Mercado de trabalho aquecido na área da saúde impulsiona procura por cursos de Enfermagem

O mercado de trabalho brasileiro vive um momento de crescimento robusto, com recordes históricos de emprego formal. De acordo com dados da primeira Demografia da Enfermagem no Brasil 2025, estudo que traça uma radiografia do setor, houve um aumento de quase 44% nos postos de trabalho da Enfermagem no país entre 2017 e 2022. A Região Sudeste concentra a maior parte dessas oportunidades.
Nesse cenário positivo, a área da saúde se destaca como uma das que apresentam maior taxa de empregabilidade no país. O mercado para Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem é considerado aquecido e promissor, com alta demanda tanto no setor público, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), quanto no setor privado. A expansão de áreas como telemedicina, saúde do trabalhador, pesquisa e empreendedorismo em saúde também amplia as oportunidades para quem escolhe seguir essa carreira.
Esse contexto favorável se reflete em trajetórias profissionais como a de Fernanda de Azevedo Gonçalves, que decidiu cursar a graduação em Enfermagem na UNIFASE como forma de ampliar e aprofundar sua trajetória profissional na área da saúde. A escolha representou um passo estratégico para avançar na carreira e acompanhar as transformações do setor. Hoje, recém-formada, atua em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, onde coloca em prática, com sensibilidade e compromisso, os conhecimentos adquiridos ao longo da formação.
“Depois de 15 anos como Técnica em Enfermagem, conquistei o meu diploma de Enfermeira (Licenciatura e Bacharel) e atuo na área que escolhi, em um ambiente acolhedor, com autonomia para fazer o que amo. Trabalhar com idosos, ao lado de pessoas incríveis, reforça diariamente a certeza de que estou no caminho certo. Sou muito grata a Deus e à UNIFASE por todo o preparo ao longo da formação e pela oportunidade de emprego antes mesmo da conclusão do curso”, destaca Fernanda.
A formação técnica, em especial, tem se consolidado como uma importante porta de entrada no mercado de trabalho. Exemplo disso é Juná de Lima Barbalho Pinto, egressa do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos. Ela ressalta que a base sólida recebida durante a formação foi determinante para sua inserção profissional. “Tudo o que aprendi no curso me deu segurança para atuar na prática”, afirma. Atualmente, Juná integra a equipe de um dos hospitais de referência da cidade, onde coloca em ação os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nos estágios supervisionados.
Iniciar uma carreira ou realizar uma transição profissional na área da enfermagem surge como uma escolha segura e socialmente relevante. As matrículas para o Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, vinculada à UNIFASE, e as inscrições do Vestibular da UNIFASE para Enfermagem já estão abertas no site:unifase-rj.edu.br. Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp (24) 98865-0693.








