Semana de Desenvolvimento Docente 2025.2 movimenta professores da UNIFASE/FMP e Escola Técnica
A Semana de Desenvolvimento Docente 2025.2, realizada de 28 de julho a 1º de agosto, reuniu professores da UNIFASE/FMP e da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos em uma programação intensa de oficinas, rodas de conversa e atividades formativas. Com o tema "EM FOCO... Trilhas que transformam", o evento reforçou o papel do(a) docente como protagonista da formação acadêmica e cidadã.
A abertura oficial, no dia 28, contou com a presença da reitora Profª Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, que realizou o lançamento do projeto institucional EM FOCO — uma iniciativa voltada à valorização do fazer docente e ao fortalecimento de projetos estruturantes da instituição.
Entre os destaques da programação estiveram oficinas sobre métodos ativos, feedback reflexivo, avaliação por competências, uso da inteligência artificial na educação, extensão universitária, provas digitais com o Prova Fácil, ferramentas como flashcards e muito mais. Os temas abordaram desde aspectos pedagógicos e curriculares até a formação continuada e o cuidado com o planeta, como na oficina “Emergência Climática e Saúde Planetária: Cuidar do Mundo é Cuidar de Nós”.
As atividades envolveram todos os cursos da instituição — Medicina, Enfermagem, Nutrição, Administração, Psicologia, Radiologia e Odontologia — além da Escola Técnica, que desenvolveu uma programação noturna focada em planejamento pedagógico, avaliação da aprendizagem e o papel do professor nas novas gerações.
Um dos pontos altos da semana foi o momento coletivo “Trilhas que Transformam: Nossos Programas Curriculares de Sucesso”, em que cada curso apresentou experiências inovadoras em ensino, extensão e práticas pedagógicas integradas, como o PIN e PROTEIN da Nutrição, o PITCH de Administração, e o PISC da Odontologia.
A Semana de Desenvolvimento Docente é uma iniciativa da Coordenação do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) e integra o calendário acadêmico da instituição como espaço de escuta, troca e construção coletiva.

