Comissão Própria de Avaliação - CPA

Saiba como funciona o sistema de avaliação institucional da UNIFASE/FMP

Sobre

A Comissão Própria de Avaliação - CPA, tem o objetivo de medir e aprimorar a qualidade da educação superior brasileira. A comissão é composta por representantes de alunos, professores, funcionários e também da sociedade civil.

Acreditamos não haver ninguém melhor para nos contar do que as pessoas que frequentam nosso espaço universitário, sejam elas professores, alunos, funcionários ou visitantes, a opinião de todos é muito importante.

Nossos membros

Quem faz parte da CPA?

Um time dedicado para cuidar desta área essencial no processo de melhoria institucional.

Representantes Docentes

Gabriel Mendes de Souza Martins
Coordenador
Miriam Heidemann
Docente

Representantes Técnico-administrativos

Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldenstein
Técnico-administrativo
Leonardo Cordeiro Hammes
Técnico-administrativo

Representante Discente

Rafael Vianna Costa
Discente

Representante da Sociedade Civil

Walsir Teixeira Machado
Sociedade Civil

Missão da UNIFASE/FMP

Buscamos promover a excelência no ensino, fortalecendo a pesquisa, a pós-graduação e a extensão e mantendo forte vinculação ao sistema público de saúde e participação intensa na atenção à saúde, para formar profissionais qualificados a responder aos diferentes desafios com criatividade, inovação, compromisso ético e humano, visando a construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática.


Nós da UNIFASE/FMP nos esforçamos para formar cada vez mais profissionais capacitados e gerar empatia em nossa sociedade.

Missão da UNIFASE/FMP

O que é a autoavaliação institucional?

Dirigida pela CPA, a autoavaliação propõe realizar um estudo reflexivo orientado por roteiro geral e indicadores específicos, definidos em base nacional, visando identificar vias e recursos que possibilitem a melhoria da IES nas suas dimensões pedagógica, administrativa, política e técnico-científica (INEP, 2015).


É importante destacar que o processo avaliativo institucional está sempre em diálogo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A autoavaliação possibilita que a comunidade acadêmica participe da vida da Universidade, desde a elaboração da metodologia e do desenvolvimento dos instrumentos de coleta de dados até a divulgação dos resultados da avaliação.


Ao permitir e envolver a participação de diversos agentes do ambiente institucional, podemos considerar a CPA e o processo de autoavaliação conduzido por ela como um caminho de construção do diálogo entre os diferentes atores sociais que constituem o corpo organizacional e os agentes externos a essa comunidade (BRITO et al., 2021).

O processo de avaliação institucional, conduzido pela CPA, compreende as etapas de sensibilização, implementação, análise e discussão dos resultados junto à gestão da IES.


Esse processo é contínuo e permanente, possibilitando um direcionamento à gestão e a melhoria na qualidade da instituição.

Objetivos da autoavaliação

.01

Estimular a participação ativa da comunidade acadêmica na construção da instituição

.02

Subsidiar o planejamento administrativo e pedagógico da instituição

.03

Produzir dados a serem utilizados pelo INEP/MEC para o recredenciamento institucional e

reconhecimento dos cursos

.04

Acompanhar sistematicamente o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

.05

Servir como canal de diálogo entre a comunidade acadêmica e a gestão institucional

Avaliações Externas

Desde a implantação do atual Sistema de Avaliação do SINAES, a partir do ano de 2004, a instituição vem obtendo bons resultados, que se expressam nos Conceitos Institucionais (CI), nos Índices Gerais de Cursos (IGC), no Exame Nacional de Avaliação de Desempenho (ENADE), nos Conceitos de Curso (CC) e nos Conceitos Preliminares de Cursos (CPC).


Certa de que tais referenciais são importantes para a certificação da qualidade da Instituição e dos cursos oferecidos, a UNIFASE/FMP vem investindo esforços no desenvolvimento de uma gestão subsidiada pela avaliação, como uma importante estratégia de manutenção dos conceitos excelentes já obtidos pelas suas faculdades e cursos, e, melhoria contínua de outros, que atendem apenas de forma satisfatória. 

Faculdade de Medicina de Petrópolis – FMP

CI (Conceito Institucional)

5 (2018)

Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE)

CI (Conceito Institucional)

5 (2019)

Os conceitos obtidos pela UNIFASE – Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, a coloca entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, ocupando a 7ª posição (em 148 Instituições) e a 44ª posição (em 2.638 Instituições), respectivamente, no ranking das melhores instituições de ensino superior.


O quadro a seguir ilustra a série histórica do Índice Geral de Cursos da UNIFASE/FMP, onde se evidencia o IGC:

Avaliações externas tabela

Avaliação de cursos de graduação

Os resultados das avaliações dos cursos de graduação da UNIFASE/FMP, são apresentados a seguir, resgatando a série histórica das avaliações de cada curso, desde a implantação do SINAES, em 2014, tendo os primeiros resultados, divulgados em 2007.

Tabela demonstrativa da evolução do CPC – Conceito Preliminar de Curso
Tabela demonstrativa dos conceitos de autorização para início de curso

Participe da Avaliação Institucional

Um de nossos valores é sempre buscar por melhorias e inovação!
Estamos sempre buscando por conhecimento para inovar nossos métodos de ensino e não ficarmos ultrapassados, afinal, um profissional bom, é um profissional atualizado.


Fique atento, pois a próxima Avaliação Institucional ocorrerá de 2 de maio a 5 de junho, conforme calendário acadêmico. Sua colaboração é fundamental para que possamos avançar nos diferentes aspectos que circundam o meio acadêmico.

Questionário aluno Questionário professor
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grupo.cpa@unifase-rj.edu.br