Os Desafios do Ensino Superior em tempos de Covid-19

21 de maio de 2020
Os Desafios do Ensino Superior em tempos de Covid-19

É inegável que a pandemia da Covid-19 alterou o ritmo de vida em todos os lugares do mundo,  sem impor diferenças entre classes sociais, gêneros e raças. Todos estão, de alguma forma, sendo afetados diretamente por esse novo vírus. Com a  relação dos métodos de ensino-aprendizagem não foi diferente. De um dia para outro, tudo se transformou. O professor em sala de aula, com o quadro à disposição perante os alunos, ganhou a forma de uma tela de computador, tablet, celular ou televisão. A tecnologia se transformou na maior aliada para que os alunos não percam o ano letivo.

Diante desse contexto totalmente inusitado, algumas instituições de ensino superior (IES) pararam totalmente suas atividades. Na contramão, outras se reinventaram para adotar o modelo temporário de virtualização do conteúdo, assegurado pelo Ministério da Educação com o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de não interrupção dos seus estudos no momento crítico em que o mundo se encontra.

Preocupada com o processo de formação dos seus alunos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), mesmo não ofertando cursos na modalidade a distância convencional, se reinventa neste momento sem qualquer cerimônia, e utiliza as ferramentas virtuais,  como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponibilizado através da plataforma Moodle, gravação de videoaulas, e a plataforma Zoom, para vídeo e áudio conferências, o Power Point da Microsoft, links, entre outros inúmeros programas, inovando na ampliação da utilização do acervo pedagógico.

“É gratificante ver as pessoas se reinventando para apresentar soluções inovadoras tanto para velhos quanto para novos problemas. E não são poucas as manifestações de carinho, agradecimento e reconhecimento – por parte dos alunos em geral – aos professores, pelo esforço empreendido e pelos resultados que vêm sendo obtidos. É uma grata surpresa constatar que nesse tempo de isolamento social, estamos nos sentindo mais próximos dos nossos alunos e esperamos que a recíproca seja verdadeira. Enfim, é tempo de superação e desta forma crescemos todos: alunos, professores e instituição. Não sairemos dessa situação da mesma forma que entramos. Sairemos melhores, mais fortes… renovados.”, comenta Abílio Aranha, coordenador de Ensino da FMP/Fase. 

Todavia, uma das principais consequências desse período prolongado de paralisação das atividades presenciais é o aumento do índice de evasão escolar. Embora as IES venham buscando, por meio da oferta de atividades de ensino remoto, reduzir os prejuízos na aprendizagem de seus estudantes, o desafio de mantê-los engajados nos estudos é grande. Além da autonomia e da disciplina exigidas dos alunos nessa reorganização da vida escolar, a falta de acesso ou o acesso limitado à internet configura-se como um obstáculo para que a totalidade dos estudantes seja contemplada.

Cientes dessa dificuldade, especialistas e organizações têm reforçado a importância dos gestores educacionais desenvolverem ações específicas com foco nos alunos com maior risco de evasão durante esse período. Desta forma, a FMP/Fase criou um canal de diálogo constante entre as diferentes coordenações, e destas com seus representantes de turma, para avaliar a eficácia do que está sendo proposto e aplicado. Nessa linha, para enriquecer a reflexão necessária, a Comissão Própria de Avaliação – CPA encerrou, em abril, uma coleta de dados através de um questionário, respondido on-line pelos discentes e docentes, por onde levantou suas percepções quanto ao que vem sendo oferecido. 

De uma forma geral, os resultados demonstram que, apesar da complexidade da transformação do processo de aprendizagem, este tem sido positivo. As ferramentas virtuais disponibilizadas oficialmente pela IES (Moodle e Zoom) são as mais utilizadas no presente modelo e têm se mostrado adequadas para o andamento das atividades virtuais e também no processo de comunicação. Em breve, os resultados serão apreciados pelas coordenações e pela diretoria para que sejam realizadas as correções de rumo que se fizerem necessárias”, ressalta Gabriel Martins, membro da CPA.

É importante destacar que nesse período também foi aprovado, pelo Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação (CNE/CP nº 5/2020), as orientações sobre a reorganização do calendário escolar e a possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia. O documento também prevê uma forma de avaliação mais equilibrada dos estudantes. 

“Somos uma instituição focada nas áreas da saúde e da gestão, que preza pela humanização e qualidade do ensino. Precisamos uns dos outros. Todos nós temos que aprender a gostar desses ‘outros’ e, de modo especial, os que pretendem atuar na área da Saúde. Trabalhar com Saúde ou Educação deve ser sinônimo de gostar de gente!”, explica Abílio Aranha, coordenador de ensino da FMP/Fase. 

Por fim, todo o sistema educacional será reinventado. A sala de aula convencional não será mais a mesma. Talvez existirá  mais tempo para novos projetos, com o reaproveitamento da carga horária do professor. Aprender terá um novo significado e o aluno será protagonista do próprio caminho. É tempo de se reinventar e aproveitar as oportunidades, pois como diria Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

 

14 de outubro de 2025
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) recebeu profissionais da América Latina para o curso "Abordagens e Procedimentos Cirúrgicos Craniomaxilofaciais em Cadáveres Frescos", realizado no Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC). Cirurgiões de países como Paraguai e Argentina participaram do curso com coordenação do médico argentino Alejandro Otrosky, especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial. "Essa formação é muito importante para os profissionais de saúde porque oferece a possibilidade de praticar e usar abordagens que, em geral, são difíceis para os residentes que estão começando. Em hospitais, por exemplo, isso pode ser arriscado se você não tiver um treinamento prévio como o oferecido nesse tipo de curso", analisa Alejandro. Além de aulas teóricas, os alunos puderam praticar técnicas cirúrgicas com o uso de materiais específicos, como serras alternativas e equipamento de piezocirurgia, para o aprimoramento das habilidades em cirurgia craniomaxilofacial. "Essas técnicas cirúrgicas aumentam a habilidade manual do participante, que pode realizar as abordagens com os métodos indicados e tem todas as possibilidades de conhecer a anatomia", explica Mariano Miño, um dos professores do curso. Também vindos da Argentina, os cirurgiões bucomaxilofaciais Valentina Vignaroli e Milko Laiola escolheram fazer o curso motivados não só pelo corpo docente experiente, como também pela infraestrutura de excelência do CIPAC. "Já havia feito capacitações no Brasil e sei que aqui tem instalações de primeiro nível. Com esses cadáveres que estão em ótimo estado para a prática, podemos estudar amplamente a anatomia e realizar procedimentos cirúrgicos de uma forma mais segura em nossos pacientes", comenta Milko. "É uma experiência muito real e valiosa que vai ter um grande impacto na minha carreira e me deixar mais confiante com essas novas técnicas", completa Valentina. Internacionalização  O Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC) é um dos marcos do Programa de Internacionalização da UNIFASE/FMP, recebendo professores e estudantes de diversos países, especialmente da América Latina, para cursos, treinamentos e intercâmbios científicos. A instituição mantém parcerias com universidades de referência no Brasil e no exterior, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento conjunto de pesquisas. Entre elas, destaca-se o acordo de colaboração interinstitucional com a Universidad del Desarrollo (UDD), do Chile, que realiza atividades de capacitação e troca de experiências no CIPAC, além de promover cooperação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A rede de cooperação internacional da UNIFASE/FMP inclui ainda instituições como a Universidade de Amsterdã (ACTA), na Holanda; a Universidad Nacional de Quilmes, na Argentina; a Universidade do Minho, em Portugal; e a Universidad de Sevilla e Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sector II de Zaragoza, na Espanha.
