Envelhecimento em pauta: UNIFASE promove cursos voltados à valorização e aos direitos da pessoa idosa

11 de setembro de 2025
Envelhecimento em pauta: UNIFASE promove cursos voltados à valorização e aos direitos da pessoa idosa

Falar sobre o envelhecimento ganha cada vez mais relevância num país em rápida transição demográfica. Segundo dados do último Censo do IBGE, o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil chegou a 32,1 milhões, equivalendo a 15,8 % da população nacional. Pensando nessa temática, a UNIFASE está ampliando sua atuação na área da gerontologia com a realização de dois cursos de extensão voltados ao envelhecimento e aos direitos da pessoa idosa. As atividades fazem parte do projeto “Percurso da Pessoa Idosa”, uma trilha de cursos que busca oferecer conhecimento acessível e integrado para diferentes públicos.


“O envelhecimento populacional é uma realidade global e compreender esse processo é fundamental para promover saúde, prevenir agravos e assegurar condições que favoreçam um envelhecimento ativo, saudável e digno”, destaca Carolina Laranja, especialista em Enfermagem Gerontológica e professora de ambos os cursos.


O primeiro curso, “Envelhecendo com Sabedoria – desmistificando o processo do envelhecer”, será realizado nos dias 20 e 27 de setembro, das 8h às 12h. A proposta é promover uma reflexão sobre o processo de envelhecimento, abordando desde conceitos básicos sobre quem é a pessoa idosa até estratégias de promoção da saúde, hábitos de alimentação e atividade física. O objetivo é ajudar a desconstruir preconceitos e estimular uma visão positiva e saudável sobre essa etapa da vida.


Na sequência, será realizado o curso “Desmistificando os Direitos das Pessoas Idosas”, nos dias 18 e 25 de outubro de 2025, também das 8h às 12h. Essa formação vai aprofundar o conhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e os direitos fundamentais garantidos por lei, com destaque para o direito à saúde e a forma de acessar serviços dentro do SUS.


Os cursos são voltados para estudantes, profissionais de diversas áreas, educadores, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, pessoas idosas, pessoas que cuidam e familiares de pessoas idosas, profissionais da saúde. Segundo a professora da UNIFASE, Carolina Laranja, capacitar profissionais para os cuidados com a pessoa idosa, além de trazer novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, pode proporcionar para esse grupo qualidade de vida nessa fase.


“O crescimento da população idosa amplia a demanda por serviços especializados, pesquisas, políticas públicas e inovação, configurando um campo em expansão e com múltiplas oportunidades em áreas como saúde, educação, assistência social e tecnologia. Além disso, a capacitação garante profissionais cada vez mais qualificados para uma atenção integral e humanizada à pessoa idosa. Isso promove o cuidado adequado, e também o fortalecimento da autonomia, do bem-estar e da qualidade de vida nessa etapa da vida”, finaliza ela.


Os dois cursos serão realizados no campus Barão, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1.003. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.unifase-rj.edu.br/extensao/cursos-de-extensao

28 de outubro de 2025
Evento reúne especialistas para debater avanços e desafios na saúde da mulher
27 de outubro de 2025
Com projeto sobre sustentabilidade UNIFASE/FMP conquista segundo lugar 
27 de outubro de 2025
Pela primeira vez em Petrópolis, a UNIFASE/FMP foi palco do CBC Itinerante, programa de educação continuada promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no qual profissionais da saúde puderam atualizar seus conhecimentos em cirurgias de casos clínicos complexos e controversos envolvendo Abdome Agudo, Vias Biliares e Oncologia Gastrointestinal. Com o objetivo de aproximar a capital das cidades do interior do Rio de Janeiro, Petrópolis foi o sexto município a receber o CBC Itinerante. "Petrópolis foi escolhida por ter a UNIFASE/FMP, que é formadora de excelentes profissionais da área de saúde, e também por sabermos que aqui existem médicos de assistência de diversas especialidades cirúrgicas para uma troca enriquecedora de experiências", comenta o cirurgião Guilherme Ravanini, Membro Titular e Diretor do Núcleo Central do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, médicos especialistas em suas áreas de atuação ministraram palestras abordando as últimas atualizações na área de cirurgia em diferentes casos, integrando não só cirurgiões, como também acadêmicos e residentes de Medicina. "Os acadêmicos e residentes puderam vivenciar essa experiência trazida por cirurgiões mais experientes de todo o estado e da cidade, que promoveram essa parte educacional em assuntos super interessantes, como abdome agudo, hérnias da parede abdominal, um pouco de oncologia, principalmente os tumores de cólon e os tumores gástricos", explica o médico cirurgião Thiago Kloh, professor da disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIFASE/FMP. Durante o dia todo, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre técnicas modernas em casos de diverticulite aguda complicada, obstrução intestinal no pós-operatório imediato, apendicite, câncer de vesícula, câncer gástrico e câncer colorretal. "Entre as minhas opções de residência, estou optando pela clínica cirúrgica, então decidi participar do CBC para poder me informar melhor sobre o campo da cirurgia geral, que eu pretendo atuar no futuro. Esses eventos nos ajudam porque reforçam o que aprendemos na faculdade e oferecem mais informações relacionadas à carreira", disse Heitor Lopes Carvalho, aluno do 10º período de Medicina da UNIFASE/FMP que participou do CBC Itinerante.  Também participaram do evento, os médicos Marcos Filgueiras, Diogo Salles, Marco Antônio Banal Xavier, Rafael Massao da Silva Nagato, Fabio Leonetti, Augusto Cesar de Mesquita, Lécio Carneiro Junior, Fernando B. Ponce Leon Pereira de Castro, Alexandre Ferreira Oliveira, Biazi Ricieri Assis, Marcelo Sá de Araújo, Leonardo Rocha Ferraz, Guilherme Guédon de Oliveira, Julio Cesar Tabares Morales e Julio Vieira de Melo.