% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.
Todos os detalhes sobre a COVID-19 no município estão disponíveis no link:

The post Boletim Epidemiológico: Petrópolis confirma mais quatro óbitos por covid-19 appeared first on Unifase.

Dados do IBGE mostram que o Brasil vive uma nova realidade demográfica, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, superando inclusive os níveis pré‑pandemia. Esse aumento representa um avanço em bem-estar, mas também impõe desafios para a saúde pública e a qualidade de vida na terceira idade. Nesse contexto, a UNIFASE/FMP vai promover gratuitamente o workshop “Envelhecimento Ativo: Um Olhar Interprofissional para a Longevidade” que será realizado no dia 9 de agosto, de 9h às 11h, no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. A proposta é desmistificar o envelhecer, valorizando essa fase como parte natural da trajetória humana. A enfermeira e professora da UNIFASE/FMP, Carolina Laranja, especializada em Enfermagem Gerontológica pela UFF, conduzirá o evento voltado a estudantes, profissionais da saúde, educadores, agentes comunitários, pessoas idosas e familiares, todos convidados a refletir e repensar o envelhecimento como oportunidade de plenitude. “Falar sobre longevidade é essencial para preparar a sociedade para um cenário em que viver mais também signifique viver melhor. É uma oportunidade de ampliar a consciência sobre os desafios e as possibilidades dessa etapa da vida, promovendo respeito, inclusão e qualidade de vida para as pessoas idosas”, ressalta Carolina. Durante o workshop, serão abordadas estratégias para promover uma maturidade mais ativa e saudável, reconhecimento da experiência acumulada ao longo da vida, estímulo ao compartilhamento de vivências multidisciplinares e incentivo a atitudes mais positivas diante da própria história. A ideia é que o participante compreenda que envelhecer não significa perder, mas ganhar novos significados, sabedoria e força interior. “O workshop propõe um espaço de reflexão interprofissional, baseado em evidências e experiências práticas, que desconstrói mitos e estigmas relacionados ao envelhecimento. Por meio de debates e troca de saberes, será possível compreender o envelhecer como um processo natural e potente, repleto de possibilidades”, explica a professora. Ainda de acordo com Carolina, ter profissionais qualificados para cuidar dos idosos tem um impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas. “O cuidado à pessoa idosa exige sensibilidade, conhecimento técnico e uma visão integral do ser humano. Profissionais capacitados são fundamentais para identificar necessidades específicas, promover a autonomia, prevenir agravos e garantir um atendimento ético e humanizado, respeitando a individualidade de cada idoso”, explica ela. As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas até dia 8 de agosto no site https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/curso-de-extensao/curso/workshop-envelhecimento-%20ativo-um-olhar-interprofissional-para-a-longevidade

Neste domingo (3 de agosto), a UNIFASE/FMP e a Escola Técnica Irmã Dulce Bastos promovem a ação Movimenta Saúde: Educação, Esporte e Bem-Estar para Todos, no Circuito de Esporte e Lazer da Avenida Barão do Rio Branco, das 8h às 14h. O stand ficará montado próximo à American Pet. A população terá acesso gratuito a serviços como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional, orientações de saúde bucal e primeiros socorros, exposição de imagens radiológicas com patologias, além de dinâmicas sobre liderança e autocuidado. A iniciativa busca integrar saúde, educação e cidadania, aproximando estudantes, professores e comunidade em um dia de aprendizado, bem-estar e responsabilidade social.