13 de outubro de 2025
Na atualidade, os eventos traumáticos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, seja por situações de violência, acidentes ou catástrofes naturais. Os impactos emocionais e psicológicos decorrentes dessas experiências exigem preparo técnico e sensibilidade dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado humano. É nesse contexto que a Psicotraumatologia se apresenta como uma especialização essencial, voltada ao estudo, prevenção e tratamento dos efeitos do trauma em diferentes áreas de atuação. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema e oferecer ferramentas práticas de intervenção, a UNIFASE/FMP vai realizar no dia 21 de outubro, uma conferência gratuita sobre “Psicotraumatologia: Perspectivas e Intervenções”, destinado a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, pedagogos, sociólogos, advogados, psicólogos, psiquiatras e estudantes dessas áreas. Para alunos da UNIFASE/FMP, o evento vale hora complementar. “A sociedade contemporânea enfrenta uma crise que aumenta a violência e gera traumas psicológicos. Essa violência, seja por desastres naturais, terrorismo, guerras ou violência doméstica, causa prejuízos psíquicos significativos. Essas situações impactam profundamente, especialmente pela proximidade com a morte, seja como vítima ou testemunha”, explica a psicóloga Marilia Dantas Van Gogh, coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicotraumatologia da UNIFASE/FMP. Ela também é Ph.D. em Psicologia pela UERJ–Paris 5 Sorbonne e psicoterapeuta, com mais de 30 anos de experiência em prática clínica privada e em hospitais, além de ter atuado como professora em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Desde 2018, mantém consultórios particulares na Bélgica (Bruxelas), em Portugal (Ericeira) e nos Países Baixos (Haarlem). O evento acontece no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003, de 18h às 20h e reunirá os especialistas: Bárbara Van Gogh Dantas, Erik de Soir e Philippe Vrancken para discutir casos clínicos, estratégias de acolhimento e abordagens terapêuticas eficazes. A programação começa com a palestra “Casos Clínicos em Psicotraumatologia – Perspectivas e Desafios”, que trará relatos e análises sobre situações vividas em diferentes contextos. Na sequência, será promovida a discussão “Estratégias de Intervenção em Counseling e Psicoterapia”, um espaço para troca de experiências e reflexão sobre práticas que auxiliam no enfrentamento das consequências do trauma. Ao propor esse encontro, a professora Marília Dantas reforça que a Psicotraumatologia não se restringe à área da psicologia, mas dialoga com diferentes campos profissionais, fortalecendo a rede de cuidado e tornando o atendimento mais efetivo, ético e humanizado. “A psicotraumatologia é uma disciplina que estuda os efeitos psicológicos de eventos violentos e traumáticos, como traumas simples e complexos. Ela busca entender, prevenir e tratar traumas psíquicos, intervindo o mais rápido possível após o evento traumático para evitar que a situação se agrave. Por isso, é crucial que pessoas em contato com vítimas de eventos traumáticos saibam identificar e intervir, oferecendo primeiros socorros psicológicos para o bem-estar da vítima e, em seguida, encaminhá-la para acompanhamento adequado”, explica ela. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/evento-de-extensao/conferencia-psicotraumatologia-2025 UNIFASE/FMP lança cursos de pós-graduação em Psicotraumatologia com reconhecimento internacional É diante dessa realidade que a Psicotraumatologia se consolida como uma área essencial. Ao integrar teoria, prática clínica e estratégias de acolhimento, ela permite compreender a relação entre corpo e mente, além de oferecer caminhos de prevenção e reabilitação. Atenta a essa demanda contemporânea, a UNIFASE/FMP, em parceria com a Academia de Psicologia Integrativa e Humanística e Psicoterapia (AIHP), da Bélgica, lança dois cursos de pós-graduação inéditos, ambos com certificação reconhecida internacionalmente: - Pós-graduação em Counseling com Ênfase em Psicotraumatologia: www.unifase-rj.edu.br/posgraduacao/counseling-com-enfase-em-psicotraumatologia - Pós-graduação em Psicoterapia com Ênfase em Psicotraumatologia: www.unifase-rj.edu.br/posgraduacao/psicoterapia-com-enfase-em-psicotraumatologia
