Ciência e Tecnologia é tema da nova temporada do Programa Ecoar – Diálogos de Cidadania

15 de março de 2024
Ciência e Tecnologia é tema da nova temporada do Programa Ecoar – Diálogos de Cidadania

O programa de entrevistas Ecoar – Diálogos de Cidadania apresenta neste semestre uma temporada com quatro episódios sobre “Ciência e Tecnologia”. No primeiro, sobre o acesso ao conhecimento científico no ensino superior, teremos a participação de Matheus Oliveira, estudante surdo de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Géssica Pereira, a primeira pessoa cega do Brasil a defender mestrado em Engenharia Elétrica. 


A ideia deste episódio é promover uma reflexão sobre a necessidade de quebrar as barreiras atitudinais, metodológicas e instrumentais que impedem a formação com igualdade de oportunidades de alunos com deficiência. Como é a relação entre alunos com deficiência e a ciência? Como as tecnologias estão e podem colaborar? Quais os desafios a serem enfrentados no futuro?  

 

Episódio 21 – Ciência cidadã: quebrando barreiras rumo à formação e ao conhecimento 

Data e horário: 20 de março (quarta-feira), às 14 horas. 

 

Conduzido por Tuca Munhoz, o programa dura 45 minutos e conta com intérprete de Libras e legendagem ao vivo. Assista pelos canais da Videosaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube: 

www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz  

ww.youtube.com/c/UNIFASE  

 

Conheça também o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), apoiador do Ecoar - Diálogos de Cidadania, plataforma que reúne indicadores sobre as pessoas com deficiência para elaboração e monitoramento de políticas públicas. Acesse: https://nippis.icict.fiocruz.br/sisdef/ 




29 de agosto de 2025
Instituição é uma das três do Estado do Rio com selo de qualidade SAEME e está entre as melhores escolas médicas do Brasil
28 de agosto de 2025
Oportunidades de capacitação e aprimoramento profissional estão disponíveis para diferentes áreas do conhecimento
27 de agosto de 2025
Investimento feito pela faculdade vai permitir a ampliação do serviço, que é modelo no país