Biblioteca da FMP/Fase lança projeto de estímulo à leitura

28 de abril de 2020
Biblioteca da FMP/Fase lança projeto de estímulo à leitura

A biblioteca Professor Charles Alfred Esbérard da FMP/Fase acaba de lançar o projeto “Estante Literária”, que disponibiliza dois e-books por semana para a comunidade interna, através da Biblioteca Virtual Universitária (BVU). A ideia do projeto é estimular a leitura, proporcionando um momento de descontração e conhecimento nesse momento de pandemia. 

“Precisamos mostrar para os nossos usuários que a BVU não é somente um acervo acadêmico, mas também cultural. Ao todo, são 5.680 títulos que abordam diversas áreas do conhecimento. Neste momento é essencial cuidar do corpo e da mente”, explica Jordânia Cler, bibliotecária adjunta da FMP/Fase.

Os dois primeiros títulos disponibilizados para a leitura são “O Alienista”, de Machado de Assis, um clássico da literatura brasileira, que conta uma história surpreendente e atual em seu debate sobre os desvios de normalidade, loucura e razão. Ensaio sobre a loucura e a lucidez, sátira política e comédia de costumes. O segundo e-book é “Anne de Green Gables”, de Lucy Maud Montgomery, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade, a importância do trabalho e da amizade, que teve numerosas edições, já tendo vendido mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. A obra foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e também para o cinema. Mais recentemente, inspirou também a série “Anne with an E”, já com todas as temporadas disponíveis na Netflix.

Os e-books serão disponibilizados toda terça-feira, através da Biblioteca Virtual Universitária 3.0 da FMP/Fase. Basta acessar com seu login e senha. Aproveite para mergulhar no universo da leitura.

16 de julho de 2025
Novo episódio vai ao ar em 24 de julho, às 19h, com transmissão no YouTube da VideoSaúde e da UNIFASE
16 de julho de 2025
A professora Dra. Maria Regina Bortolini, da UNIFASE/FMP, representou com excelência a instituição e a cidade de Petrópolis na 17ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, realizada em Brest, na França, entre os dias 7 e 12 de julho de 2025. A conferência é uma das mais importantes do mundo na área de Psicologia Social, reunindo pesquisadores de diversas partes do planeta.  Com sensibilidade e profundidade, a docente apresentou o trabalho “Tristes, Loucas e Más: refletindo sobre a construção das subjetividades femininas”, desenvolvido em coautoria com Ana Beatriz Gonçalves Mello, egressa do curso de Psicologia da UNIFASE. O estudo é fruto das ações do LERS (Laboratório de Estudos em Representações Sociais e Saúde) e do Coletivo Feminista (COFEM) da universidade.
15 de julho de 2025
UNIFASE/FMP oferece vagas em 17 programas de residência