10 de outubro de 2025
Este mês marca o início de uma parceria importante entre duas instituições consolidadas em Petrópolis: o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) firmaram um convênio com a Unimed Petrópolis, para a realização de exames de ressonância magnética no Centro de Imagem do Ambulatório Escola. Através desta parceria, os beneficiários da Unimed Petrópolis passam a contar com o Ambulatório Escola como unidade de prestação de serviços da cooperativa. "Vamos atender os beneficiários da Unimed Petrópolis, como também beneficiários de outras operadoras do sistema Unimed que têm cobertura contratual na região", explica o Diretor Administrativo do Ambulatório Escola, Aluisio Pinheiro. Inaugurado em 2024, o Centro de Imagem do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP, dispõe de equipamentos de ponta para exames de ressonância magnética e também tomografia computadorizada e ultrassom, além de exames odontológicos (radiografia e tomografia). Isso fez com que o serviço, que mantém o compromisso primordial da instituição, unindo ensino e assistência à população – se consolidasse como referência em diagnósticos por imagem em Petrópolis, com uma média mensal de 1.200 exames. "É uma satisfação essa parceria com a UNIFASE/FMP, através de seu Ambulatório Escola. Estamos falando de um espaço com modernas instalações que oferece exames de alta qualidade. É um prazer ter sido aluno e professor da FMP e agora voltar como parceiro numa iniciativa pioneira em Petrópolis, unindo uma cooperativa médica e uma universidade", comenta o Dr. Cláudio Sérgio Batista, Presidente da Unimed Petrópolis. "É um convênio que vai somar na formação dos nossos alunos e nesse que é um dos principais cenários que os nossos professores têm disponíveis para sua atuação. Espero que todos, nosso corpo docente e discente, demais colaboradores e clientes da Unimed Petrópolis fiquem felizes com essa parceria", acrescenta Afonso de Resende Chaves, Pró-reitor Administrativo da UNIFASE/FMP. O equipamento para exames de ressonância nuclear magnética é de ponta, de 1.5 Tesla. “Está entre os mais modernos em funcionamento na cidade. Permite a realização de exames de média e alta complexidade, como Ressonância Magnética de Coração, Angiorressonâncias Arteriais e Venosas, entre outras”, detalhou o Diretor Administrativo do Ambulatório Escola. Na ocasião da assinatura do convênio, a reitora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves recordou a longa relação entre ambas as instituições ao mostrar uma placa fixada na reitoria, na qual a Unimed Petrópolis, junto à outras instituições da área médica, homenagearam o Jubileu de Prata da Faculdade de Medicina de Petrópolis, em 1992. Também estiveram presentes a Dra. Rosane Klôh Banger, Vice-presidente da Unimed Petrópolis; Sérgio Oliveira, Gerente de Rede Assistencial da Unimed Petrópolis, Dr. Álvaro José Martins de Oliveira Veiga, Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Prof. Abílio Aranha, Pró-reitor de Ensino e Extensão da UNIFASE/FMP e Claudia Barcelos, Gerente Financeira da UNIFASE/FMP.  Marcação de exames Os exames de ressonância magnética poderão ser agendados de segunda a sexta-feira, através dos canais de atendimento do Ambulatório Escola. "Realizamos exames de segunda a sexta, das 7h às 19h. Ao fazer o agendamento do exame, o paciente receberá as orientações necessárias e contará com um espaço moderno, confortável e seguro", conclui Aluisio. O Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP está localizado na Rua Hyvio Naliato, 869 – Cascatinha. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2017-9000 ou através do WhatsApp (24) 99268-5877. Este último número não recebe ligações, sendo o contato feito por meio de mensagens.