Boletim Epidemiológico:Entenda os números sobre resultados positivos do boletim diário do coronavírus de Petrópolis
10 de julho de 2020

Com o objetivo de simplificar ainda mais as informações para a população, a prefeitura passou a incluir em seu boletim diário também os números de todos os testes rápidos realizados no município. Os resultados apontam números acumulados desde o início da pandemia, em março deste ano. Números referentes aos resultados positivos apontam pessoas que, em determinado momento, foram contaminadas e desenvolveram sintomas ou, simplesmente, tiveram contato com o vírus e não souberam. Diante disso, pode-se dizer que em pouco mais de 100 dias, a Secretaria de Saúde contabilizou 2.817 testes positivos. Importante deixar claro que não temos, hoje, esta quantidade de pessoas “infectadas” na cidade. O número traz, apenas, quantos testes mostraram resultado positivo para a doença e leva em conta que grande parte das pessoas testadas já não possui e nem transmite mais o vírus.
Até o momento foram realizados 10.775 testes na cidade
Deste total, 7.847 resultaram negativo, 2.873 positivos e 55 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 83 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. E 120 óbitos. Até o momento podemos afirmar que temos 565 pessoas recuperadas do coronavírus. Esse número se refere às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.
Hoje o município contabiliza pelo SUS 30,36% dos leitos clínicos e 28,69% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.
Todos os detalhes sobre a COVID-19 no município estão disponíveis no link:


A professora Dra. Maria Regina Bortolini, da UNIFASE/FMP, representou com excelência a instituição e a cidade de Petrópolis na 17ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, realizada em Brest, na França, entre os dias 7 e 12 de julho de 2025. A conferência é uma das mais importantes do mundo na área de Psicologia Social, reunindo pesquisadores de diversas partes do planeta. Com sensibilidade e profundidade, a docente apresentou o trabalho “Tristes, Loucas e Más: refletindo sobre a construção das subjetividades femininas”, desenvolvido em coautoria com Ana Beatriz Gonçalves Mello, egressa do curso de Psicologia da UNIFASE. O estudo é fruto das ações do LERS (Laboratório de Estudos em Representações Sociais e Saúde) e do Coletivo Feminista (COFEM) da universidade.