Curso de Diagnóstico e Controle da Osteoartrite Temporomandibular da UNIFASE/FMP completa 10ª edição, capacitando profissionais do Brasil e do exterior

8 de novembro de 2024
Curso de Diagnóstico e Controle da Osteoartrite Temporomandibular da UNIFASE/FMP completa 10ª edição, capacitando profissionais do Brasil e do exterior

Entre os dias 4 e 6 de novembro, ocorreu no Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica da UNIFASE/FMP a 10ª edição do Curso de Diagnóstico e Controle da Osteoartrite Temporomandibular, coordenado pelo Prof. Ricardo Tesch. Com um histórico de sucesso, o curso já capacitou mais de 220 dentistas clínicos e cirurgiões bucomaxilofacial, atraindo profissionais de várias regiões do Brasil e de países como Inglaterra, Portugal, Chile, México, Bolívia, Colômbia, Uruguai e República Dominicana.


“É uma consolidação de um processo que começou há uma década atrás, onde aliamos o desenvolvimento profissional com a produção de ciência e inovação. Vários dos procedimentos e dos protocolos terapêuticos, que nós treinamos e ensinamos àqueles que buscam o curso, são frutos de investigações conduzidas aqui na UNIFASE/FMP. Tentamos traduzir as melhores evidências disponíveis e fazer a translação clínica necessária para que cheguem aos pacientes. Por isso, continuamos recebendo profissionais nacionais e internacionais. Estou muito feliz de ter chegado nesse momento com essa consistência, qualidade e reconhecimento, com aumento da procura por profissionais que vão levar para as suas clínicas, seus estados, seus países, esses avanços tecnológicos e científicos, que em última instância é o que propiciam a melhora de qualidade de vida da nossa população e da população mundial de maneira geral”, comenta o coordenador do curso e Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Ricardo Tesch.



O Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC), referência em inovação e formação em saúde na América Latina, promove um ensino atualizado e prático, consolidando-se como um centro de excelência para a capacitação de profissionais de saúde. O curso de ATM destaca-se pelo alto nível técnico e contribui diretamente para o desenvolvimento e a atualização de especialistas comprometidos com o bem-estar e a qualidade de vida de seus pacientes.
 
Para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos, a UNIFASE/FMP oferece uma variedade de cursos de atualização voltados para profissionais da saúde. A lista completa de cursos disponíveis pode ser conferida no site da instituição:
www.unifase-rj.edu.br/cursos-de-atualizacao.

17 de setembro de 2025
Acordo firmado em abril amplia a cooperação em pesquisa, ensino e extensão, fortalecendo a internacionalização
17 de setembro de 2025
A UNIFASE/FMP esteve presente no 63º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, em Natal (RN). O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, trouxe como tema central “Do mar ao sertão: os novos paradigmas da educação médica”, estimulando reflexões sobre os desafios e transformações na formação médica no país. Durante o congresso, a residente do programa Medicina de Família e Comunidade, Ramila Cristina Lopes Tostes representou a UNIFASE/FMP na mesa-redonda “Impacto da graduação na formação de especialistas para Atenção Primária à Saúde”. A discussão destacou como a inserção precoce dos estudantes na Atenção Primária, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), pode despertar maior interesse pela Medicina de Família e Comunidade e contribuir para a consolidação de um cuidado em saúde mais integral e humanizado. No mesmo evento, o professor Jaime Charret tomou posse como Delegado Educador da regional RJ/ES da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), reforçando o protagonismo da instituição nos debates nacionais sobre a formação médica.  Além de propor um olhar crítico e reflexivo sobre a educação médica, o COBEM 2025 reforçou a necessidade de alinhar a formação dos futuros profissionais às realidades locais e regionais, valorizando a diversidade cultural e territorial do Brasil, sem perder a conexão com os contextos globais, características que vem de encontro com as diretrizes da UNIFASE/FMP. O evento reuniu educadores, gestores e estudantes em um ambiente de diálogo, acolhimento e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e alinhadas às demandas da população.
16 de setembro de 2025
A professora Leninha Valério, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, foi homenageada durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado de 3 a 6 de setembro, no Rio de Janeiro. Leninha foi a presidente de honra do encontro, que reuniu especialistas renomados do Brasil e do mundo para debater avanços e práticas na área da dermatologia. Na foto, da esquerda para a direita: Drª Leninha Valério, coordenadora da Pós-graduação em Dermatologia da UNIFASE/FMP, Dr. Gilvan Alves, dermatologista de Brasília e Dra. Leandra Metsavaht, presidente do 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia.